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Formação Académica/ Education

2010. Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora.

1998. Mestrado em Ciências Musicais (Musicologia Histórica), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

1993. Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

1989. Curso Complementar de Piano (8º grau), Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Actividade Docente e Profissional/ Academic Positions and Professional Activities

2013-1014. Leccionação do Seminário “Crítica Musical” no Mestrado em Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2012-2013. Docente Conferencista (História da Música em Portugal) no Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL.

2011. Leccionação do módulo “Tópicos avançados em Sociologia da Música” no Mestrado em Pedagogia do Instrumento do Instituto Piaget (pólo de Almada).

2000-2003. Assistente convidada, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Leccionação das disciplinas de Música no Contexto das Artes, História dos Instrumentos e Música Portuguesa.

1996-2001. Professora de História da Música, Acústica e Práticas de Teclado, Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Lisboa.


1997-98. Prof. de Sociologia da Música, Academia Nacional Superior de Orquestra da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

1995-96. Prof. de História da Música, Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Setúbal.

1993-96. Prof. de História da Música (incluindo História da Música Portuguesa), Prática de Seminário (Sociologia da Música e Divulgação Musical), Paleografia, Introdução à Dramaturgia Musical e Leitura de Partituras, Escola Profissional de Arcos do Estoril.

1987-89. Prof. de Piano e Formação Musical. Conservatório Regional de Música da Covilhã.

 

INVESTIGAÇÃO/RESEARCH

Domínio de especialização/ Research Domain

Musicologia Histórica

Áreas de Interesse/ Interest areas

- Música do século XVIII na perspectiva da história cultural, da análise musical e da performance;

- Música e representação do poder durante o Antigo Regime no contexto europeu e ibero-americano;

- Estatuto social e profissional de músico;

- História da interpretação musical e das práticas de execução da música antiga;

- Crítica musical.

 

Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD Research Groups

Estudos Históricos e Culturais em Música

 

Participação em Projectos/ Project Management and Participation

2012-2014. “La música de cámara en España en el siglo XVIII: géneros, interpretación, recuperación”. Proyecto I+D HAR2011-22712 concedido pelo Ministerio de Ciencia e Innovación (Espanha). Grupo de Investigação “Música en España en la Edad Moderna: composición, recepción e interpretación” (IP: Miguel Ángel Marín), Universidade de La Rioja (Logroño): http://www.unirioja.es/mecri/.

2010-2013. Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 – 1834, UnIMeM, Universidade de Évora, financiado pela FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008 (IP: Vanda de Sá).

 

PUBLICAÇÕES/PUBLICATIONS

Dissertações/Dissertations

(2010) O sistema produtivo da música sacra em Portugal nos finais do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807. Tese de Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora.

(1998) As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do Salmo Concertato em Portugal em meados do séc. XVIII. Tese de Mestrado em Ciências Musicais, FCSH-UNL, Lisboa.

Livros/Books

(2013) Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento". O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/INET-MD.

(2005) Devoção e Teatralidade: as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal Pombalino. Lisboa: Colibri/FCSH-UNL.

Livros/Books (coord./ed.)

(2014) (Co-editora com Vanda de Sá) Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-Universidade de Évora.

Capítulos de livros/Book chapters

(2013) “Da cultura de corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos (1755-1807)”. In Vanda de Sá e Cristina Fernandes (eds.), Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-UÉ, pp. 77-106.

(2013) "Sinfonias 'al divino': algumas reflexões sobre os usos da música orquestral nos espaços eclesiásticos da monarquia". In Vanda de Sá e Cristina Fernandes (eds.), Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-UÉ.

(2012) “A construção de um métier no domínio da música sacra: os Salmos de Vésperas de Marcos Portugal para a Patriarcal e a Capela Real da Ajuda”. In David Cranmer (ed.), Marcos Portugal – uma reavaliação. Lisboa: Colibri/CESEM, Cap. XVIII, pp. 339-354.

(2012) “Entre a apologia do poder real e as aspirações da burguesia: manifestações musicais em torno do nascimento de D. Maria Teresa, Princesa da Beira (1793)”. In Maria do Rosário Girão Santos e Elisa Lessa (coord.), Música Discurso Poder. Edições Húmus/Universidade do Minho (Colecção Hespérides 26), 2012, pp. 67-82.

(2012) “A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical”, in Rui Vieira NERY e Elisabete LUCAS (coord.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/INCM, pp. 385-425.

(2011) “Entrevistas de Cristina Fernandes [a Emmanuel Nunes] 1 e 2”. In Paulo de Assis (ed.), Emmanuel Nunes: Escritos e Entrevistas. Porto: Casa da Música/CESEM, pp. 453-457 e pp. 515-521.

