• Guitarra
Menu

Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Autor Publicado em: Título
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | «Unidade, trabalho e vigilância»: O «homem novo» nos hinos revolucionários de Moçambique (1962-77)
Andrew Snyder 2024 Entrevista | An Interview with Jason Gardner and Giovanni Kezich about We the Spirits
Andrew Snyder 2024 Editorial | Journal of Festive Studies, 6
Gonçalo Prazeres 2024 Artigo | Practice research in free improvisation: Investigating relationships between interaction and musical identity
Caio Mourão 2024 Atas de Conferências | “Bicha pre-tra-tra-tra-tra”: o enviadescimento artivista de Pabllo Vittar e Linn da Quebrada
Frederico Bezerra 2024 Artigo | Vigilância, repressão e temáticas negras nas escolas de samba cariocas durante a ditadura militar
Gonçalo Prazeres 2024 Artigo | Free Improvisation as a Tool to Develop Interaction, Musical Identity and Musicianship among Jazz Students
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | What's race got to do with it?: 'Racialized voice' and 'vocalized race' in Tina: The Tina Turner musical
Pedro Nunes 2024 Artigo | Entre tradição e criação: dinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | ‘Lost & Found’ or ‘Requiem for the new Mozambican man’: Musicking transition from a socialist single-party to a capitalist multiparty system (1987–1994)
Caio Mourão 2024 Atas de Conferências | É, nesta Lisboa, figura de proa da nossa canção: visões das Fado Bicha através das televisões
Andrew Snyder, e.o. 2024 Artigo | "Pathways for a Justice-Oriented Ethnomusicology"
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | Musical activity, show business and post-colonial politics in socialist Maputo, or ‘the multiple sides of a full circle’ (1975–1994)
Caio Mourão 2024 Artigo | "Ai Quanto do Teu Sal...": as lágrimas contracolonizadoras de Fado Bicha e Portugal
INET-md 2024 Lançamento | Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa: Escritos em Liberdade
Filippo Bonini Baraldi 2024 Capítulo | La musique, la santé et la société: contribution de l’ethnomusicologie
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | Entre guerra, política e “uma visão positiva lá de casa”: Descortinando as primeiras experiências moçambicanas na senda da “World Music” (1987-1994)
Pedro Mendes & Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | From “Sin Street” to “Education Street”: Music, Politics and Transgression in Maputo’s Red-Light District, Mozambique (c.1960–86)
Caio Mourão 2024 Artigo | “Além do mar cruel...”: Canção do Mar e a neomercantilização do ethos da saudade portuguesa
Bart Vanspauwen & Iñigo Sánchez-Fuarros 2024 Capítulo | Embracing postcolonial diversity? Music selection and affective formation in TAP Air Portugal’s in-flight entertainment system
Pedro Nunes 2024 Artigo | Das recolhas ao álbum como “cartão de visita”: estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI
Pedro Nunes 2023 Artigo | Nos interstícios do subcampo: Autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI
Andrew Snyder 2023 Artigo | Affective Aspirations of Activist Musical Diplomacy at the Bicentennial Celebration of Brazilian Independence in Lisbon
Andrew Snyder 2023 Artigo | The Musical Expat: Privileged Migration and Baby Music Class in Lisbon
Filippo Bonini Baraldi et al. 2023 Artigo | Perspectives on Musical Care Throughout the Life Course: Introducing the Musical Care International Network
INET-md 2023 Lançamento de livro | Live Looping in Musical Performance
INET-md 2023 Lançamento | Music and the Making of Portugal and Spain
Dulce Simões 2022 Livro | Práticas da Cultura na Raia do Baixo Alentejo. Utopias, criatividade e formas de resistência
