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On 20th of May, pianist and researcher Sofia Lourenço will present her new CD, which is released with the support of INET-md and results from the legacy relation of pianistic intepretation with the pianist/pedagogue Helena Moreira de Sá e Costa (1913-2006).
 
The event will take place at the Almeida Garrett Municipal Library in Porto and is free to attend.
 
2024-05-20 | 7.30 PM-8.30 PM | Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto | Free entrance, subject to capacity.
 
About Caminos Andaluces (in Portuguese only):
 
 
Na Música dos compositores ibéricos do início do século XX coexiste um tom de elegância de salão cosmopolita com a coloração sonora das danças espanholas, como é o caso da Suite Ibéria (1908), talvez a obra mais importante e magnífica de Isaac Albéniz (1860-1909), da qual a presente gravação inclui virtuosos e brilhantes temas musicais. Como exemplo, Albéniz, de origem catalã, gostava de se auto-intitular de "mouro", fascinado pelo flamenco, estilo musical ao qual foi atribuído o estatuto de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010.
 
As técnicas pianísticas de Albéniz, como o uso dos ritmos da dança espanhola, os floreios melódicos, as sugestões do cante jondo e do violão flamenco estão presentes na Evocation ("Prelúdio", segundo o manuscrito) numa atmosfera hispano-árabe, nostálgica, melancólica e reflexiva. 
 
El Puerto ("Cádiz", segundo o manuscrito), inspirado na vila piscatória de El Puerto de Santa María, contrasta com a peça anterior pelo seu optimismo, agitação, luminosidade e extroversão. Alguns analistas identificam nesta obra três tipos de canções andaluzas: o polo, a bulería e a seguiriya. Em El Puerto está presente um estilo de zapateado, género flamenco espanhol em modo maior, que é dançado, mas não cantado, descendente de danças antigas como a jácara e o canario. Indicações na partitura tais como "très brusque" e "rudement marqué et bien sec" em certas passagens rítmicas, representariam o som que o dançarino de flamenco originaria com os pés. Dedicado a Marguerite Hasselmans (amiga de Gabriel Fauré), o primeiro trecho do livro III de Ibéria evoca o bairro cigano de Granada. Com as suas sinuosas e labirínticas ruas medievais, El Albaicín é um bairro mágico numa colina em frente ao Alhambra. Albéniz transmite a fragrância andaluza desde os primeiros sons dedilhados até o floreio final, passando por bulerías flamencas e cante jondo evocativo.
 
Nesse mesmo ano (1908) compoe Manuel de Falla (1876-1946) as Cuatro Piezas Españolas, nas quais as cores são menos brilhantes e a expressão não é tão exuberante. O conjunto é delicado, amável, poético, sem traços pitorescos excessivos, com momentos de ternura e acentos rítmicos de grande intensidade. Os contornos musicais são mais nítidos, a contenção orgulhosa e dignidade gentil da expressão musical caracterizam e impregnam a linguagem do jovem Falla, que dedica a obra a AlbénizEsta personalidade ilustre entre os músicos espanhóis mantem uma estreita relação com Debussy, Ravel e Dukas, influências na sua música, mas continua genuinamente espanhol, combinando o intenso temperamento com o seu enorme talento composicional. Na Aragonesa sentimo-nos imersos no ritmo da jota (dança), seguindo-se o sensualismo e doçura da Cubana, procurando o autor estender o conceito de espanhol para além da Península Ibérica - o Tratado de Paris de 1898, levou ao colapso do Império espanhol, um profundo choque para a psique nacional da Espanha, concedendo a independência a Cuba. A Montañesa contrasta com as outras três obras do ciclo, num clima de placidez, evocando ecos longínquos de sinos e uma canção popular infantil. A Andaluza imita rasgos de guitarras, cantos e bailes do Sul, percussão, ritmos fortes e incisivos.
 
Muita oportuna e relevante é a Danza de la Gitana de Ernesto Hallfter (1905-1989), em homenagem aos 111 anos do nascimento da pianista Helena Moreira de Sá e Costa (de quem Sofia Lourenço é discípula), numa evocação do cosmopolitismo cultural dessa figura ímpar do piano português do século XX, inclusivamente através dos contactos com Hallfter, tendo sido a dedicatária da Rapsódia Portuguesa, que interpretou inúmeras vezes, algumas sob a batuta do próprio Hallfter.
 
More information on the launch session, here.
 
 
 
 
Sofia Lourenço | Pianist from Porto with several albums and the most praised reviews in Diapason and Pianiste about the CD Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota (Naxos/Grand Piano, 2016). Highlights include Contemporary Portuguese Compositors - Music for Piano Solo (1999), Estudos e Toccatas de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo (2002), Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas (2008, released again in 2019) and Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) para Disklavier por Jean-Claude Risset (1938-2016) in a world premier dedicated to him (2012). She has an active career as a soloist in Portugal and abroad, including recitals in Paris (Centre Culturel Portugais, Foundation Calouste Gulbenkian, 2002), Mainz, Berlim, S. Petersburgo, Salzburgo, Viena, at Shangai Oriental Art Center (SHOAC, 2018) and Art Link Belgrade Music Festival (2019), as well aas numerous concerts with various national orchestras. She studied with Maria da Glória Moreira and Fausto Neves at the Juventude Musical Portuguesa and at the Conservatório de Música do Porto. She won several first prizes in piano competitions (Juventude Musical Portuguesa, Maria Campina, Covilhã, Calouste Gulbenkian/Braga, Margarida Brochado, etc.). At the same time, she was a disciple of Helena Moreira de Sá e Costa, and was also tutored by names such as Laszlo Simon, Goerg Sava, Sequeira Costa, Vitaly Margulis and Alicia de Larrocha. She obtained a diploma as a soloist at the Universität der Künste Berlin (1988-1991) on a scholarship from the Calouste Gulbenkian Foundation. She has a degree in Modern Languages and Literatures from FLUP (University of Porto) in English and German Studies (1993). She has a Master's degree in Performance (Universität der Künste Berlin, 1993), a PhD in Music and Musicology (University of Évora, 2005) - a thesis on European piano schools - and has done a post-doctorate at the Portuguese Catholic University (CITAR, 2013-2016, as an FCT scholarship holder). As a programmer, she has worked since 2001 on and co-organised the cycle on Música e Romantismo of the Museu Romântico at Museu da Cidade (Porto) and the cycle O Som e a Palavra aos Jovens Pianistas. She is a researcher at INET-md (NOVA-FCSH) and at CITAR-UCP, and teaches piano at ESMAE/IPP since 1991, where she acts as coordinating teacher with aggregation. She obtained her aggregate degree in Information Sciences from Universidade Fernando Pessoa in 2023 with the theme Musical Performance in European Piano Schools: Building a Multimodal Analysis. In the same year, she was awarded the Porto City Council Medal of Merit.