(2008) Notas de contexto histórico às partituras de João Baptista André Avondano (fl. 1800): 4 Sonatas para Violoncelo e Baixo Contínuo e 2 Duetos para 2 Violoncelos (revisão, transcrição e realização do baixo continuo de João Paulo Janeiro). Edição da Associação Pró-Histórica, 2008, pp. IV-IX.

(2006) “Portugal na Geografia do Barroco Musical Europeu”. In Denis Morrier, Crónicas Musicais de uma Europa Barroca. Lisboa: PÚBLICO/Centro Cultural de Belém, pp.103-132.

 

Artigos em revistas com arbitragem científica e actas de encontros científicos/Articles in Scientific Journals and Conference Proceedings

(forthcoming) “Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento”. InAtti del Seminario Internazionale "Celesti Sirene - Musica e Monachesimo dal Medioevo all'Ottocento (a cura di Annamaria Bonsante e Roberto Pasquandrea). Foggia: Claudio Grenzi Editore.

(2014) “As práticas devocionais luso-brasileiras no final do Antigo Regime: o repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa”. Revista Música Hodie, Vol. 14 nº 2, 2014, pp. 213-231.

(2014) “Lázaro Leitão Aranha e la circolazione di modelli culturali e musicali tra Roma e Lisbona nel primo Settecento”.In Society and Culture in the Baroque Period, selection of the papers presented to the ENBaCH (European Network for Baroque Cultural Heritage) final Conference(Rome, 27-19 March 2014). Digital publication(ed. Renata Ago). DOI code: 10.14615/enbach24

(2013) “De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)”. In Revista de Musicologia (publ. da SEDEM, Sociedad Española de Musicología), Vol. XXXVI/1-2, pp.141-170.

(2013) “La edición musical en España puesta al día”. Recensão do livro Imprenta y edición musical en España (ss. XVIII-XIX) (ed. Begoña Lolo y José Carlos Gosálvez). In Revista de Musicologia (publ. da SEDEM, Sociedad Española de Musicología), Vol. XXXVI/1-2, pp.316-324.

(2012) “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento”. In Rivista Italiana di Musicologia nº47, 2012, pp. 157-203.

(2012) “Patronos da arte dos sons: a actividade musical na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807”. In Invenire – Revista dos Bens Culturais da Igreja nº5, Jul.-Dez. 2012, pp. 16-23.

(2007) “La fortuna del Coro dos Italianos della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento”. In Rivista Italiana di Musicologia (Periodico della Società Italiana di Musicologia), volume XLII, 2007, nº 2, pp. 235-268.

(2006) “O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal”, in Helena C. Buescu; Manuela Carvalho; Fernanda Gil Costa; João Almeida Flor (org.), 1755: Catástrofe, Memória e Arte, ACT14, Lisboa: Colibri/ Centro de Estudos Comparatistas, pp. 219-228.

(2003) “A Música Sacra no Período Pombalino”, in Revista Camões nº 15-16, Janeiro a Junho, pp. 87-101.

(2001) “Quadros da Vida Musical Egitaniense: Actividades Musicais na Guarda entre 1900 e 1935”, Revista Praça Velha, nº 10.

(1997-98) “A Música no Contexto da Cerimónia da Profissão nos Mosteiros Femininos Portugueses (1768-1828)”, Revista Portuguesa de Musicologia nº7-8, pp. 59-94.

Entradas em dicionários e enciclopédias/Articles in Dictionaries and Encyclopedias

(2000) “Óscar da Silva”, in The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan.

Fernandes, Cristina (2010) [Vinte e cinco entradas da EMPXX:] "Ana Mafalda Castro", "Cremilde Rosado Fernandes", "Helena de Sá e Costa", "Luiz Costa", "Festivais de Música Erudita", "Festival de Música da Costa do Estoril", "Festival de Sintra", "Festival de Música dos Capuchos", "Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim", "António Fragoso", "Fundação Musical dos Amigos das Crianças", "Nella Maissa", "Miso Ensemble", "Piñero Nagy", "Orquestra Filarmónica de Lisboa", "Orquestra Nacional do Porto", "Orquestra Sinfónica da RDP" (com Pedro Moreira), "Orquestra Sinfónica Portuguesa (1993-2000)", "Orquestras", "Elisa de Sousa Pedroso", "Ema Romero da Câmara Reis", "Filipe de Sousa", "Guilhermina Suggia", "Evgueni Zoudilkine", "Do século XX ao século XXI - Música Erudita: o incremento da criação e da prática interpretativa da música antiga e contemporânea". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (ed. Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa). Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Editora e redactora do Dicionário Biográfico Caravelas, publicação digital do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira – Caravelas: http://www.caravelas.com.pt/dicionario_biografico_caravelas.html
Autora das entradas: Antonio Cicconi (autoria conjunta com Alberto Pacheco), Carlo Baldi, João Cordeiro da Silva, Domingos Lauretti (com A. Pacheco), Carlo Gianetti, Giuseppe di Porcaris, Giuseppe Totti (com A. Pacheco), Giuseppe Gori (com A. Pacheco), Joaquim José Agostinho de Almeida, Loreto Franchi (com Maria João Craigie), Luísa Piot, Gasparo Mariani, Pietro Antonio Boni, Vicente Miguel Lousado, Vittorio Durante, João Paulo Mazziotti (com A. Pacheco), Giovanni Mazziotti (com Alberto Pacheco) e Carlos António Maximo Grech Mazziotti (com Alberto Pacheco).

