• Disco2
Menu

Capítulos Livros

Autor Publicado em: Título
Maria do Rosário Pestana 2018 Orfeanismo: Local Musicking and the Building of Society in Provincial Portugal
Pedro Cravinho 2017 A Kind of 'In-Between': Jazz and Politics in Portugal (1958-1974)
Sara Braga Simões 2017 «Bella, e agradável Muzica» no Paço da Ajuda e em Madrid: novos dados sobre obras compostas para o duplo casamento de 1785
Clarissa Foletto 2017 Desvendando o “jardim secreto”: A comunicação entre professor e aluno no ensino individual do instrumento
Jorge Salgado Correia 2017 O efeito fraturante da noção de ‘corpo’ na investigação em performance musical
Jorge Salgado Correia 2017 Artistic research: two immiscible modes of knowing
Alfonso Benetti Junior 2017 Expressivity in Western-art and Jazz piano performance: an exploratory study
Maria do Rosário Pestana 2017 Alentejo, visibilidade e ocultação: scriptualização e institucionalização de práticas musicais rurais
Márcia Ramos de Oliveira 2017 Os blogs sob o olhar do historiador
Elder Oliveira 2017 Paisagens que se Instalam: Concepção e Performance de Instalações Sonoras para Lugares Específicos
Shao Ling 2017 A música erudita portuguesa na perspetiva intercultural: o caso da comunicação com a China
Helena Marinho 2017 Vozes femininas na coleção de correspondência do compositor Frederico de Freitas
Clarissa Foletto 2017 Do percurso doutoral ao autoconhecimento
Pedro Félix 2017 Alfredo Marceneiro (1960) The Fabulous Marceneiro
Pedro Félix 2017 Maria Teresa de Noronha (1966) Saudades das saudades
Pedro Félix 2017 Carlos do Carmo (1977) Um homem na cidade
Pedro Félix 2017 Ricardo Ribeiro (2010) Porta do Coração
Pedro Félix 2017 Carminho (2012) Alma
Rui Vieira Nery 2017 Um Grande Poeta num Tempo de Mudança
Rui Vieira Nery 2017 Sacralidade e Espiritualidade das Expressões Musicais
Rui Vieira Nery 2017 Uma História Contada por um Louco
Paulo Maria Rodrigues, Helena Rodrigues 2017 Collective Musicality: Stories of Healing from Companhia de Música Teatral and other Musical Projects
Shao Ling 2017 El Coro en La Sangre de Antígona: texto, musica y puesta en escena
Susana Sardo 2017 Canções mensageiras: A cumplicidade entre Brasil e Portugal na construção das democracias através da palavra cantada
Susana Sardo 2017 Institutionalizing and materializing music through sound sources. The case of Bruce Bastin’s fado collection in Portugal
Susana Sardo 2017 Shared Research Practices on and about music: toward decolonizing colonial ethnomusicology
Gonçalo Antunes de Oliveira 2017 From Parque Mayer to Teatro Monumental: Vasco Morgado's Empire in Lisbon
Iñigo Sánchez Fuarros 2017 Mapping out the Sounds of Urban Transformation: The Renewal of Lisbon’s Mouraria Quarter
Alcina Cortez 2017 Exploring the Social and Cultural Voices of Objects
Salwa El-Shawan Castelo-Branco 2017 Para o estudo dos Patrimónios Sonoros do Alentejo
Pilar Diez Corral 2017 Juan V de Portugal, Felipe V de España y la Roma de Clemente XI: imagen, representación y política
Dulce Simões 2017 Fiestas y frontera: recreando espacios, tiempos y relaciones fronterizas
Dulce Simões 2017 A patrimonialização e turistificação das práticas culturais como estratégia de desenvolvimento sustentável: contradições, incertezas e expectativas na raia do Baixo Alentejo
Dulce Simões 2017 A turistificação do Cante Alentejano como estratégia de “desenvolvimento sustentável”: discursos políticos e práticas da cultura
Maria do Rosário Pestana 2017 Mulheres portuguesas migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória
Dario Ranocchiari 2017 Music video clips. Collaborative filmmaking and digital circulation as a research method in Ethnomusicology
Francisco Monteiro 2017 Performance and Music Creation
Sérgio Bordalo e Sá 2017 A recorrência da dança como marca autoral: o caso de Leitão de Barros
Filippo Bonini Baraldi 2017 Embodied Interaction with Sonic Agents. An Anthropological Perspective
Cristina Fernandes 2017 Música, cerimonial e representação política: Sant’Antonio dei Portoghesi no contexto das igrejas nacionais em Roma durante a época barroca (1683-1728)
