Fernando Miguel Jalôto
Filiação institucional
INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança / Institute of Ethnomusicology – Centre of Studies on Music and Dance) / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa - Portugal
Categoria ou actividade/ Rank or Activity
Doutorando / Undergraduate PHD student (Junior member)
Formação Académica/ Education
Mestre em Música / Master of Music - Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro - Portugal (2006)
Master of Music /Mestre em Música - Hogeschool an Beeldende Kunsten, Muziek en Dans - Koninklijk Conservatorium - A Haia, Países Baixos / The Hague - Netherlands(2005)
Bachelor of Music /Licenciatura em Música - Hogeschool an Beeldende Kunsten, Muziek en Dans - Koninklijk Conservatorium - A Haia, Países Baixos / The Hague - Netherlands(2002)
CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER
Músico / Musician
2014 - presente: Maestro al Cembalo convidado da Orquestra Metropolitana de Lisboa
2012 - presente: 1º Solista Convidado de Cravo, Órgão e Fortepiano da Orquestra Gulbenkian
2007 - presente: Cravista e Organista da Orquestra Barroca Casa da Música
2005 a 2011: Cravista, Organista, Fortepianista da Orquestra Barroca Divino Sospiro
2004 - presente: Director Artístico, Cravista, Organista, Fortepianista do Ludovice Ensemble - Grupo Especializado em Práticas Históricas de Interpretação
2002 - presente: Músico freelancer somo solista e em variados agrupamentos
CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER
Professor do Ensino Artístico / Music teacher (Artistic High schools/Conservatories and Professional Music schools):
2011 a 2014 - Professor Acompanhador da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa
2007 a 2010 - Professor de Cravo e Práticas ao Teclado, e Professor Acompanhador do Conservatório de Música do Porto
2007 a 2008 - Professor de Cravo, Órgão e Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo
2006 a 2008 - Professor de Cravo na Academia de Música de Viana do Castelo
INVESTIGAÇÃO/RESEARCH
Área de Investigação Científica /Scientific Research Field:
- Musicologia Histórica / Historical Musicology
- Interpretação Historicamente Informada / Historical Performance Practice
Domínio de especialização/Research domains
- Música Sacra Portuguesa do Século XVIII, com particular interesse pelo repertório composto para a Patriarcal de Lisboa nos reinados de D. João V e D. José anterior a 1807, e mais especificamente a obra de Antonio Tedeschi
- Relação Música, Espaço, Sociedade, Cultura e Liturgia no Antigo Regime, com particular atenção nas instituições religiosas portuguesas.
- Análise Retórica e Tópica de temas e motivos musicais na Música Sacra Europeia do período Barroco
- Práticas Históricas de Interpretação da Música Vocal e Instrumental pré-1800
- Música Erudita da Perspectiva dos Estudos Culturais
Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation
Investigador da linha temática do INET "Abordagens Históricas à Performance Musical" - a iniciar em 2015
ORIENTAÇÃO DE PROJECTOS DE CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E CULTURAIS/ CREATION OF CULTURAL AND ACADEMIC INSTITUTIONS
- Fundador do "Ludovice Ensemble" - Grupo especializado em Práticas Históricas Interpretativas do repertório anterior a 1800
- Associado fundador da "Associação Bonne Corde" - Associação Cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção, interpretação e divulgação do repertório musical anterior a 1800 seguindo as Práticas Históricas Interpretativas
ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/ ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS
- Membro da Académie Baroque Européenne d'Ambronay (França) em 2004
- Membro das Academias 'Musica' de Neerpelt (Bélgica) de 2006, 2008 e 2010
- Participação num projecto da Universidade Católica Portuguesa para a Gravação da Integral das Obras Policorais de Duarte Lobo. Direcção de José Abreu (edição) e de Vasco Negreiros (interpretação)
- Vários projectos de Divulgação da Música Portuguesa seis e setecentista, materializados em Recitais, Concertos e Espectáculos a solo, com Ludovice Ensemble, ou com outros agrupamentos, em Portugal e no Estrangeiro (Espanha, França, Bélgica, República Checa) com vista à divulgação do património musical português, ou com ele directamente relacionado. Apresentação de obras de (entre outros): Pedro de Cristo, Pedro da Esperança, António Carreira, Manuel Rodrigues Coelho, Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Filipe de Magalhães, Estêvão de Brito, Diogo Dias Mélgaz, Leonora Duarte, João Lourenço Rebelo, José Torrelhas, Francisco António de Almeida, João Rodrigues Esteves, António Teixeira, Alessandro e Domenico Scarlatti, Carlos de Seixas, Pedro Lopes Nogueira, Gaetano Maria Schiassi, Emanuel d'Astorga, Giovanni Bononcini, Jaime de la Té y Sagau, Pedro António Avondano, Giovanni Giorgi, Antonio Tedeschi, David Perez, João Cordeiro da Silva, João de Sousa Carvalho, José Joaquim dos Santos, Jerónimo Francisco de Lima, António Rodil, José Palomino, António Leal Moreira, Marcos Portugal, etc.
PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS
CDs:
- CD "Pegaso" - primeira gravação integral do Op. 11 de Tarquinio Merula. Editora Anima e Corpo (Espanha); com La Galanía, 2014 (Madrid). Direcção Musical de Raquel Andueza.
- CD "Antigono" - primeira gravação integral da Ópera Séria de Antonio Mazzoni. Editora Dynamic (Itália); com Divino Sospiro, 2014 (Lisboa). Direcção Musical de Enrico Onofri.
