• Guitarra
Menu

 

Filiação institucional/ Affiliation

Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa

 

Categoria ou actividade/Professional Position

Professora Auxiliar

 

Formação Académica/ Education

Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade Dança, Faculdade de Motricidade Humana, UTL
Mestre em Cultura e Literatura Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL
Licenciatura em Psicologia Clínica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UCL


CARREIRA PROFISSIONAL/PROFESSIONAL CAREER

Anterior:

Formação em Dança

Actriz profissional

Psicóloga  clínica

Redactora e crítica de dança na imprensa nacional

Actual:

Docente do ensino superior (FMH-UTL)

Redactora e crítica de dança na imprensa nacional (jornal Público)

Investigadora em dança e artes performativas (INET-MD)

 

CARREIRA DOCENTE/TEACHING CAREER

Licenciatura
Licenciatura em dança (FMH-UTL)
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL)
Université Libre de Bruxelles - Licenciatura em Dança/Educação Física (Bélgica)
Vrije Universiteit Brussels - Licenciatura em Dança/Educação Física (Bélgica)
Conservatório Superior de Danza de Málaga (Espanha)

Pós-graduações

Pós-graduação em Terapias Expressivas (FMH-UTL)
Curso pós-graduado em Dança, Universidade de A Coruña (Espanha)
Curso Profissionalização em Exercício, Dança (FMH-UTL)
Curso de Aperfeiçoamento Psicopedagógico de Formadores, Fundação Oliveira Martins

Portuguese and Lusophone World Studies Course, Rutgers University (Newark, USA)
Universidade Senior (UTL)

Curso de Formação de Instrutores de Yoga (Federação Portuguesa de Yoga/FMH)

Mestrado
Mestrado Performance Artística/Dança (FMH-UTL)
Mestrado em Dança, Universidade de Surrey (Reino Unido)
Mestrado em Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL)
Mestrado em Ensino do Português Como Língua Segunda e Estrangeira (FCSH-UNL)
Mestrado em Psicologia do Desporto (FMH-UTL)

Doutoramento

Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança (FMH-UL)

Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia ( ISCTE-IUL e FCSH-NOVA/CRIA, INET-MD,  IELT; colaboração l CSIC/ Madrid, Labexmed/Maison Méditerranéenne des Sciences de l´Homme, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO)

 

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/Research domains
Psicossociologia da dança teatral

Dança Teatral em Portugal e nos países de expressão lusófona
Estudos Culturais e de Performance

Projectos de investigação que orientou ou em que participou/Project Management and Participation

Danza durante la Guerra Civil y el franquismo (1936-1960): políticas culturales, identidad, género y patrimonio coreográfico. Projecto I+D da Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación/Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia/Subprograma Estatal de Generación de Conocimiento, do Ministerio de Economía y Competitividad. (Referencia HAR2013-48658-C2-2-P). Investigador Principal: Beatriz Martínez del Fresno (Universidad de Oviedo, Vicerrectorado de Investigación). Especialista convidada/membro de equipa (período de execução: 2015-2017)

Anthropology: Politics and Displays of Culture and Museology. Coord. Prof.DrªNélia Dias, ( ISCTE-IUL e FCSH-NOVA/CRIA, INET-MD,  IELT; colaboração l CSIC/ Madrid, Labexmed/Maison Méditerranéenne des Sciences de l´Homme, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO)  Projecto  financiado pela FCT  (Refª  PD/00423/2012). Membro de equipa. Período de execução: 2013-2017

Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura Portuguesa do séc.XX, (FCT: Refª PTDC/EAT-MMU/118753/ 2010).Coordenação da Prof .Drª Helena Marinho. Participação dos pólos do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da FCSH-UNL, da FMH-UTL), da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Cetac. Media). Membro de equipa. Período de execução: 2012-2015


Enciclopédia da Música em Portugal no Sec.XX. Ed. Instituto de Etnomusicologia-MD. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores. 2010


Music and Dance in Portugal: A Project of Archival and Field Research. Projecto do INET- MD, financiado pela FCT (triénio 2003-05)


Colaboração na obra Vozes do Povo, A folclorização em Portugal. Salwa El-Shawan Castelo Branco e Jorge Freitas branco (eds), Lisboa, Celta, 2003

Projecto Internacional Segundo Fôlego: Reconversão profissional de bailarinos e atletas de alta competição. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (UCL), Faculdade de Motricidade Humana (UTL.), Institut de Psychologie da Université de Lausanne (Suiça), Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado e Companhia de Dança de Lisboa. Período de execução: 1990-91

 

ACTIVIDADES NO ÂMBITO DE  INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS E CULTURAIS/

ACTIVITIES IN TH DOMAIN OF CULTURAL AND ACADEMIC INSTITUTIONS

2013-2015 – Coordenadora do Mestrado em Performance Artística Dança (FMH-UL)

2013 – Organizadora do colóquio/masterclass “Dança e Inclusão" por Paulo Azevedo (MA), Director Artístico e Coreógrafo da DI Cia de Dança, no âmbito do protocolo da FMH com a Associação VOARTE, e do projecto europeu Fragile (FMH,  Abril 2013)