António Ângelo Vasconcelos 2017 O Ensino e a Aprendizagem de um Instrumento nos Conservatórios e Academias: problemáticas e perspetivas
José António Gomes 2017 Mais do que um manual
José António Gomes 2017 Representações árabes na narrativa portuguesa para a infância e a juventude: da tradição à contemporaneidade
José António Gomes 2017 Vida e escrita e seus reflexos na poética do diário
Maria José Araújo 2017 Brincar no Bairro: descobrir o lazer no tempo livre através da sociabilidade nos espaços de logradouro
Filipa Seabra 2017 Mobilidade Virtual em Rede no Contexto da Licenciatura em Educação da UAb
Filipa Seabra 2017 Permanência dos estudantes no Ensino Superior à distância: elaboração de um instrumento
José Carlos Godinho 2017 Música Seis
Clarissa Foletto 2016 Revealing the ‘secret garden’: teachers and students communication in one-to-one instrumental lessons
Susana Sardo 2016 Ethnomusicology and its Sisyphus. Inter-knowledge, dialogue and prudence for a disciplinary (re)classification
Rui Filipe Marques 2016 Capa e Canção em Coimbra
José Salgado e Silva 2016 Refletindo sobre práticas musicais educativas, diferença e emancipação
Helena Santana 2016 Prefácio in O Mundo de Malher e Dostoiévski
Dario Ranocchiari 2016 Entre lo viejo y lo nuevo: tradición, reivindicación y turismo en la música contemporánea sanandresana
Helena Santana, Rosário Santana 2016 O geográfico, o geológico e o ambiental na determinação da componente linguística e musical da romaria da Sr.ª do Almurtão
António Vassalo Lourenço 2016 A Orquestra
Alfonso Benetti Junior 2016 Linguagens, Emoções e Memórias: Relações entre Música e Moda
Alexsander Jorge Duarte 2016 Por dentro da 'moda': impressividade e indumentária na caipiridade
André Deus Pereira 2016 A Sociedade Musical de Lisboa: um projecto artístico singular no panorama musical português
Elisabete Monteiro 2016 Dança na comunidade: diálogo plural entre singulares
Dulce Simões 2016 Performance e utopias no teatro de amadores. O grupo de Teatro de Acção Cultural de Almada (1974-1976)
João Silva 2016 The Portuguese cançoneta and early phonography
Maria José Araújo 2016 Um projeto à flor da pele
Pedro Santos Boia 2016 Ana R.: a origem cigana, a fase ‘betinha’ e o clubbing
José António Gomes 2016 Prefácio
João Teixeira Lopes 2016 Rafa: nome próprio e nome de orquestra
Maria José Araújo 2016 Introdução
Maria José Araújo 2016 O que as palavras querem dizer
Pedro Santos Boia 2016 Being in the zone and the emergence of musical instruments’ aesthetics: auto-ethnographic experiences in viola playing
João Teixeira Lopes 2016 A gender approach in brain drain: the new labor precariousness of highly skilled portuguese women
João Teixeira Lopes 2016 Urban space and public places
José António Gomes 2016 Heróis de aventura nenhuma na escrita de Alice Vieira
José António Gomes 2016 Memória(s) e identidade na escrita para crianças e jovens: algumas pistas
Rui Vieira Nery 2016 Um Olhar Cúmplice Sobre as Raízes do Fado
Rui Vieira Nery 2016 Um Manifesto Anti-Fascista Militante
Rui Vieira Nery 2016 Uma Severa de Carne e Osso
Rui Vieira Nery 2016 Uma Primeira Abordagem Antropológica
Iñigo Sánchez 2016 Timba, rumba and the 'appropriation from within
S. Jurgens 2016 Three methods of designing a workflow with multimodal video annotation in interdisciplinary choreographic processes
Luís Trindade 2016 Television Culture and Social Change in Post-Revolutionary Portugal
Luís Trindade 2016 Starting over: singer-songwriters and the rhythm of historical time in post-revolutionary Portugal
Manuel Deniz Silva 2016 Salazar’s dictatorship and the paradoxes of State music: Luís de Freitas Branco’s ill-fated Solemn Overture 1640 (1939)
Rui Vieira Nery 2016 Reencontrar o Fado, Cara a Cara
Campos, R. M. D. O., Simões, J. A. & Nunes, P. 2016 Protest rap and young Afro-descendants in Portugal
Rui Vieira Nery 2016 Propaganda pela Trova
Rui Vieira Nery 2016 O Momento da Profissionalização
Rui Vieira Nery 2016 O Fado e a Ideologia do Estado Novo