 

Other publications (CD booklets, program notes, etc.)

(2014) Notas musicológicas para o CD David Perez – Mattutino de’Morti. Ghislieri Choir & Consort, Roberta Invernizzi (soprano), Salvo Vitale (basso). Giulio Prandi (direttore). Sony Music/Deutsche Harmonia Mundi.

(2013) Notas musicológicas, 1ª gravação mundial da ópera Antigono, de Antonio Mazzoni (1717-1785). Michael Spyres, Geraldine Mcgreevy, Pamela Lucciarini, Ana Quintans, Maria Hinojosa Montenegro, Martin Oro (cantores), Divino Sospiro, Enrico Onofri (direcção musical). Editora Dynamic (3 CDs).

(2013)“António Teixeira - Te Deum (1734)”. In Te Deum em São Roque. Notas musicológicas publicadas no programa do concerto da orquestra barroca Divino Sospiro e do Coro Gulbenkian, Jorge Matta (direcção), Lisboa, Igreja de São Roque, 31 de Dez. de 2013.

(2012) Notas musicológicas para o CD “1700 - Secolo dei Portoghesi” (com obras de Pietro Giorgio Avondano, Pedro António Avondano, Francisco António de Almeida e anónimo atrib. Carlos Seixas). Orquestra Barroca Divino Sospiro, Enrico Onofri (direcção), Gemma Bertagnoli (soprano). Editora Dynamic.

(2012) “Uma Missa Romântica (Gioachino Rossini: Petite Messe Solennelle)”. In: Catálogo do 8º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – Terras sem Sombra (24 de Março a 23 de Junho). Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2012, pp. 54-58.

(2011) “João de Sousa Carvalho - Te Deum (1769)”. In Te Deum em São Roque. Notas musicológicas publicadas no programa do concerto da orq. barroca Divino Sospiro e do Coro Gulbenkian, Jorge Matta (direcção), Lisboa, Igreja de São Roque, 31 de Dez. de 2011, pp. 6-10.

(2011) “Mozart e Salieri: entre a história e a ficção”. In Amadeus de Peter Shaffer – Teatro Nacional D. Maria II (programa de sala), pp. 17-20.

(2011) "A Ópera do Tejo e o Antigono de Mazzoni: memórias e sonoridades de um espaço mítico do espectáculo barroco". Notas musicológicas para a estreia moderna pelo agrupamento Divino Sospiro da última ópera apresentada na Ópera do Tejo antes de Terramoto de 1755. Lisboa, Centro Cultural de Belém, dias 21 e 22 de Janeiro de 2011.

(2008) Notas explicativas para o CD João Baptista André Avondano: 4 Sonatas para Violoncelo e 2 Duetos para 2 Violoncelos. Ensemble Avondano: Miguel Rocha e Catherine Strynckx (violoncelos), Adriano Aguiar (contrabaixo), João Paulo Janeiro (cravo). Edição de autor (2 CD).

(2007) Notas sobre a Sonata para Violoncelo de Luís de Freitas Branco para o CD Obras de Lopes-Graça e Luís de Freitas Branco (texto sobre a Sonata para Violoncelo de Luís de Freitas Branco). Jed Barahal (violoncelo) e Cristina Margato (piano), Numérica.

(2003) Notas explicativas para o CD Obras de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo. Sofia Lourenço (piano), Numérica.

(2001) “A Música de tecla em Portugal no século XVIII”, módulo da disciplina Sonata e Sinfonia na Península Ibérica, da licenciatura em História e Ciências de la Música da Universidade de La Rioja (Logroño), publicação on-line.

(2001) “A Música na URSS”, in Música Russa: Um Breve Panorama. Lisboa: PÚBLICO/Centro Cultural de Belém.