2012 - Co-organizadora do colóquio/masterclass “Inclusive Dance for Blind People”, pela coreografa e académica Kjersti Engebrigtsen, no âmbito do protocolo da FMH com a Associação VOARTE, e do projecto europeu Fragile (Março 2012)

Desde 2011 – Coordenadora Adjunta do pólo do INET-MD na FMH-UTL

2011-13 – Coordenadora Adjunta do Mestrado em Performance Artística Dança

2011- Co-organização de uma mostra de filmes e de uma masterclass em “Dança e Inclusão” ministrada por Adam Benjamin, da Plymouth University- Faculty of Arts, e ex-director da Candoco Dance Company, no âmbito do protocolo da FMH com a Associação VOARTE (Novembro de 2011)

2010–11 -  Colaboração na Universidade Sénior da UTL

2010 – Colaboração na organização do colóquio A cultura portuguesa nos Estados Unidos da América, por Ellen Sapega PHD da University of Wisconsin. Iniciativa do INET-MD, com a colaboração do pólo INET-MD da FMH e do CEAP (FMH) (Março 2010)


Desde 2010 – Membro do Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP). Faculdade de Motricidade Humana - UTL

2007 – Coordenação do “Curso Curto em Dançoterapia/Terapias pelo Movimento” (FMH-UTL)

2005-08 – Coordenadora da Licenciatura em Dança da FMH-UTL

2005-07 - Membro da Comissão de Acompanhamento, adequação e implementação da dos cursos de Licenciatura da FMH-UTL à Declaração Bolonha;

2003-04 - Concepção e co-organização do Projecto Intensivo de Intercâmbio Internacional “Dance Extensions for Universities” sob o tema “Dance and Fusions”, financiado pelo programa Erasmus e promovido na Faculdade de Motricidade Humana, com a participação da Universidade de Luvaina, a Universidade de Utrecht, a Deutsche Sportshochschule Dusseldorf, e a American University (Washington)


2001-04 – Coordenação da 1ª Pós-Graduação em Terapias Expressivas (opção Dançoterapia). Departamentos de Dança e de Reabilitação Psicomotora (com David Rodrigues) da Faculdade de Motricidade Humana, UTL

1997- Membro do Centro de Estudos sobre Corpo, Cultura e Pensamento Contemporâneo. Faculdade de Motricidade Humana, UTL

FUNÇÔES EM  ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS, CIENTÌFICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/ACTIVITIES CARRIED OUT WITHIN THE FRAMEWORK OF PROFESSIONAL, SCIENTIFIC AND ACADEMIC ORGANIZATIONS

2014 – Membro da comissão científica do “IV Encontro Nacional de Investigação em Música”/ENIM 2014 (CESEM, INET-MD, Câmara Municipal do Seixal e  Escola de Artes/IFCT,- Fórum Cultural do Seixal,  Nov. 2014)

2013 – Membro da comissão cientifica do Post´ip 2013 - 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (Universidade de Aveiro, Dezembro 2013)

2012 – Membro da  Comissão Científica da Conferência Internacional Corpos Imperfeitos (Almada, Fórum Municipal Romeu Correia, Setembro 2013)

2011 - Membro Comissão Científica do Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo Através da Dança (10 – 13 Novembro 2011)

2011 - Observadora do 22º Festival de Artes (FAM) da Região Administrativa Especial de Macau, a convite da Companhia Portuguesa e Bailado Contemporâneo e do Instituto Cultural de Macau (Abril/Maio 2011)

2011 - Peritagem científica para a revista LABOREAL (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)

2011 – Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Performa 2011 (Universidade de Aveiro)

2011 – presente.  Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, Direcção Regional de Educação, Região Autónoma da Madeira.

2010, 2011, 2013, 2014 - Autora de textos no âmbito da programação de dança do Teatro Nacional de São João, Porto

2008 – Membro da Comissão Científica do 22nd World Congress on Dance Research CID/Unesco (Atenas, 2008)

2009 –Autora de textos da programação de dança/ Culturgest

2004-2013 – Membro de Júri, e de Comissão e Acompanhamento e Avaliação de projectos, na área interdisciplinar e da dança, no âmbito do Ministério da Cultura/Secretaria de Estado da Cultura

1994 – 2007 - Supervisão de programas de investigação-acção no âmbito da dança, nas áreas da produção artística e da intervenção comunitária (FMH-UTL)

1993- Autora de textos de programa para os Encontros ACARTE’ 93 – Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian.