Fonseca, S. I. R. L. D., P. Clemente, M., Coimbra, D. & Gabriel, J. 2016 O contributo da termografia na medicina das artes do espetáculo
Maria Dulce Simões 2016 O Cante na raia do Baixo-Alentejo: experiências e expectativas
Maria Dulce Simões 2016 Miguel Hernández um símbolo de resistência na raia hispano-portuguesa: fenómenos de emblematização e usos políticos do passado
João Teixeira Lopes 2016 Migrationswegue und Bildung: eine biografische Herangehensweise, basierend auf den Erfahrung von Kÿnstlerinnen mit Migrationshintergrund
João Teixeira Lopes 2016 Participação sociocultural e mundos digitais: novas oportunidades, novos constrangimentos
José António Gomes 2016 Continuando a percorrer a ‘estrada fascinante’
José António Gomes 2016 A Primeira e Segunda Guerra Mundiais em narrativas para crianças e jovens: uma reflexão sobre os modos de representação literária
Vanda de Sá 2016 Irmandade de Santa Cecília - Implementação local na segunda metade do século XVIII: Évora e Porto
Cristina Fernandes 2016 Changing ceremonial and musical paradigms: from the 17th century Iberian traditions to the ‘romanization’ of the Lisbon Royal Chapel under King João V.
Rui Vieira Nery 2016 As Raízes Lisboetas do Fado
Graça Mota 2016 Social inclusion and non-formal music learning—in the shadow of Venezuela’s El Sistema
Susana Belchior 2016 As Primeiras Expedições de Gravação da «The Gramophone Company» em Portugal
Filipe Lopes 2016 Pensamentos POLISphónicos
Filipa Seabra 2016 Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais?
José António Gomes 2016 Casas muito doces: reescritas infanto-juvenis de Hänsel e Gretel – a perenidade de um conto e a atualidade de um ensaio de Sara Reis da Silva
Filipa Seabra 2016 Avaliação Externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares
Pedro Roxo, Salwa Castelo Branco 2016 Jazz, Race and Politics in Colonial Portugal: Discourses and Representations (1924-1971)
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Um contributo para o estudo da sinalética em ambiente construído
Jorge Castro Ribeiro 2015 Coros madeirenses: sociabilidade, representação insular e participação musical
Aoife Hiney 2015 Os desafios dos maestros de coros voluntários em Aveiro
Maria do Rosário Pestana 2015 Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI
Susana Sardo, Cristina Almeida 2015 Como guardar a lusofonia em canções: os casos de Goa e de Damão
Rui Filipe Marques 2015 O Orfeon Académico de Coimbra (1880 – 1912): nacionalismo e cosmopolitismo no começo de uma era nova
Jiménez, L. 2015 Los Contextos de la Etnicidad en la Infancia
Alge, B. 2015 Zur Positionierung der Ethnomusikologie im Kontext einer Relationalen Musikwissenschaft an Musikhochschulen
Jiménez, L. 2015 "Spanish people don´t know how to rear their children!" Dominican women´s resistance to intensive mothering in Madrid
Sánchez, I. 2015 Sounding out the cuban diaspora in Barcelona: Music, migration, and the urban experience
Silva, M. P. D. 2015 «Obligados a convivir pared con pared»: Los intercambios musicales entre España y Portugal durante los primeros años del franquismo (1939-1944)
De La Barre, J. 2015 The Sampling of Lisbon: Hip Hop and the Lusophone Imagination
Alge, B. 2015 Von der Feldforschung ins Klassenzimmer: Reflexive Ethnografie und ihre Relevanz für die Musikpädagogik
Ana Luísa Veloso 2015 This is My Voice in Music: Creating New Life Opportunities from Collective Musical Participation
António Ângelo Vasconcelos 2015 O Ensino especializado de música num tempo de mudanças: singularidades, interdependência e desafios
Ana Luísa Veloso 2015 Music as a way of living: the case of Sonoscopia
Maria Lívia Jimenez Sedano 2015 When the Border Becomes a Threshold: Children´s Visits to Relatives in Santo Domingo
António Ângelo Vasconcelos 2015 Being a composer in an age of uncertainties, risks and diffuse creativity: Training, career and creativities
Jorge Alexandre Costa 2015 Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos
Filippo Bonini Baraldi 2015 Quest-ce que la musique tsigane?