(2001) Notas explicativas para o CD Sacri Concentus: Música Sacra Portuguesa na Catedral do Porto (Obras de Estevão de Brito, Frei Manuel Cardoso, Rodrigues Coelho, Rodrigues Esteves, D. João IV, Frei Jacinto do Sacramento, Diogo Dias de Melgaz e Pedro de Araújo). Coro da Sé Catedral do Porto, Eugénio Amorim (direcção), António Esteireiro (Órgão). Fine Arts Classics.

(1996) Notas musicológicas para o CD João de Sousa Carvalho /Vésperas de Nossa Senhora. Les Pages et Les Chantres de la Chapelle, Maîtrise du Centre de Musique Baroque de Versailles/Olivier Schneebeli. Astrée/Audivis.

- Publicação regular de críticas, artigos de divulgação e entrevistas no jornal Público desde 1996.

- Notas de Programa para concertos da Fundação Gulbenkian, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Festival de Sintra, Festival de Ambronay, Concertos Em Órbita/Portugal Telecom, Teatro Rivoli, Teatro Nacional de São Carlos, Festival Terras sem Sombra, entre outras instituições.

 

CONFERÊNCIAS INAUGURAIS/ KEYNOTE ADRESSES

- “Representações sonoras e cenográficas do poder real: o Te Deum “de corte” em Portugal nos finais do Antigo Regime”. Congresso Internacional de Musicologia Histórica Música de Corte no espaço Ibero- Americano, 1750-1800 (Org. APARM). Convento dos Capuchos, Almada, 9, 10 e 11 de Outubro de 2014.

- "Entre a cultura de representação e os desafios da esfera pública: o papel dos instrumentistas da Real Câmara nas novas dinâmicas da vida musical de Lisboa (1755-1807)". Conferência no V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, subordinado ao tema "Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro". USP-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Brasil), 14 a 16 de Agosto de 2013.

- “De la etiqueta de corte a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: las actividades de los músicos españoles de la Orquestra da Real Câmara de Lisboa entre 1760 y 1807”. I Simposio-taller de música Iberoamericana: Música de cámara y escénica en la segunda mitad del siglo XVIII. Salamanca, 7-10 Noviembre 2012.

 

CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS

- “La Cappella Reale di Lisbona e la Chiesa Nazionale dei Portoghesi a Roma: sguardi incrociati tra il calendario liturgico e dinastico e il ruolo della musica nelle cerimonie ‘ordinarie’ e ‘straordinarie’. Jornada de Estudo L’Europa a Roma II: La musica nelle chiese nazionali (fine XVI-XVIII secolo): nuove prospetttive di ricerca, no âmbito do projecto Le modele musical des églises nationales a Rome à l’époque baroque, co-financiado pela Univ. de Liège e pelo programa Marie Curie. Universidade de Liège, 5 de Junho de 2014.

- “Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento”. Seminario Internazionale "Celesti Sirene - Musica e Monachesimo dal Medioevo all'Ottocento, San Severo (Foggia), Italia. Dall’11 al 13 ottobre 2013.

- Participação na Jornada de Estudo (preparatória do Colóquio de 2013): Musique de la foi, musique du pouvoir: musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV. Centro de Música Barroca de Versalhes, 30 de Março de 2012.

- “A construção de um métier no domínio da música sacra: os Salmos de Vésperas de Marcos Portugal para a Patriarcal e a Capela Real da Ajuda”. Colóquio Marcos Portugal nos 250 Anos do seu Nascimento (org. CESEM), Teatro Nacional de São Carlos, 23-24 de Março de 2012.

- “A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical.” Colóquio Internacional As Músicas Luso-Brasileiras no final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa, Fundação Gulbenkian, 7 a 9 de Junho de 2008.

 

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS / PAPERS IN NATIONAL AND INTERNATIONAL CONFERENCES

- “A música também passou pela Cotovia: o Real Seminário da Patriarcal e as suas colecções de partituras”. I Seminário História de Colecções: Da Cotovia ao Museu de História Natural e da Ciência. Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, 19 a 21 de Novembro de 2014.

- “Lázaro Leitão Aranha (1678-1767), secretário régio da Embaixada do Marquês de Fontes e Principal da Patriarcal: um agente na circulação de modelos culturais e musicais entre Roma e Lisboa”. Jornada de Estudo Roma, Nápoles, Paris, Lisboa no âmbito do grupo do INET-MD “Estudos Históricos e Culturais em Música”. Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 7 de Outubro de 2014.

- “Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo e Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime”. III Jornadas de História dos Jogos em Portugal. Lisboa, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, 4 de Outubro de 2014.