 

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS


(2015) Roubaud, Luísa. “Contemporaneidade amadurecida”. Em Dança na Maturidade. Macara, Ana.Mortari, Katia, Batalha, A.Paula (eds) no prelo

(2014) Roubaud, Luísa. “Moderno Lusófono.Esquissos modernistas de uma dança luso-tropical”. Em O corpo que dança – a criação de espaços na atuação acadêmica e artística. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. São Salvador: Universidade Federal da Baía (edição electrónica)

 (2014)  Roubaud, Luísa. “Terreiros imaginários. Folclore e nacionalismo na dança teatral em Portugal”. Em Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro. Aveiro: Universidade de Aveiro (edição electrónica)

(2014) – Roubaud, Luísa. ”A Idade Adulta da Dança Portuguesa”. Em Dancem!,  Pereira, João Luis (coord.). Porto. Ed. Teatro Nacional de São João (pp  2 – 9)

(2013) – Roubaud, Luísa. “Esplendores e Penumbras da Nova geração da Dança Portuguesa”. Pereira, João Luis (coord.) Porto. Ed. Teatro Nacional de São João (pp 16 – 23)

(2013)  Roubaud, Luísa . “Totalitarian Dance. Portuguese theatre dance under Salazar´s “New State”. Em Dance Research Forum Ireland’s. Ní Bhriain, Orfhlaith & Melin, Mats (eds)  University of Limerick: Dance Research Forum Ireland Publish, pp 54-60

(2012) Roubaud, Luísa. “Novas paisagens demográficas nas práticas sociais e terapêuticas da dança”.Seminário Internacional Descobrir a Dança, Monteiro, E.e Alves, M.J. (coords). DVD Lisboa: FMH (pp 607-625)

(2012) – Roubaud, Luísa. “Representações do pós-colonial na dança portuguesa contemporânea” Em Músicas e Saberes em Trânsito, Fernandez, Susana, Roxo, Pedro e Iglesias, Iván (eds). DVD. Lisboa: Colibri, 2012.

(2012) - Roubaud, Luísa. “Crioulo em Branco”. Em Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Brugioni, Elena; Silva et al (eds.) Braga: Editora Húmus/CEHUM (pp 163-218)

(2011) Roubaud, Luísa. “La escenificacion de  Portugal. El ´Estado Novo´y la danza”. Em Coreografiar la Historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporánea. Fresno, MªBeatriz M. (ed), Ed.Univ. Oviedo/Ministerio Español de Ciencia y Innovación (pp 262-290)
(2011) Roubaud, Luísa. Prefácio. Em Sosso Doukas-Schau. Uma vida ao serviço da dança rítmica. Schau, Peter. Lisboa, Ed. Câmara Municipal de Lisboa (pp 4-7)

(2011) Roubaud, Luísa. “A Whole Life as a Bicycle Ride”. Em (A) Mostra. Ferreira, J.Luís (Coord) Porto, Ed. T.N.S.João/Teatro Carlos Alberto (pp 113-119)

(2010) Roubaud, Luísa. “Corpos e Anti-corpos do Verde-Gaio”. Em Dançar para a República, D.Tercio (ed.). Lisboa. Leya/Caminho (pp. 185-234)

(2010) Roubaud, Luísa. “Francis Graça”. Em Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa, INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores, pp 518-519

(2010) Roubaud, Luísa. “Verde Gaio”. Em Enciclopédia da Música em Portugal no SéculoXX, Lisboa, INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores, pp 1324-1326

(2010) Roubaud, Luísa “Uma Arena de Observação das Solidões do Mundo”, Porto, TN.S.João (pp 2-6)

(2009) Roubaud, Luísa “A Solidão, na Segunda Pessoa do Plural”. Em Obscena- Revista de Artes Performativas, Costa, Tiago B. (ed.) nº21, pp 62-63

(2009) “Clara Andermatt, aquém e além de “So Solo”, Lisboa: Culturgest, pp 5-10

(2009) Roubaud, Luísa, “Politics of the Body and Politics of the Soul: Dance and Fascism in Portugal”, Em International Conference on Dance and Human Rights (selected papers), N.York., C.O.R.D, pp 138-144
(2008) Roubaud, Luísa, “Descolonização do Corpo e do Imaginário. A Reinvenção da dança na África Lusófona Contemporânea”, Etno-Folk – Revista Galega De Etnomusicoloxía, nº12, Baiona, Dos Acordes, pp 117-136

(2008) Roubaud, Luísa. “What our world will be: post-colonialism seen through the new dance movements in Portuguese speaking African countries”, World Congress on Dance Research CID/Unesco (DVD), Athens

(2008) Roubaud, Luísa, “Subtextos do Mundo contemporâneo na dança actual”. Textos e Pre-textos, Antunes, L (ed.), Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Universidade Clássica de Lisboa, pp 109-114.
(2007) “Por entre os escombros: uma dança em construção na Angola contemporânea”. Revista Obscena, Costa, Tiago B. (ed.), nº7:112-113

(2007) Roubaud, Luísa, Recensão crítica da obra Performing Folklore: Ranchos Folclóricos from Lisbon to Newark, de Kimberly Holton (2005), Univ.of Indiana Press. Luso-Brazilian Review, University of Winsconsin Press, pp 185-190

(2006) Roubaud, Luísa. “Complementarities, Paradoxes and Tensions: Contemporary Dance in Portugal”, Em 4th Hawaii International Conference on Arts and Humanities.DVD. Honolulu, H.I.C.A.H., pp 5310-5316