Vincent Debut 2015 The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell
Salwa El-Shawan Castelo-Branco 2015 The Politics of Music Categorization in Portugal
João Soeiro de Carvalho 2015 Colonial Experience, Post-Colonial Sound: Makwayela on the Fringe of History
Manuel Deniz Silva 2015 The politics of listening: some reflections on the use of music technologies in Portuguese early sound films
Jaime Reis 2015 Perception and Reception of Emmanuel Nunes’s musical practice
Jorge Castro Ribeiro 2014 Encontro e sintonia com a modernidade Europeia: A Música Orquestral na história do Orpheon Portuense
Jorge Castro Ribeiro 2014 A Arte de Saber Ouvir: A Música de Câmara na História do Orpheon Portuense
Susana Sardo 2014 Hospedeiros do Oriente – O Lugar do Oriente na Literatura Goesa sobre Folclore e Música no Século XX
Filipa Lã 2014 Learning to be a Professional Singer
Pedro Santos 2014 The Interaction Choir-Orchestra in Ljus Av Ljus by Karen Rehnqvist
Helena Marinho 2014 Composing for Dance during the Estado Novo Dictatorship: A Case Study
Maria do Rosário Pestana 2014 Cidadanias modernas: itinerários de Ernesto Maia no Movimento Associativo, Pratica Coral e Critica Musical na Cidade do Porto (1880 -1910)
Ana Paula Batalha, Ana Macara, Kátia Mortari 2014 Corpo, Técnica e Movimento: Possibilidades para sentir, expressar e estar bem
Gehlhaar, R., Rodrigues, P. M., Girão, L. M. & Penha, R 2014 Instruments for everyone: Designing new means of musical expression for disabled creators
Maria Dulce Simões 2014 Teatro de Amadores de Almada: performance e espoir em Tempo de Revolução
Cristina Fernandes 2014 Sinfonias "Al Divino" - Algumas Reflexões sobre os usos da música orquestral nos espaços eclesiáticos da monarquia
Ana Macara, Ana Paula Batalha, Kátia Mortari 2014 Corpo imanente e transcendência na performance contemporânea
Manuel Deniz Silva 2014 O Orpheon Portuense no contexto das sociabilidades musicais eruditas em Portugal: notas para um roteiro de pesquisa
Bart Vanspauwen 2014 O Festival Musidanças: uma análise discursiva da programação e dos manifestos (2001-2012)
Rui Vieira Nery 2014 Música instrumental no final do antigo regime: Práticas de sociabilidade e etratégias de distinção
Livia Jiménez 2014 La Resistencia infantil a asimilar las pertenencias etnonacionales que se promueven desde instancias burocráticas como la escuela
Manuel Deniz Silva 2014 Jacques Rancière: política, emancipação e igualdade
Thais Gonçalves da Silva 2014 Dança clássica no mundo contemporâneo? Paradoxos, dobras, extensões e invenções
Cristina Fernandes 2014 Da Cultura do Corte aos Desafios da Esfera Pública: Instrumentistas e Reportório Instrumentais em Trânsito entre a Real Câmara e os Concertos Públicos (1755-1807)
Silva, T. G. 2014 Composições entre dança e ensino pós-crítico pelas maçãs de Cézanne, ou como produzir diferença com arte na contemporaneidade
M. Rocha 2014 Acustemologia da Violência: música proibida e paisagem sonora brasileira
Jennie Henley; Mary Cohen & Graça Mota 2014 Musical development and positive identity change within criminal justice settings
Graça Mota 2014 Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students
Susana Sardo 2013 Quando a música se escreve: Discursos e narrativas sobre a música goesa na construção de um património desejado
Susana Sardo 2013 Música e conciliação. Contributos para uma ecologia dos saberes a partir das viagens da música no Atlântico Sul. O caso das relações Portugal-Brasil
Jorge Castro Ribeiro 2013 De saudade à sôdade: Subalternidade e emancipação nas práticas históricas e contemporâneas do fado e da morna