- “Thrilled on the point of bursting into tears: espacios de ejecución y historia interpretativa del Mattutino de’Morti, de David Perez”. Congreso Internacional Interpretar la música ibérica del siglo XVIII (Org. Grupo de investigación MECRI, Universidad de La Rioja;  ESMUC; e Universitat de Lleida). Barcelona, Escola Superior de Música de Catalunya, 14-16 de julio de 2014.

- “A biblioteca de D. Maria Bárbara de Bragança e a circulação de repertórios musicais na Europa setecentista”. International Conference Jommelli, Gluck and Avondano, in the occasion of their 300th anniversary: The circulation of musical repertoires in 18th century Europe. (Org. CESMP). Palácio Nacional de Queluz, 20-21 de Junho de 2014.

- “Lázaro Leitão Aranha and the circulation of cultural and musical models between Rome and Lisbon”. Final conference of ENBaCH (European Network for Baroque Cultural Heritage): Society and Culture in the Baroque Period. Rome, 27-29 March 2014.

- “Balls, salon entertainment and instrumental repertoires: the deck of musical playing cards by José do Espírito Santo Oliveira”. British Society for Eighteenth-Century Studies, 43rd Annual Conference, 8, 9 and 10 January 2014. St Hugh's College, Oxford, U.K.

- “As últimas sonoridades do Absolutismo monárquico: a actividade musical na Patriarcal de Lisboa entre 1807 e 1834”. Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico (org. Núcleo Caravelas). Lisboa, FCSH, 7 a 9 de Novembro de 2013.

- “Entre ‘a forma do costume’ e a ‘mayor novidade’: ritual, repertórios e práticas interpretativas na Capela Real e Patriarcal de Lisboa à luz do Diário do mestre de cerimónias Francisco Braga Lage (1792-1816)”. ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música (org. SPIM). Cascais, 1 a 3 de Novembro de 2013.

- "Bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais: o baralho de cartas musicais de José do Espírito Santo Oliveira". International Colloquium Instrumental Music in the Iberian World (1740-1820). Org: Centros de Investigação da Univ. de Évora (UNIMEM), UNL (FCSH/ INET-MD) e Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Lisboa, Gulbenkian e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 14 a 16 de Junho de 2013.

- “Cérémonial, liturgie et musique à la cour de Portugal: des traditions ibériques du XVIIe siècle jusqu’à la reforme de modele romain de la Chapelle royale et Patriarcale de D. João V”, Colloque international Musique de la foi, musique du pouvoir : musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV. Centre de Musique Baroque de Versailles, 11 a 13 Abril de 2013.

- “Os repertórios musicais da Capela Real e Patriarcal de Lisboa: contexto litúrgico e cerimonial áulico ao longo do século XVIII”. Jornadas Música e Estado I: Música, cultura de corte e poder político em Portugal na época moderna. Org. do grupo de “Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais” do INET-MD (com Rui Vieira Nery, Rui Cabral Lopes e o historiador Pedro Cardim). Lisboa, FCSH-UNL, 12 de Outubro de 2012.

- “De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)”. VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología “Musicología global, musicología local”. Logroño, 6-8 septiembre, 2012.

- “Al divino theatre and the staging of power: Te Deum typologies in Portugal during the 18th century”. 15thBiennial International Conference on Baroque Music. University of Southampton, 11-15 July 2012.

- “Crossing musical cultures at the Portuguese Royal and Patriarchal Chapel: Italian models and local traditions in composition and performance practices in late eighteenth century”. IMS 2012: 19th International Musicological Society Congress. Roma (Parco della Musica), 1 a 7 de Julho de 2012.

- “O latim e português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras no final do Antigo Regime: o repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários”. Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música (org. CESEM). Lisboa, Culturgest, 9 a 11 de Fevereiro de 2012.

- “Da etiqueta da Corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos em Lisboa nos finais do Antigo Regime (1755-1807), I Encontro Nacional de Investigação em Música, ENIM 2011, org. SPIM, Porto, Casa da Música, 25-27 de Novembro de 2011.

- “As práticas interpretativasda música sacra de David Perez no contexto das Capelas Reais e do cerimonial da monarquia portuguesa”, Colóquio David Perez e a música da sua época (1711-1778). Org. CESEM (FCSH-UNL). Museu de Aveiro, 21-22 de Outubro de 2011.

- “A biblioteca musical de D. Maria Bárbara de Bragança: uma abordagem preliminar a partir da descrição do legado a Farinelli”. II Simpósio Internacional de Musicologia Histórica: D. Maria Bárbara de Bragança (1711-1758) – Infanta de Portugal/Rainha de Espanha (org. APARM). Almada, Convento dos Capuchos, 29 de Set. a 1 de Out. de 2011.