(2005) Roubaud, Luísa. “Dança, Cultura, Corpo, Mente”, in Memórias das 6ª Jornadas de Saúde Mental do Alentejo/“Estranha Mente, Portalegre, Hospital Distrital de Portalegre

(2004) Roubaud, Luísa, “A Dança Independente em Portugal: Imaginários do Corpo”. Estudos de Dança, (7/8): Lisboa, FMH pp 99-117

(2003) Roubaud, Luísa. “O Verde Gaio: uma política do corpo no Estado Novo” in Salwa El-Shawan Castelo-Branco; Jorge Freitas Branco (eds) Vozes do povo, Folclorização em Portugal, Lisboa: Celta Editora, pp 337-353

(2003) Roubaud, Luísa e Luís Antunes “Corpo, Expressão e Abstracção: Estudo sobre a percepção de dois trechos de dança”. Em International Dance Conference Pulses and Impulses for dance in the Community. Lisboa: Edições FMH

(1999) Roubaud, Luísa ”Comunicação Simbólica e Dança Teatral - Os Bailados Portugueses Verde-Gaio e a sua Simbologia: Estado Novo, Psicologia Colectiva e Modernidade” Em Estudos de Dança, A.P.Batalha & L.Xarez (Eds). Lisboa: Edições  Faculdade de Motricidade Humana, pp 85-92

(1999) Roubaud, Luísa. “A Reconversão Profissional em Dança: Estudo de Casos em Portugal”.Em A.P.Batalha & L.Xarez (Eds.), Actas Da Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa: Edições da Faculdade de Motricidade Humana, pp 137-145

(1995) Roubaud, Luísa “Career Reconversion for Dancers”. In Michael Winter e Nicola Molloy (Eds.).Em Dance Education Within The European Union (selected papers), Koln, Tanz direckt e V. pp.6-9

(1995) Roubaud, Luísa “Psychological Aspects of Dance: the Influence of Dance in the Child´s Development. In Michael Winter e Nicola Molloy (Eds.).Em  Dance Education Within The European Union (selected papers), Koln, Tanz direckt e V. pp. 20-21

(1993) Roubaud, Luísa, “Dance Education in Portugal” in Dance in European Higher Education, J. Adshead (ed), em Dance Theater Journal (special issue), Londres, Laban Center, pp. 28-32

(1991) Roubaud, Luísa “L’analyse Psychologique du Procès Artistique”.Em Conferência Internacional “Human Kinetics”, AIESEP. Lisboa: F.C.Calouste Gulbenkian eFMH-UTL, pp. 307-310

 

Em Preparação/In preparation

Roubaud, Luísa. Francis Graça: Uma biografia crítica.

 

COMUNICAÇÕES /PAPERS IN CONFRENCES


Por convite:

(2015) Roubaud, Luísa e Sedano, Lívia. “Corpo e cultura: trânsitos lusófonos no contexto da dança social e teatral em Portugal”. Conferência/Seminário de Estudos Avançados/Curso de doutoramento em dança. Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa (22 Janeiro 2015)

(2014) Roubaud, Luísa. “O lado oculto da formação da dança portuguesa: quarenta anos de correspondência entre Francis Graça a Frederico de Freitas (1931-1971)”. Colóquio Frederico de Freitas. Universidade de Aveiro (29 Outubro 2014)

(2014) Roubaud, Luísa. “A encenação de Portugal: o Estado Novo e a dança”. Conferências/Seminário em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia - Antropologia do Ritual e da Performance/Etnomusicologia  FCSH-UNL (4 de Abril e 29 de Maio de 2014)

(2013) Roubaud, Luísa. “Francis Graça: o bailarino russo português”. Simpósio “Cem anos de Sagração da Primavera (1913-2013)”, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical(/CESEM), Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL/Teatro Nacional de São Carlos  (27-28 Set)

(2012) Roubaud, Luísa. “Dança maior: o envelhecimento como subversão”. V Seminário de Educação Inclusiva. Universidade Lusófona, 26-27  Out.2012 (27 de Outubro de 2012)

