Isabel Maria de Campelo Fernandes
Filiação institucional/Institutional affiliation
Universidade Nova de Lisboa/ FCSH
INET-MD
Categoria ou actividade/ Rank or Activity
Investigadora
Researcher
Formação Académica/ Education
Licenciatura em Linguas e Literaturas Modernas (Português- Inglês) (FCSH-UNL)
Degree in Modern Languages and Literatures (Portuguese- English) (FCSH-UNL)
Mestrado em Ciências Musicais- Etnomusicologia (FCSH- UNL)
Masters in Musical Sciencies – Ethnomusicology (FCSH- UNL)
CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER
Três discos a solo ("Porque não?", 1988; "Contraluz", 1995;"Nascente", 2003);
participação no projecto "Música de Alma", com Paulo de Carvalho, Vicente
Amigo e outros; backing vocalist em vários discos (Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Lena
de Água, Heróis do Mar, Zé Mário Branco, Adelaide Ferreira, André Sardet, entre outros) e em espectáculos ao vivo (Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Lena de Água); participação em vários programas de televisão ("Regresso ao passado","Turno da Noite", "1,2,3", "Chuva de Estrelas", entre outros; participação como cantora residente em programas da autoria de Júlio Isidro desde o ano de 1991, bem como nos respectivos espectáculos ao vivo; participação em vários festivais (RTP da Canção - 1984, 1985, 1992, 1993 e 1994; Eurovisão 1985; Salónica-Grécia – 1993 e 1995); trabalhos em publicidade (enquanto cantora e locutora); dobragens de séries de desenhos animados e documentários; cantora convidada das Big Bands – "Lisbon BigBand", e "Orquestra Night and Day".
Comoactriz, participou nos musicais "O Rapaz de Papel"(1998, Teatro da
Trindade, sob a direcção de Juan Fonts e música de Pedro Abrunhosa);
"Casablanca Al Guacamole"(1998, musical a duo com João Didelet); "Os Sonhos
de Einstein"(2005-2006, Teatro da Trindade, sob a direcção de Cláudio Ochmann
e música de Joshua Rosenblum), "O Areias (Aula Magna, Junho 2008) e "O Abecedário Mágico"(estreado em Março de 2009 e em digressão desde essa data); participação em diferentes séries televisivas ("Jornalistas", "Cuidado com as aparências", "Super Pai" e "Nunca digas adeus"). Dobradora de várias séries de desenhos animados.
CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER
EJTV (Escola de Jazz de Torres Vedras) (2003-2006); CAL (Centro de Artes de Lisboa), (2003-2008); docente de Fisiologia da Voz (primeiro semestre 2007/2008 e desde o ano lectivo de 2009/2010 até ao presente) e Voz e Canto (primeiro semestre 2007/2008 e desde o ano lectivo de 2009/2010 até ao presente) na ESTAL (Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa); docente do curso de Voz e Canto do Espaço Sou (2008- 2014); docente de Voz no Instituto para o Desenvolvimento Social; preparação e apoio vocal nos espectáculo "Fungágá da bicharada""Celestino na Terra da Lua" (encenação de Cláudio Ochmann), "Salão de Baile" e"Memórias de Algodão Doce" (encenação de Maria João Miguel) no Teatro daTrindade e "Contos de Shakespeare"e "Sonho de uma Noite de Verão" no Teatro Nacional D.Maria II (encenação de Cláudio Ochmann). Formações regulares de técnica vocal para quadros de diferentes empresas (Galp, IGFSS, INA, ANA e outras); Formadora de Técnica Vocal integrada no Curso de Músicos para Hospitais (Fevereiro-Abril 2011); workshop "Vozes, Movimento e Improvisação"(Espaço Sou, Outubro 2008; Espaço Evoe, Maio 2009); direcção vocal em estúdio (grupo "Apolo"- Agosto a Outubro 2009 - e Festival da Canção 2010); colaboração no espectáculo "Vale"(2010) e "Chão" (estreado em Março de 2011 em Braga) de Madalena Victorino como apoio vocal aos intérpretes; participação no Festival "Todos" (Setembro 2010), sob coordenação de Madalena Victorino; Vocal Coach em programas de televisão ("Casamento de Sonho", TVI, 2007-2008), "Voz de Portugal" (Julho 2011 - Fevereiro de 2012), The Voice Portugal (2014) e The Voice Kids (2014). Apoio vocal na série da RTP "Água de Mar"(2014).