- CD "1700 - The Century of the Portuguese" - obras portuguesas inéditas de Carlos de Seixas (atrib.); Pietro Giorgio Avondano; F. António de Almeida e Pedro António Avondano. Editora Dynamic (Itália); com Divino Sospiro, 2010 (Lisboa). Direcção Musical de Enrico Onofri.
- CD "Amour, viens animer ma voix!" - obras inéditas de Nicolas Clérambault, André Campra, Philippe Courbois e Louis-Antoine Dornel. Editora Ramée/Outhere (Bélgica); com Ludovice Ensemble, 2012 (Bruxelas). Direcção Musical de Fernando Miguel Jalôto.
- CD 'Vilancicos 1769' - com obras inéditas de Antonio Soler. Editora Glossa (Espanha); com Real Escolania del Monasterio de San Lorenzo del Escorial e Minnesota's Lyra
Em Preparação/In preparation
- CD "Six Suittes de Clavessin" - Integral das 6 suites para cravo solo de Charles Dieupart. Editora Brilliant Classics (Países Baixos); gravação a solo (Bélgica); a sair em 2015.
Partituras/Music Scores:
2012 - presente - Transcrição e Edição de várias obras sacras de Antonio Tedeschi com vista à eventual publicação pelo INET
2013 - Transcrição, Edição e Adaptação da Ópera-Ballet "les Plaisirs de la Paix" de Thomas-Louis Bourgeois (Ludovice Ensemble, Lisboa).
2012 - Transcrição e Edição Crítica da Serenata "L'Ippolito" de Francisco António de Almeida (Casa da Música, Porto).
2012 - Transcrição e Edição das árias "Dolce speme in questo seno" e "Care luci che regnate" de Francisco António de Almeida (Ludovice Ensemble, Lisboa).
2012 - Transcrição e Edição do Concerto para Flauta de Gaetano Maria Schiassi; das 3 Sonatas em Trio e dos dois quartetos com violoncelo obligatto de Pedro António Avondano. (Ludovice Ensemble, Lisboa).
2011 - Transcrição e Edição dos 8 Responsórios de Natal e do Te Deum a 4 em Ré maior de David Perez; Transcrição e Edição dos motetos "Hodie scietis" e "Quem vidistis pastores" de Giovanni Giorgi. (Ludovice Ensemble, Lisboa).
2011 - Transcrição e Edição de excertos das Tragédies-Lyriques "Omphale" e "Marthésie" de André Cardinal Destouches (Ludovice Ensemble, Lisboa).
2007 - Transcrição, Estudo, Reconstituição e Edição das Sinfonias em sol menor e fá maior de Carlos Seixas (Divino Sospiro, Lisboa).
2005 - Transcrição e Edição Crítica de obras para teclado e para conjuntos de instrumentais de Manuscritos do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
2004 - Transcrição e Edição das 3 Leçons de Ténèbres H141-143 de Marc-Antoine Charpentier (Ludovice Ensemble, Lisboa).
CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS
Agosto/2011 - "A Música Portuguesa dos séculos XVI a XVIII: a situação actual da investigação na óptica do intérprete"; Festival Laus Polyphoniae - AMUZ, Antuérpia - Bélgica
COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS
Novembro/2014 - 'Sonatas XV cujos Auctores Se naõ declaraõ' Michelle Mascitti solo sonatas at the 18th century music collection from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra (Portugal). Congresso Internazionale ARCOMELO 2014: 'Marchitelli, Mascitti, and Neapolitan Instrumental Music' - Villa Santa Maria (Chieti) - Itália
Novembro/2013 - "'Sonatas XV cujos Auctores Se naõ declaraõ' - Música de câmara europeia da 1ª metade de Setecentos nas fontes da Livraria do Mosteiro de Sta. Cruz de Coimbra". III Encontro Nacional de Investigação em Música - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música - Cascais- Portugal
Novembro/2012 - "L'Ippolito de Francisco António de Almeida: significado, contexto, estilo, escrita, interpretação"; II Encontro Nacional de Investigação em Música - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música - Castelo Branco - Portugal
Novembro/2009 - "Introdução às Práticas Interpretativas da Música Francesa dos séculos XVII e XVIII"; Universidade de Aveiro/Festivais de Outono, Aveiro - Portugal
Março/2008 - "Introdução à Retórica Musical e à Música Poética dos séculos XVI a XVIII"; ESMAE - IPP, Porto - Portugal
Maio/2007 - "Identificação, Reconstrução, Edição e Interpretação da Sinfonia em sol menor de José António Carlos de Seixas"; PERFORMA/Universidade de Aveiro - Aveiro - Portugal
Teses Defendidas/Defended Theses
Mestrado/Masters
Título da Tese: "Música de Câmara da 1ª metade do século XVIII nas fontes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra."
Orientador: Helena Paula Marinho Silva de Carvalho
Teses em Curso
Título da Tese: "Antonio Tedeschi (1702-1770) "Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade" - Percurso Biográfico; Perfil Artístico; Estudo e Análise da Obra."
Orientador: Rui Fernando Vieira Nery
Co-orientador: Cristina Isabel Fernandes
ENSINO
Mestrado e Doutoramento
2009-2011 Professor Assistente Convidado - Universidade de Évora - Departamento de Música - Mestrado em Música; Cadeiras leccionadas: Práticas Históricas de Interpretação e Teoria e Análise da Música Antiga.
PRÉMIOS E OUTRAS DISTINÇÕES/PRIZES AND OTHER DISTINCTIONS
Bolsa "Jovens Criadores" do Centro Nacional de Cultura 2004/2005
Bolsa FCT Individual de Doutoramento - 2014/...