(2011) Roubaud, Luísa. Apresentação pública, a convite da CML e do autor, da obra Sosso Doukas- Schau. Uma vida ao serviço da dança rítmica. Schau, Peter. Lisboa, Ed. autor/CML (Palácio das Galveias, 27 Outubro 2011)
(2009) Roubaud, Luísa. “Dançar a Vida: movimento expressivo e desenvolvimento humano”, II Congresso de Gerontopsicologia, Coimbra, Unidade de Saúde de Coimbra (Março 2009)
(2008) Roubaud, Luísa. “New theatre dance forms in Contemporary Africa”, Seminário “Literature and Culture of Lusophone Africa” Rutgers University, Newark (Out. 2008)
(2007) Roubaud, Luísa.” Relações Auto-críticas”, Conferência-debate/Crítica de dança, Fundação de Serralves (Nov.2007)
(2007) Roubaud, Luísa. “Desenvolvimento Infantil e Dança Contemporânea”, À Volta do Mundo da Criança: Guiados por João dos Santos, Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga/Casa da Praia (Maio 2007)
(2006) Roubaud, Luísa."A Dança na Universidade e o Processo de Bolonha”, Seminário Dança e Movimento Expressivo, Lisboa, FMH (Abril 2006)
(2005) Roubaud, Luísa. “Corpo, Cultura, Dança, Mente”, Estranha Mente - 6ª Jornadas de Saúde Mental do Alentejo, Portalegre, Hospital Distrital (Outubro 2005)
(2004) Roubaud, Luísa. “A Dança e o Comportamento Humano”, Festival Andanças, Associação Cultural Pédexumbo, S.Pedro do Sul (Agosto 2004)
(2004) Roubaud, Luísa. “Dance in Portugal” Abertura do Programa Internacional Erasmus “Dance Extensions for Universities”, Lisboa, FMH (Junho 2004)
(2004) Roubaud, Luísa. “Dança e Sociedade”, Entrudanças, Associação Cultural Pédexumbo, Castro Verde (Fevereiro 2004)
(2003) Roubaud, Luísa. “A importância da dança na integração psicológica e social de indivíduos com deficiência mental”. 1ª Simpósio de Fisioterapia “Deficiência Mental: Integração Social e Intervenção Clínica”, Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro (Outubro 2003)
(2003) Roubaud, Luísa. “A Psicologia e a Dança”, Seminário “Dança e Psicologia do Desporto”, Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Junho 2003)
(2001) Roubaud, Luísa. “Dançoterapia” Abertura do 1º Curso Especializado em Terapias Expressivas, Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, UTL (Outubro 2001)
(2001) Roubaud, Luísa. “Body representations in the Portuguese Independent Dance”, Festival Internacional de Dança de Almada, Fórum Municipal Romeu Correia (Outubro 2001)
(2000) Roubaud, Luísa. “A Dança, Motricidade e Psicoterapia”, Encontros sobre a Deficiência,Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima (Maio 2000)
(1995) Roubaud, Luísa. “Ensinar o desconhecido: aspectos latentes no ensino da dança”. 1ºEncontro de Movimentos Contemporâneos de Dança, Motrijúnior/Associação de Estudantes da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (Jan. 2005)
(1994) Roubaud, Luísa.“Professional Reconversion for Dancers and Dance Professions”, Conferência Internacional da European League of the Institutes of the Arts (ELIA) Taken at the Flood - Art in Our Time, Berlim, Hohe Schule den Kunste, (Out.1994)
(1994) Roubaud, Luísa.“Psicologia e Dança: em busca do Sentir e do Sentido”, Encontros de Psicologia e Arte (ciclo de palestras) Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (Nov-Dez. 1994)
(1994) Roubaud, Luísa. “Psychological Aspects of Dance: the Influence of Dance in the Child´s Development”. Conference on Dance Education Within the European Union, Koln: Tanz direct e.V. (Novembro 1994)
(1994)Roubaud, Luísa “Career Reconversion for Dancers” Conference on Dance Education Within the European Union, Koln: Tanz direct e.V. (Novembro 1994)

Submetidas e apresentadas em congressos, conferências e palestras nacionais e internacionais:

(2015) Roubaud, Luísa “After looking north and west: Portuguese contemporary dance and the European crises”.  SDHS/CORD Annual Conference Cut & Paste:  Dance Advocacy in the Age of Austerity (Atenas 4-7 Junho 2015)  (submissão aceite)

(2014) Roubaud, Luísa “Terreiros imaginários. Folclore e nacionalismo na dança teatral em Portugal”. Conferência Internacional Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro. Universidade de Aveiro (30 Out- 1 Nov.2014)

(2014). Roubaud, Luísa “Moderno Lusófono. Esquissos modernistas para uma dança luso-tropical” O corpo que dança – a criação de espaços na atuação acadêmica e artística. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (Universidade Federal da Baía 2-5 Setembro 2014)

(2013)   com Helena Marinho “Portugal on Stage. Subliminal representations of the “politics of the soul” in the Estado Novo´s dance and music”. EthnomusiKa International Conference “Bodies and Voices Rethinking Politics through Musical and Choreographic Practices”, Musée du Quai Branly  (Paris 13 e 14 de Junho 2013)

(2012) com  Sofia Soromenho “Performing the vicissitudes of a nation: embodied debates on Mozambique´s contemporaneity in “Companhia Nacional de Canto e Dança”. Congress on Research in Dance/Re-generations: Cultural Legacies in Contemporary Contexts. University of New Mexico (Albuquerque, 8-11 Novembro 2012)  