INVESTIGAÇÃO/RESEARCH
Domínio de especialização/Research domains
Etnomusicologia; Produção Discográfica; Estudos de Música Popular; Utilização da Língua na Música Popular.
Ethnomusicology; Record Production; Popular Music Studies; Language Use in Popular Music.
PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS
Artigos em revistas, livros e enciclopédias de carácter científico/Articles in Journals, Encyclopedias, and Books
"Carlos Tê" in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Vol. 3, Lisboa, Círculo de Leitores/Temas e Debates.
"A Sense of "Otherness": the Use of the English Language in the Construction of Portuguese Pop-Rock", XENOGRAPHIES, Barcelona, 8 a 10 de Setembro de 2011 (a ser publicada em breve – to be published);
"From LA to Lisbon: the "LA Sound" as a Referential Production Sound in Rui Veloso's Recording Career", JARP, Issue 6, Proceedings of the 2011 Art of Record Production Conference, San Francisco State University.
"The 'virtual' producer in the recording studio: media networks in long distance peripheral performances", JARP, Issue 8 , Proceedings of the 2013 8th Art of Record Production Conference (ARP), Université de Laval, Quebec City.
Em Preparação/In preparation
Capítulos em Livros
"The 'virtual' producer in the recording studio: media networks in long distance peripheral performances" (in preparation for an Ashgate publication on The Art of Record Production)
CONFERÊNCIAS INAUGURAIS / KEYNOTE ADDRESSES
COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS
"Sound and Language: Anglophone References in the Construction of Portuguese pop-rock 1960-1980", CETAPS 19 a 21 de Abril de 2011, Fundação Calouste Gulbenkien, Lisboa;
"A Sense of "Otherness": the Use of the English Language in the Construction of Portuguese Pop-Rock", XENOGRAPHIES, Barcelona, 8 a 10 de Setembro de 2011 (a ser publicada em breve);
"From LA to Lisbon: the "LA Sound" as a Referential Production Sound in Rui Veloso's Recording Career", 7th Art of Record Production Conference, San Francisco State University, 2-4 December, 2011;
"Central and peripheral performances in a pop-rock live performance, Performance Interaction, BFE Annual Conference 2012, Durham, 29 de Março-1 de Abril.
"New sounds after the revolution: Rui Veloso and the Portuguese rock", From Adele to Zeca Afonso: the Singer-Songwriter in Europe, University of Leeds, 13-14 September 2012.
"Recording in High-end Studios: an Expendable Audio Recording Practice?", Sonidos del presente, propuestas de futuro, XII Congreso SIBE, Cáceres, 8-10 de Novembro de 2012.
"Tecnologia de gravação audio: um regresso ao passado?", ENIM, Castelo Branco, 16-18 de Novembro de 2012.
"Regaining the Pleasure of Listening to Music", Ethnomusicology in the Digital Age, 2013 Joint Annual Meeting of the British Forum for Ethnomusicology and ICTM-Ireland, Queen's University, Belfast 4-7 April 2013 and PITS (Performance In The Studio) online Conference, April2013.
"The 'virtual' producer in the recording studio: media networks in long distance peripheral performances", 8th Art of Record Production Conference (ARP), Quebec City, 12-14 July 2013.
"Da'maçã' ao'morango': os processos de produção musical em estúdio e a negociação pelo'som' final do fonograma", ENIM 2014, Cidadela de Cascais, 1-3 de Novembro, 2013.
Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento/Advisor of M.A. and Ph.D. Theses
"'Fragmentos de um adeus'- Fado, Tango e Música Popular Brasileira em Cena", Mestrado em Teatro- Especialização em Artes Performativas (Teatro- Música), Fernanda Maria da Silva Paulo, Maio 2012.
"'O Sonho'- Teatro- Música Experimental", Mestrado em Teatro- Especialização em Artes Performativas (Teatro- Música), Nam-hyeok Joo, Maio de 2012.
Teses Defendidas/Defended Theses
Mestrado/Masters
"Na Estrada com Rui Veloso: a Construção da Performance", 2010, FCSH, UNL
"On the Road with Rui Veloso: The Construction of Performance", FCSH, UNL
Teses em Curso
"Mediating Sounds in Post-Revolutionary Portugal: Musical Recording in Lisbon"