2022 O canto alentejano: formas de resistência e horizontes de expetativa
Dulce Simões 2022 A Banda Filarmónica Barranquense: entre lugares, culturas e práticas culturais
Marco Roque de Freitas 2021 Rádio Clube de Moçambique: História económica e cultural de uma empresa radiofónica num contexto colonial (1932-1974)
Maria do Rosário Pestana, André Granjo, Damien Sagrillo, Gloria Rodríguez-Lorenzo 2020 Our Music/Our World: Wind Bands and Local Social Life
Marco Freitas 2020 A construção sonora de Moçambique (1974-1994)
Dulce Simões 2020 Festivais, Imaginários e Identificações Transnacionais
Marílio Wane 2020 Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento
Dulce Simões 2020 Processos de Construção Da Memória Nas Democracias Ibéricas. Os Casos Os Anos Do Século (1979) e Rocío (1980)
Dulce Simões 2020 O Canto Que Virou Património
INET-md 2019 Lançamento | YouSound Zine
INET-md 2019 Lançamento | Critical Brass - Street Carnival and Musical Activism in Olympic Rio de Janeiro
Márcia Ramos de Oliveira 2018 Flicts: As cores e os sons que aproximaram Ziraldo e Sérgio Ricardo
Helvio Monteiro Mendes, Alexsander Jorge Duarte 2018 XyLoops: Composição e performance de uma obra para xilofone e eletrônica em tempo real (live looping)
Alexsander Jorge Duarte 2018 Uma paisagem cultural de Jacutinga
Susana Sardo 2018 Goan Encyclopedia of Goan and Musicians
Pedro Roxo 2018 Hindu Jati (castes) from Diu Island and the Reproduction of Religious Expressive Culture in the Hindu-Gujarati Diaspora in Mozambique and in Portugal: the Kathiyawadi Bhajan
José Salgado e Silva, Pedro Aragão 2018 Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário
Rui Filipe Marques 2018 [Portuguese] §3. Folk-music and oral literature
Ana Paula Peters 2018 Vatapá, comida rara: cantando a receita no início da era fonográfica
Alexsander Jorge Duarte 2018 Modinhas à moda dos Toques do Caramulo: para músicos feitos ou a caminho
Cristina Almeida 2018 Memórias no feminino: O Círculo de Cultura Musical do Porto (1939-2007)
Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Susana Moreno Fernández 2018 Music in Portugal and Spain: Experiencing Music, Expressing Culture
Filippo Bonini Baraldi, Domenico Di Virgilio e Gianfranco Spitilli 2018 Giannina Malaspina cantastorie
Ana Rita Oliveira Lopes 2017 O mapeamento das actividades do INATEL no âmbito da música popular
Alexsander Jorge Duarte 2017 Live looping: Performance da música centrada no uso da loop station
Regina Monteiro de Abreu 2017 Listas Audíveis, coleções conectáveis: agentes de memória e versões de registro da música
Jorge Graça 2017 Etnomusicologia​ ​visual: ​​desafios​ ​na​ ​elaboração​ ​de vídeo-documentário​ ​sobre​ ​o​ ​Cantar ​os​ ​Reis​ ​em ​Ovar
Joana Margarida Pereira Ferreira 2017 O acervo de Música da Banda Amizade de Aveiro: tratamento e estudo
José Salgado e Silva 2017 Sobre diversidade musical e estudos de música – anotações no trânsito entre etnomusicologia e educação pública
Pedro Aragão 2017 Apontamentos sobre acervos de 78 rpm no Brasil: um breve relatório sobre a mesa 'Roda de 78 rpm'
Rosário Santana 2017 Fado (SAGE Encyclopedia of Music and Culture)
Márcia Ramos de Oliveira 2017 Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais
Regina Monteiro de Abreu 2017 Desafios na patrimonialização de bens imateriais de caráter religioso: o caso das Folias de Reis Fluminenses
Regina Monteiro de Abreu 2017 Desafios da patrimonialização do imaterial no caso da prática performativa do 'jongo'
Márcia Ramos de Oliveira 2017 Reflexões sobre a identidade lusófona nas trajetórias das cantoras Carmen Miranda e Amália Rodrigues
Maria Isabel Ribeiro de Castro 2017 O papel da música na reconstrução da história e da memória em comunidades migrantes