(2012)  “From state to stage. Body representations under the Portuguese Estado Novo. Modernity, modernism and totalitarianism in theatre dance”. IV LUPOR Conference In and Out of (Postcolonial) Europe: Portugal and Ireland. Queen’s University Belfast/Queen’s Postcolonial Research Forum (Julho 2012)
(2012) “Totalitarian Dance. Portuguese theatre dance under Salazar´s “New State”, Dance Research Forum Ireland’s 4th International Conference Connecting Communities through Dance. University of Ulster, Derry/Londonderry/ NAFCO (Junho-Julho 2012)
(2012) “Dança Contemporânea, Lusofonia e Globalização”. XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa: Desporto: Cultura, Estética e Excelência,Minas Gerais, Belo Horizonte (Abril 2012)
(2011) “The Reinvention of Music-Dance Connections in Contemporary Theatre Dance: Postcolonial and Intercultural Constructions”. Annual Congress on Dance Research Conferenceand  the Society for Ethnomusicology joint Conference: Moving Music / Sounding Dance. Philadelphia (17-20 Novembro 2011)

(2011) “Novas paisagens demográficas: ecos da longevidade em crescimento nas práticas sociais e terapêuticas da dança”. Seminário Internacional Descobrir a Dança (Novembro 2011)
(2011) “Perpetual Motion: Echoes of Change in West in the music and movement relations in Theatre Dance”, Música e Gesto’ - 2º Fórum Itinerários Musicais, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisboa, Centro Cultural de Belém (Outubro 2011)
(2011) “Música e sonoridades na composição coreográfica contemporânea”. Performa, U.Aveiro (Maio 2011)
(2010) “O crioulo na dança contemporânea portuguesa”, SIBE – Conferência Internacional “Músicas e Saberes em Trânsito”, Lisboa, INET-MD, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Outubro 2010)
(2010) “A Dança Face aos Novos Paradigmas da Maturidade e do Envelhecimento”, First International Seminar on “Dance through Maturity”, Lisboa, FMH (Out.2010)
(2010) “Entre Portugal e Cabo-Verde: o “crioulo” na dança contemporânea portuguesa”, Conferência Internacional LUPOR IV - Travelling Theories: Hybridisms, Diasporas, and Identities, Universidade do Minho (Julho 2010)
(2010) Participação no 3rd Seminar on Human Kinetics/Performing Arts/Dance. Faculdade de Motricidade Humana-UTL/Centro de Estudos em Artes Performativas e Instituto de Entnomusicologia/Música e Dança (INET-MD) (Junho 2010)
(2009) “Dance and fascism in Portugal”, International Conference Silent Voices/Forbidden Lives Censorship and Performance. Centro de Estudos de Teatro, Lisboa, Faculdade de Letras-UL  (Julho 2009)
(2008) “Paradoxical Identities: Contemporary Dance in the Post-Colonial Portuguese-Speaking Africa”. Conferência Internacional “Performing the World 08 – Yesterday, Today and Tomorrow; East Side Institute for Group and Short Term Psychotherapy, Nova Iorque (Out.2008)
(2008) “To dance amidst the ruins; Emergent urban theatre dance in the Lusophone Africa”, LUPOR International Conference “The North-South Divide in Postcolonial Studies: Lusophone Perspectives”, University of Wisconsin-Madison ( Setembro 2008)
(2008) What our world will be: post-colonialism seen through the new Dance movements in Portuguese Speaking African Countries. Proceedings of the 22nd World Congress on Dance Research, Athens, CID-UNESCO, (Julho 2008)
(2007)“Dance and Lusophone Identity: Eurocentrism, Post-Colonialism and Contemporary Dance”, XXIII Conference, European Seminar in Ethnomusicology (Outubro 2007)
2006) c/ Margarida Casimiro “Dançoterapia e Perturbação Dismórfica Corporal” Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo, Lisboa, FMH (Abril 2006)
(2006) “Complementarities, Paradoxes and Tensions: Contemporary Dance in Portugal”, Proceedings of the 4th Hawaii International Conference on Arts and Humanities. University of Hawaii. Honolulu, H.I.C.A.H. (Janeiro 2006)
(2005)“Politics of the Body and Politics of the Soul: Dance and Fascism in Portugal”, CORD International Conference on Dance and Human Rights, (Novembro 2005)
(2004) “Dance and Culture: a Psychological Approach”. Seminário “Dance and Culture”, Programa Internacional Erasmus“Dance Extensions for Universities”, Convento da Saudação, Centro Coreográfico de Montemor o Novo (Junho 2004)
(2003) c/ Luís Antunes “Corpo, Expressão e Abstracção: Estudo sobre a percepção de dois trechos de dança”. International Dance Conference: Pulses and Impulses for dance in the Community. FMH /Quinzena de Dança de Almada (Out.2003)
(1996) “A Dança como Linguagem”, Seminário Internacional Erasmus Análise(s) da Dança, Lisboa, FMH (Mai-Jun. 1996)
(1995) “Psicologia, Criatividade e Apreciação em Dança”, Seminário Internacional Erasmus sobre Criatividade em Dança; Tradição e Inovação. Lisboa, FMH, (Mar.1995)
(1993) “Desenvolvimento Psicológico e Ensino da Dança”, Seminário Internacional Erasmus “Pedagogia da Dança: Problemas e Perspectivas”, Lisboa, F.M.H. (Set. 1993)
(1993) “Tradition, Innovation et Créativité en Danse - Psychologie de l’Appreciation en Danse”. Journée d´Etudes en Danse – Danse et Créativité, Vrije Universteit Brussels, (Abr.1993)
(1992) ”Comunicação Simbólica e Dança Teatral - Os Bailados Portugueses Verde-Gaio e a sua Simbologia: Estado Novo, Psicologia Colectiva e Modernidade”. Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa, Centro de Arte Moderna/F.C.Gulbenkian (Fev. 1992)
(1992) A.P.Batalha, e J.Marques, “A Reconversão Profissional em Dança: Estudo de Casos em Portugal” Conferência Internacional “Dança: Cursos e Discursos”, Lisboa, Centro de Arte Moderna/F.C.Gulbenkian (Fev. 1992)
(1987) “L’analyse Psychologique du Procès Artistique”, Conferência Internacional “Human Kinetics”, AIESEP, F.C.Calouste Gulbenkian/UTL, (Dez 1987)