- “Representações sonoras e cenográficas do poder real: práticas de composição e interpretação do Te Deum em Portugal nos finais do Antigo Regime”. Performa ’11 – Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro, 19 a 21 de Maio de 2011.

- “Entre a apologia do poder real e as aspirações da burguesia: manifestações musicais em torno do nascimento de D. Maria Teresa, Princesa da Beira (1793)”. Colóquio Internacional Música Discurso Poder, Universidade do Minho, 17 a 19 de Março de 2011.

- “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento”. XVII Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia. Scuola Normale Superiore di Pisa, 29 a 31 de Out. de 2010.

- “Modelos de instrumentação e práticas de execução do repertório religioso das Capela Reais luso-brasileiras no final do Antigo Regime”. Conferência na Univ. de Évora no âmbito das actividades da UnIMeM (17 de Nov., 2009) e na FCSH-UNL, nos Colóquios "Música em Contexto 2009", Org. INET-MD/CESEM (19 de Nov., 2009).

- “Patronos da arte dos sons: o sistema produtivo da música sacra na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807”. III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja – Mecenas e Patronos: A Encomenda Artística e a Igreja em Portugal, Centro Cultural do Patriarcado, Lisboa, 28 a 30 de Maio de 2009.

- “Os cantores italianos da Capela Real e da Patriarcal de Lisboa na segunda metade do século XVIII: perfil sócio-profissional e actividade musical”. Simpósio Internacional A Italianização da Vida Musical Barroca na Península Ibérica: Modelos e Processos. Cascais, Conservatório de Música de Cascais, 26 e 27 de Setembro de 2008.

- “La fortuna del Coro dos Italianos della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento”. XIV Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia. Pescara e Chieti, 26 a 28 de Outubro de 2007.

- “El sistema de producción músico-litúrgica en la Capilla Real y en la Patriarcal de Lisboa”, Congresso Internacional Música y Músicos en Instituciones Eclesiásticas – Andalucía en la Edad Moderna, Universidade Internacional de Andalucia (Sede Antonio Machado), Baeza, 7 a 9 de Dezembro de 2006.

- “O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal”, Colóquio O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa e a Fundação Cidade de Lisboa, 2 e 3 de Novembro de 2005.

- “A Capela Real em itinerância: patrocínio real e espaços da música sacra no tempo de D. Maria I”, XIII Encontro de Musicologia, Org. Associação Portuguesa de Ciências Musicais, FCSH-UNL, 21 e 22 de Outubro de 2005.

- “João de Sousa Carvalho, João de Sousa e João de Sousa Vasconcelos: o desenlace de um enigma”, XII Encontros de Musicologia, Org. APCM, FCSH-UNL, Maio de 2003.

- “Cantor da Patriarcal, Organista ou Moço de Sacristia? Formação musical e saídas profissionais dos alunos do Seminário da Patriarcal na segunda metade do século XVIII”, XI Encontros de Musicologia, Org. APCM, Lisboa, Conservatório Nacional, 17 e 18 de Maio de 2001.

 

SEMINÁRIOS, CURSOS E CONFERÊNCIAS DE DIVULGAÇÃO MUSICAL

- “'Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento': o sistema de ensino do Real Seminário da Patriarcal (1713-1834)". Conferência proferida na Biblioteca Nacional de Portugal no dia 12 de Setembro de 2013 no âmbito da mostra 300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal (BNP, 22 de Julho-13 de Set. de 2013).

- “O Italianismo na Música Portuguesa”. Curso Livre de Histórica da Música. Porto, Casa da Música, 11 e 18 de Março de 2013.

- "A música na Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1807): organização, repertórios e práticas performativas". Palestra no âmbito do 9º Fórum ESART. Castelo Branco, IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas, 19 de Fevereiro de 2013.

- “Os repertórios de Natal do Barroco Musical Português”. Conferência no âmbito da V Temporada de Música Antiga “Conde de Oeiras”. Oeiras, Palácio do Egipto, 9 de Dez. de 2012.

- Seminário “Projecto David Perez” promovido pelo agrupamento Collegio Ghislieri. Sessões sobre a música sacra em Portugal no séc. XVIII; a actividade e a produção musical de David Perez em Lisboa e a edição e interpretação do Mattutino de’Morti (com Rui Vieira Nery). Fondation Royaumont (França), 22-24 de Agosto de 2012.