Ana Resende Clément, Aoife Hiney, Rui Oliveira 2016 Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança
Dario Ranocchiari 2016 My Havana. The Musical City of Carlos Varela
Maria Isabel Ribeiro de Castro 2016 A canção de embalar na diminuição do choro de crianças pequenas
Pedro Aragão 2016 Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro: um estudo exploratório das gravações mecânicas (1902-1927)
Rui Filipe Marques 2016 Tuna in Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World
Susana Sardo 2016 Ethnomusicology and its Sisyphus. Inter-knowledge, dialogue and prudence for a disciplinary (re)classification
Alexsander Jorge Duarte 2016 A arte do looping. A loop station como instrumento de prática performativa musical
Rui Filipe Marques 2016 Capa e Canção em Coimbra
José Salgado e Silva 2016 Refletindo sobre práticas musicais educativas, diferença e emancipação
Dario Ranocchiari 2016 Ethnicity and Religion in the archipelago of San Andrés, Providencia and Santa Catalina
Dario Ranocchiari 2016 Entre lo viejo y lo nuevo: tradición, reivindicación y turismo en la música contemporánea sanandresana
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo 2016 Classifying heritage by (re)classifying identities: the inclusion of Kola San Jon in the Portuguese list of intangible heritage
Alexsander Jorge Duarte 2016 Por dentro da 'moda': impressividade e indumentária na caipiridade
Maria do Rosário Pestana 2016 Memórias e património imaterial no Algarve: entre arquivos e performances
João Silva 2016 The Portuguese cançoneta and early phonography
Luís Trindade 2016 Narratives in Motion: Journalism and Modernist Events in 1920s Portugal
Dulce Simões 2016 A guerra de Espanha na raia luso-espanhola. Resistências, solidariedades e usos da memória
Manuel Deniz Silva; Esteban Buch; Igor Contreras (eds) 2016 Composing for the State: Music in 20th-Century Dictatorships
Carvalho, M., Debut, Vincent e Antunes, Vieira, José 2016 Maîtrise de l’accord et du timbre d’instruments de percussion à lames par modifications structurales optimales
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Um contributo para o estudo da sinalética em ambiente construído
Jorge Castro Ribeiro 2015 Coros madeirenses: sociabilidade, representação insular e participação musical
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Comunicação visual: imagens que disseminam ciência
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Projeto de Branding para uma Unidade de Investigação: o caso INET-MD
Rui Filipe Marques 2015 “Now, you are one of us” – participatory observation in the study of non-professional musical activities. A case study of Tuna Souselense
Maria do Rosário Pestana 2015 Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI
Susana Sardo, Cristina Almeida 2015 Como guardar a lusofonia em canções: os casos de Goa e de Damão
Alexsander Jorge Duarte 2015 El paisaje cantado como repositorio de la memoria y potenciador de nuevos paisajes: el caso de música raíz al Sul de Minas
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo 2015 Classificar o património (re)classificando as identidades. A inscrição do Kola San Jon na lista portuguesa do PCI
José Salgado e Silva 2015 Ação musical, utopia e micropolítica em performance – um diálogo sobre a organização de um grupo de forró no Rio de Janeiro
Maria do Rosário Pestana, Helena Marinho 2015 An invisible network: music consumption and the construction of the Portuguese popular song
Dario Ranocchiari 2015 Los lugares de lo político, los desplazamientos del símbolo. Poder y simbolismo en la obra de Victor W. Turner (Rodrigo Díaz Cruz)
Dario Ranocchiari 2015 Música urbana en San Andrés isla. ¿Hacia una etnicidad más inclusiva?