 

ORIENTAÇÂO DE DISSERTAÇÔES E ARGUÊNCIAS DE MESTRADO, DOUTORAMENTO E PÓS-DOUTORAMENTO/ADVISOR AND MAIN DISCUSSANT IN MASTERS,  DOCTORAL AND POST-DOCTORAL DEFENSE COMMITTEES

Orientação de pós-doutoramentos/Advisor of Pos-doctoral Projects


Doutora Suzana Maria Coelho Martins (Universidade Federal da Baía)  - Aspectos contemporâneos na interface das linguagens e técnicas da performance do corpo na Dança Contemporânea em Lisboa, Portugal. FMH e  INET-MD (2012)

Orientação de Teses de Mestrado e Doutoramento/Advisor of M.A. and Ph.D. Theses

Teses Defendidas/Defended Theses

Janaína Castro. Corpo e Cidade. Representações da urbanidade na dança contemporânea fomentada na cidade de São Paulo.  Mestrado em Performance Artística Dança, 2014

Sofia Soromenho Marreiros Lourenço Ferreira, A Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique na Construção da Identidade Pós-Colonial Moçambicana. Mestrado em Performance Artística Dança, 2013

Margarida Casimiro, O Corpo do Delito ou o Pecado Original da Forma – Estudo de um caso com diagnóstico de Perturbação Dismórfica corporal, Mestrado em Performance Artística Dança, 2009
Helena Couto, Princípios e Práticas de Dançoterapia – Levantamento e sistematização de Abordagens Actuais, Mestrado em Performance Artística Dança, 2009
Yara Costa, As danças indígenas dos povos Baniwa e Tukano Oriental: um contributo para a caracterização da identidade cultural amazónica. Co-orientador, Prof. Doutor Robin Wright, Unicamp e Florida University. Mestrado em Performance Artística Dança,2009

Andreia Miguel Rio Monteiro e Castro, Levantamento e Análise da Situação da Dançoterapia em Portugal, Mestrado em Performance Artística Dança, 2003

Teses em Curso/Theses in Preparation
Mestrado/Masters

Florinda Alves. O contributo da Dança/Movimento na reabilitação de pessoas após acidente vascular cerebral. Mestrado em Performance Artística Dança 

Nuno Meireles. Processos dramatúrgicos em dança: um estudo de caso. Mestrado em Performance Artística Dança 

Juliana Moura Barbosa, Práticas de  Danças-Socias Brasileiras em Portugal  - Estudo de Caso. Mestrado em Performance Artística Dança

Doutoramento/Doctoral

Jonas Lima Sales. A corporeidade negra em cena: Diálogos entre a tradição popular e a cena contemporânea” (co-orientação, com Prof.Doutora Luciana Hartman, Dptº Artes Cênicas/Universidade de Brasília)


Arguições/Main Discussant in Masters and Doctoral Defense Committees

Arguente  da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Elvira Maria Serra Alvarez. Título da Dissertação: A Dança Teatral Portuguesa da 1ªRepública ao Estado novo. Modas, Rupturas e Nacionalismos. 4 de Fevereiro 2011
Arguente da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Cláudia Marisa Silva de Oliveira. Título da Dissertação: Para uma Dramaturgia do Corpo. Análise do corpo enquanto linguagem cénica na criação artística espectacular, Outubro de 2007
Arguente da Dissertação de Doutoramento em Psicologia; Universidade de Évora, de Mª da Graça Duarte Silva Santos. Título da Dissertação: Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos, Fevereiro de 2007
Arguente da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Maria Manuela Oliveira Barros. Título da Dissertação: Corpo e Sentido: uma proposta sobre a materialidade da dança, 2004
Arguente da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Isabel Verregoso R.P. Título da Dissertação: Construção, Aplicação e Demonstração da Eficácia de um Programa de Dança Tradicional Portuguesa para Idosos, 2004
Arguente da Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana/Especialidade Dança, de Rosa MariaVieira da Silva. Título da Dissertação: Imagem do Corpo em Estudantes de Dança: Dinâmica Afectiva. 2004
Arguente das provas de Mestrado em Arte e Educação, de Sónia Maria de Sá de Gouveia, intitulada Dança em Contexto educativo: um espaço de Inclusão: Contributos da Modalidade Artística de Dança na Região Autónoma da Madeira para  o desenvolvimento  de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Universidade Aberta. Junho 2014
Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Nádia Filipa Pedro Galvão,   intitulada A Dança na animação Artística em Resorts Flutuantes   Costa Cruzeiros - um estudo de caso. Junho 2014                                                   