- Seminário Estudos de Música Instrumental 1755-1840 (org. Vanda de Sá no âmbito do projecto FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008). Univ. de Évora-UnIMeM, 24 de Fev. de 2012. Apresentações: “Circulação de instrumentistas e repertórios instrumentais entre a Real Câmara e os concertos públicos (1760-1807)”; “A música instrumental no âmbito do cerimonial sacro”.

- “Música em Portugal – séculos XIII a XVIII” (com Rui Vieira Nery). Conferências no âmbito da reunião do REMA (Réseau Européen de Musique Ancienne). Porto, Casa da Música, 6 de Novembro de 2011.

- “David Perez Napolitano, Arquimúsico do Fidelissimo Rei Lusitano: o percurso português de um ilustre compositor setecentista”. Conferência no âmbito da mostra documental evocativa dos 300 anos do nascimento do compositor, promovida pela Biblioteca Nacional de Portugal. Lisboa, 14 de Dez. de 2011 (apresentada também na Univ. de Évora, 23 de Fev. de 2012).

- Curso de Musicologia Portugal no centro do mundo. Siete siglos de globalización musical (ss. XIII-XIX). Leccionação das sessões"La Capilla Real y sus relaciones con Italia en el siglo XVIII" (I e II) e "Crítica musical y música antigua: una perspectiva luso-brasileña" (I e II, com Rui Vieira Nery). Baeza, Sede Antonio Machado da Univ. Internacional de Andaluzia, 3 a 5 de Dez. de 2010.

- “A vida musical na 1ª República Portuguesa”, conferência no Teatro Municipal da Guarda, 8 de Outubro de 2010.

- “Música e cerimonial na Igreja Patriarcal de Lisboa: compositores, intérpretes, repertórios e práticas performativas”, conferência no I Curso Livre de História do Patriarcado de Lisboa, Org. Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa. Mosteiro de São Vicente de Fora, 11 de Fev. de 2010.

- "Viagem ao interior da Ópera Barroca". Conferência/Seminário no âmbito do Módulo de Ciências Musicais da Licenciatura em Educação Musical do Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE. Funchal, 19 de Junho de 2009.

- “O discurso dos sons e o discurso da palavra: perspectivas, processos e desafios da crítica musical”. Conferência/Seminário no âmbito do Módulo de Ciências Musicais da Licenciatura em Educação Musical do Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE. Funchal, 14 de Fev. de 2009.

- “Mitologia, história e lenda: a ópera barroca de Monteverdi a Haendel”, conferência no ciclo Quatro Séculos de Ópera. Matosinhos, Escola de Música Óscar da Silva, 31 de Maio de 2008.

- Conferência sobre a ópera Motezuma, de Vivaldi. (Ciclo de conferências associado à temporada do Teatro Nacional de São Carlos, org. Amigos do São Carlos). Lisboa, TNSC, 30 de Março de 2007.

- Conferência sobre a ópera Padmâvatî, de Albert Roussel. Ciclo Óperas (mal) amadas do século XX (org.Amigos de São Carlos/Culturgest). Lisboa, Culturgest, 14 de Fev. de 2007.

- Conferência sobre a ópera Die Vögel, de Walter Braunfels. Ciclo Óperas (mal) amadas do século XX (org. Amigos de São Carlos/Culturgest). Lisboa, Culturgest, 16 de Nov. de 2005.

- Conferência “A obra de Carlos Seixas no contexto da música europeia para tecla” proferida no Festival CisterMúsica (Alcobaça) no âmbito das comemorações dos 300 anos do nascimento de Carlos Seixa, Maio de 2004.

- Curso Intensivo de História da Música Portuguesa, no âmbito do Festival de Música João José Baldi. Guarda, Paço da Cultura, Maio de 2000.

- “J. S. Bach e a música do seu tempo”, conferência na Biblioteca Virgílio Ferreira, Gouveia, Outubro de 2000.

 

Exposição

300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal. Biblioteca Nacional de Portugal, 22 de Julho-13 de Setembro de 2013.

Guiões para espectáculos e concertos encenados

- Concepção do projecto, autoria do guião e pesquisa musicológica para o espectáculo Assembleia em Queluz: Bailes, Jogos de Salão e Repertórios Instrumentais – O Baralho Musical de José do Espírito Santo e Oliveira. Intérpretes: Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira de Campos (bailarinas), Divino Sospiro. Temporada de Música Tempestade e Galanterie (org. CEMSP), Palácio de Queluz, 16 de Março de 2014.

- Adaptação do espectáculo referido no ponto anterior, com o título Assembleia das Nações Estrangeiras, no âmbido da 12ª edição do Festival Lumières de Helsínquia, subordinada ao tema Portugal V Império, e realização de uma versão para crianças Um salão lisboeta para pequenos Príncipes e Princesas. Suomenlina, Tenalji von Fersen, 14 e 15 de Junho de 2014.