Dario Ranocchiari 2015 Creole: Inside. Cómo hacer filmaciones no etnográficas puede servir a la realizacíon de una ethnografía
Rui Filipe Marques 2015 O Orfeon Académico de Coimbra (1880 – 1912): nacionalismo e cosmopolitismo no começo de uma era nova
Filippo Bonini Baraldi e Florent Manneveau 2015 Pour un commun multiple. L'expérience du Bal des Pianos en région parisienne
Isabel Campelo 2015 “That Extra Thing”: The Role Of Session Musicians In The Recording Industry
Rui Vieira Nery 2015 Os Sons da República
Maria do Rosário Pestana (Coord) 2015 Vozes ao Alto
Vincent Debut 2015 The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell
Salwa El-Shawan Castelo-Branco 2015 The Politics of Music Categorization in Portugal
Jorge Castro Ribeiro 2014 Encontro e sintonia com a modernidade Europeia: A Música Orquestral na história do Orpheon Portuense
Jorge Castro Ribeiro 2014 A Arte de Saber Ouvir: A Música de Câmara na História do Orpheon Portuense
Susana Sardo 2014 Hospedeiros do Oriente – O Lugar do Oriente na Literatura Goesa sobre Folclore e Música no Século XX
Cristina Cortês 2014 Gestão, organização e representação da informação nas instituições de memória: Identificar para integrar
Alexsander Jorge Duarte 2014 A paisagem cantada como repositório de memória e potenciadora de novas paisagens: o caso da música raiz no Sul de Minas
Rui Filipe Marques 2014 O associativismo musical enquanto cultura de participação - um estudo de caso da Tuna Souselense
Cristina Cortês 2014 O Museu da Universidade de Aveiro: coleções, investigação e herança patrimonial
Cristina Cortês 2014 As ferramentas e/ ou serviços web 2.0 nas instituições de memória: do uso ao processo comunicacional, no apoio à construção da memória coletiva
Maria do Rosário Pestana 2014 Mapping “Portuguese Music” the Armando Leça Collection (1939-40)
Susana Sardo 2014 Fado, Folclore e Canção de Protesto em Portugal: repolitização e (con)sentimento estético em contextos de ditadura e democracia
Maria do Rosário Pestana 2014 Cidadanias modernas: itinerários de Ernesto Maia no Movimento Associativo, Pratica Coral e Critica Musical na Cidade do Porto (1880 -1910)
Maria do Rosário Pestana & Jorge Castro Ribeiro 2014 Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e Encontros da Música e da Dança
Salwa El-Shawan Castelo-Branco 2014 Portugal: Festas in Minho
Salwa El-Shawan Castelo-Branco & Jorge Castro Ribeiro 2014 Portugal: Music and Dance from Madeira
José Dias & Haftor Medbøe 2014 Improvisation in the digital age: New narratives in jazz promotion and dissemination
José Dias & Pedro Cravinho 2014 Jazz on Portuguese film: Belarmino (1964) and Alice (2005) – Two Milestones
Maria do Rosário Pestana 2014 Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939/40. Edição Crítica dos Registos Sonoros Realizados por Armando Leça
Manuel Deniz Silva e Maria do Rosário Pestana 2014 Indústrias da Música e Arquivos Sonoros em Portugal no Século XX: práticas, contextos, patrimónios
Susana Sardo 2013 Quando a música se escreve: Discursos e narrativas sobre a música goesa na construção de um património desejado
Susana Sardo 2013 Música e conciliação. Contributos para uma ecologia dos saberes a partir das viagens da música no Atlântico Sul. O caso das relações Portugal-Brasil
Susana Sardo 2013 Etnomusicologia, música e ecologia dos saberes
Jorge Castro Ribeiro 2013 De saudade à sôdade: Subalternidade e emancipação nas práticas históricas e contemporâneas do fado e da morna
Susana Sardo 2013 The Family Mando
Gonçalo Antunes de Oliveira 2013 Anomy