Presidente de júri das  provas de Mestrado em Performance Artística Dança,  de Neylan Sohret Ogutveren, intitulada Cartesianism and Holism in Performance and Daily Life: Towards Cultural-Natural Embodied Interfaces.  Dezembro 2013

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Carla Maria da Costa Inocêncio Santos, intitulada Conhecimentos dos pais sobre o desenvolvimento da criança na 1ª infância.  Novembro 2013

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psiomotora, de Sónia Catarina Maria Nunes  : Estudo dos Efeitos de Um Programa de Formação Parental nas Variáveis de Risco Psicossocial de Famílias com Filhos em Idade Escolar. Fevereiro 2013

Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Maria Laura Ferro, intitulada Vídeo-Dança de Produção Portuguesa. Novembro  2013

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Catarina Pessoa Lopes Claro, Avaliação de um Programa de Dança em Jovens com Necessidades  Educativas Especiais. Maio 2012

Arguente das provas de Mestrado em Educação Especial, de Marta Sofia da Silva Pires Mendes, intitulada Percepção dos Pais Relativamente à Parentalidade  e às Redes Sociais  de Apoio.Um Estudo Exploratório com Famílias em Risco Envolvimental  Maio 2012

Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Vânia Sofia rodrigues Gaspar. Título da Tese: Alicerces. Avaliação qualitativa de um Programa de Intervenção Parental, Janeiro 2012.
Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Joana Correia Martins Carvalho. Título da Tese: Estudo dos efeitos de um Programa de Promoção da Resiliência e de Competências Pessoais e Sociais em adolescentes com Dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais – estudos de caso. Janeiro de 2012
Arguente das provas de Mestrado em Estudos de Teatro (UCL), de Ana Luísa Valdeira da Silva Vieira. Título da Tese: Teoria da Relatividade Combinatória: os espectáculos de John Cage,. Merce Cunnigham e Robert Raushenberg. Dezembro de 2011
Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Lídia Maria Farinha Martins Título da Tese: A Psicomotricidade em Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Hospital Francisco Xavier. Julho de 2011
Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Sofia Serpa Pimentel Norton de Matos. Título da Tese: Psicomotricidade na Promoção de Competências Pessoais e Sociais. Intervenção com Crianças em Risco, Julho de 2011
Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Cláudia Dias. Título da Tese: Psicomotricidade na Promoção de Competências Pessoais e Sociais - Intervenção com Crianças em Contexto Escolar e em Instituição de Acolhimento, Julho de 2011
Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Maria da Graça Martins da Cunha Pacheco. Título da Tese: O corpo e o Hip Hop: Auto-percepção corporal em dançarinos de hip-hop: estudo comparativo entre dançarinos de hip-hop e outros grupos populacionais. Março 2008
Arguente das provas de Mestrado em Reabilitação Psicomotora, de Fernando Manuel Dias. Título da Tese: Contributo para o estudo das Artes Plásticas nas IPSS de apoio à pessoa com Condição de deficiência em Portugal, Julho 2007
Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de Sara Gaspar Inácio. Título da Tese: Silva Real nas redes da contemporaneidade: estudo contextualizado da obra coreográfica. 2003
Arguente das provas de Mestrado em Performance Artística Dança, de José Henrique Amoedo Barral. Título da Tese: Dança Inclusiva em Contexto Artístico, 2002

 

FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS

Associação Nacional de Pesquisadores em Dança /ANDA (Universidade  Federal da Baía)

Congress on Research in Dance/CORD

Conseil International de la Danse /CID-Unesco

1994-96 -Membro da Comissão Executiva da Secção de Dança da European League of the Institutes of the Arts/ELIA

 

OUTRAS ACTIVIDADES:

2005 -presente – Redactora e crítica de dança no jornal Público

2005-2008 - Acompanhamento e avaliação de  estruturas de produção/criação em dança, no âmbito do Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes/Direcção Regional de Cultura do Centro 

2004, 2005, 2010 e 2013 - Membro de Júri em Concursos Nacionais e Regionais na área da dança, no âmbito do Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes
2004 - Associação Artimanha: Membro do Júri no Concurso Internacional de Dança
1992 -1994 - Membro de Júri do Prémio ACARTE Madalena Azeredo Perdigão

1993 – presente – Autora de textos de programa  no âmbito de Festivais e programação de dança (Encontros ACARTE’ 93; Culturgest, 2009; Teatro Nacional de São João, 2010, 2011, 2013, 2014)

1988-1991 – Redactora e crítica de dança na imprensa portuguesa