- Concepção do concerto encenado Delírios Profanos, com base em modinhas e música de salão setecentista para o Teatro Municipal da Guarda em 2006. Intérpretes: Teresa Gonçalves (soprano); Inês Madeira (mezzo-soprano); Rogério Pires (guitarra); Américo Rodrigues(voz).

Organização de Seminários e Encontros Científicos

- Organização da Jornada de Estudo Roma, Nápoles, Paris, Lisboa no âmbito do grupo do INET-MD “Estudos Históricos e Culturais em Música”. Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 7 de Outubro de 2014.

- International Colloquium Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820. Org. conjunta dos Centros de Investigação da Univ. de Évora (UNIMEM), da Univ. Nova de Lisboa (FCSH/ INET-MD) e da Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Membro das Comissões Científica e Organizadora. Lisboa, Fundação Gulbenkian e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 14 a 16 de Junho de 2013.

- Organização das Jornadas Música e Estado I: Música, cultura de corte e poder político em Portugal na época moderna no âmbito do grupo “Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais” do INET-MD (com Rui Vieira Nery, Rui Cabral Lopes e o historiador Pedro Cardim). Lisboa, FCSH-UNL, 12 de Outubro de 2012.

- Organização (com Pedro Nunes e Pedro Boléo) do debate “Crítica Musical – Para que serve?”, FCSH-UNL, 18 de Maio de 2010.

- Coordenação e organização do Fórum “Crítica Musical – Passado, Presente e Futuro”, (Castelo Branco, Biblioteca Municipal, 23 e 24 de Maio de 2009) e do Fórum “O Lugar da Crítica” (Castelo Branco, Biblioteca Municipal, 5 e 6 de Junho de 2010) no âmbito do Festival Primavera Musical.

Orientações de teses de doutoramento (em curso)

- Pedro Lopes e Castro, “A tradição das Serenatas em Portugal com especial atenção a João de Sousa Carvalho”. Co-orientação com o Prof. Jorge Correia da Univ. de Aveiro.

- Cristiana Spadaro, “A música de Giovanni Giorgi. Análise teórico-prática dos Motetes para a Patriarcal de Lisboa”. Co-orientação com o Prof. António Lourenço, da Univ.de Aveiro.

- Fernando Miguel Jalôto, "Antonio Tedeschi (1702-1770) 'Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade' - o Homem e Obra." Co-orientação com o Prof. Rui Vieira Nery, da FCSH-UNL.

- Diana Vinagre, “O violoncelo em Portugal c. 1750-1834: um estudo de repertório e práticas interpretativas”. Co-orientação com o Prof. Rui Vieira Nery, da FCSH-UNL.

Participação em Júris de Mestrado e Doutoramento

- Iskrena Dimova Yordanova, Contributos para o estudo da oratória em Portugal: Contexto de criação e edição crítica de “La Morte d’Abel” de P. A. Avondano (1714-1782). Tese de Doutoramento em Música e Musicologia. Univ. de Évora, 5 de Dezembro de 2013.

- Rosana Pina, Design de Comunicação aplicado à Educação Musical: um sistema de notação musical e partitura gráfica de apoio à aprendizagem e à performance. Tese de Mestrado em Design de Comunicação, Faculdade de Arquitectura da Univ. de Lisboa, 18 de Nov. de 2013.

- Aline Gallash-Hall, A Cenografia e a Ópera em Portugal no Século XVIII: Os Teatros Régios (1720-1793). Tese de Doutoramento em História, Dep. de História da Univ. de Évora, 15 de Outubro de 2012.

Filiação em Organizações Académicas/Affliation in Academic Organizations

SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

IMS - Internacional Musicological Society

SIDM - Società Italiana di Musicologia

BSEC - British Society for Eighteenth-Century Studies

Outros Elementos que considere importantes/ Other Activities

- Colaboradora do jornal PÚBLICO (crítica e jornalismo musical) desde 1996.

- Colaboradora do Caravelas - Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira (órgão do CESEM-FCSH da UNL), desde 2008.

- Membro da Comissão Científica do CESMP - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal, criado por iniciativa da orquestra barroca DIVINO SOSPIRO em parceria com a Parques de Sintra - Monte da Lua, com sede no Palácio Nacional de Queluz.

- Membro do júri de Concurso Público Anual para a selecção de Festivais de Música e Ciclos de Concertos a apoiar pelo Ministério da Cultura (Instituto Português das Artes do Espectáculo) no