Filippo Bonini Baraldi 2013 Tsiganes, musique et empathie
Leonor Losa 2013 Machinas fallantes. A música gravada em Portugal no início do século XX
Vanda Sá, Cristina Fernandes 2013 Música Instrumental No Final Do Antigo Regime
Susana Fernández, Pedro Roxo e Ivan Iglesias 2013 Música e Saberes em Trânsito
Maria do Rosário Pestana 2013 Armando Leça e a Música Portuguesa 1910-1940
Susana Sardo 2013 Guerras de Jasmim e Mogarim. Música, Identidade e Emoções em Goa
Frederick Moehn 2013 Contemporary Carioca: Technologies of Mixing in a Brazilian Music Scene
Maria Isabel Ribeiro de Castro 2013 Vês? nós já cantávamos antes!”- A fotografia como memória da música
Estelle Amy de la Bretèque 2013 Paroles mélodisées. Récits épiques et lamentations chez les Yézidis d'Arménie
Cristina Almeida 2012 Mantendo Portugal vivo em Damão e na diáspora - a música como escudo identitário e simbólico
Cristina Almeida 2012 Música e identidade na comunidade damanense: Damão e a diáspora
Cristina Cortês 2012 A harmonização normativa em Instituições de Memoria: os desafios e dificuldades na interoperabilidade
Cristina Cortês 2012 A componente participativa no cenário português: do uso à participação
Susana Sardo, Helena Marinho 2012 Construir a nação com música: o protagonismo do compositor Frederico de Freitas no primeiro fonofilme português “a severa”
Maria Isabel Ribeiro de Castro 2012 Ser Goês Fora de Goa: Música e Religião em viagem
Susana Moreno Fernández; Salwa Castelo-Branco; Pedro Roxo; Ivan Iglesias (editors) 2012 Current Issues 2012
Jorge Castro Ribeiro 2011 Entre o pudor e o rubor: práticas performativas, tensões sociais e histórias do batuque no contexto atlântico lusófono
Cristina Cortês 2011 Communication in the Library: the Role of Librarians = La Comunicación en la Biblioteca: el Papel de los Bibliotecários
Maria do Rosário Pestana 2011 Dar luz aos textos, silenciar as vozes “des”- conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)
Maria do Rosário Pestana 2011 Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX
Maria do Rosário Pestana 2011 De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso
Susana Sardo 2011 ’Proud to be a Goan’. Colonial Memories, Post-colonial identities: Music and goan diaspora
Susana Sardo, Maria do Rosário Pestana 2011 Dar Luz à Voz
John Morgan O'Connell Salwa El-Shawan Castelo-Branco (eds) 2011 Music and Conflict
Victor A. Stoichiță 2011 Chants tsiganes de Roumanie
Jorge Castro Ribeiro 2010 Migração, sodade e conciliação: a prática do batuque cabo-verdiano em Portugal
Salwa El-Shawan Castelo-Branco (ed.) 2010 Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Maria de São José Côrte-Real (Coordenadora Científica) 2010 Migrações 7 - Música e Migração / Music and Migration
Susana Sardo & Jorge Castro Ribeiro 2010 Portugal. Musique d'Entre Douro e Vouga
Susana Sardo 2009 Música Popular e diferenças regionais
Dieter Christensen & Salwa El-Shawan Castelo-Branco 2009 Traditional Arts in Southern Arabia. Music and Society in Sohar, Sultanate of Oman
Maria de São José Côrte-Real 2008 Music, synergies and interculturality: 'MUSSI at school' project
Susana Sardo & Jorge Castro Ribeiro 2006 Bibliotecas Vivas: Velhas Palavras Novas Leituras
Maria José Barriga 2003 Cante ao Baldão: Uma prática de desafio no Alentejo
Salwa El-Shawan Castelo-Branco & Jorge de Freitas Branco (eds.) 2003 Vozes do Povo - A Folclorização em Portugal
João Soeiro de Carvalho 2003 O Alto-Minho na Obra Etnográfica de Abel Viana
Pedro Felix 2000 Preservar o Património. Registos de Som