Amy de La Bretèque, E. & Bilal, M. 2013 The Oror and the Lorî: Armenian and Kurdish lullabies in present-day Istanbul
Maria do Rosário Pestana 2013 O fado: destinos e oportunidades do 'ser português' - um estudo sobre fado e emigração
Susana Belchior 2013 1900 Expedição de Sinkler Darby - Uma Companhia Gramophone em Portugal
Cristina Fernandes 2013 Sinfonias 'al divino': algumas reflexões sobre os usos da música orquestral nos espaços eclesiásticos da monarquia
Ana Paula Batalha 2013 Paradigmas de la danza y de otras formas de expresión
Iñigo Sánchez 2013 Music and Migration in Multicultural Spain
Maria de São José Côrte-Real 2013 Música, Cognição Intermediática e Colaboração no Ensino da Língua
Maria Dulce Simões 2013 Memórias da guerra civil espanhola em Barrancos: solidariedades e resistências
Manuel Deniz Silva 2013 Esprit” et la “lettre”: lectures politiques de la Rapsodie portugaise d’Ernesto Halffter
Manuel Deniz Silva 2013 Cinco notas sobre o pensamento estético de Álvaro Cunhal
Maria Dulce Simões 2013 A realização dos homens não era no seu trabalho nas fábricas, mas nas colectividades. Discursos e práticas de resistência na Cooperativa de Consumo Piedense
Maria de São José Côrte-Real 2013 Aprendizagens Interculturais
Ana Macara 2013 Argumentos do Corpo: cultura, poética e política
Helena Santana 2012 Glosa III para violino solo – o glosar enquanto manifesto de obra em Jorge Peixinho
Cristina Almeida 2012 Mantendo Portugal vivo em Damão e na diáspora - a música como escudo identitário e simbólico
Cristina Almeida 2012 Música e identidade na comunidade damanense: Damão e a diáspora
Carlos Fragateiro 2012 O Teatro e as Plataformas Web Instrumentos Privilegiados para Sonhar o Impossível
Carlos Fragateiro 2012 Teatro, Escola e Sociedade - Desafios e Urgências
Carlos Fragateiro 2012 Ler o mundo em português – Uma plataforma para a lusofonia
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República V - O Dinamismo Musical da Sociedade Civil
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República VII - O Património Musical e a Construção de uma Entidade Portuguesa
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República VIII - Do Salão Burguês ao Espectáculo Público
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República VI - À procura de uma Ópera Nacional Portuguesa
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República IX - A explosão da música popular urbana
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República IV - O São Carlos e a Representação Social das Elites
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República II - O Ensino Vocacional da Música: Uma miragem impossível
Rui Vieira Nery 2012 As Músicas da República III - As Orquestras dos Cidadãos
Rui Vieira Nery 2012 António Fragoso "1897-1918" Uma promessa ceifada pela Pneumónica
Victor Stoichita 2012 À l'heure du remix: Bucarest et ses manele
A. P. Batalha & K. Mortari 2012 Alguns olhares para o Corpo na Dança no processo de formação profissional
Rui Vieira Nery 2012 Alfredo Keil "1850-1907" Um Republicano Involuntário
Rui Vieira Nery 2012 Alexandre Rey Colaço "1854-1928" Sentimento mediterrânico e disciplina Germânica
Salwa Castelo-Branco 2012 A Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa: os primeiros anos
P. P. Lima 2012 A Caminho da Harmonia
Rui Vieira Nery 2012 A beleza e monumentalidade de um conjunto de instrumentos único no mundo
Graça Mota & Sérgio Figueiredo 2012 Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education
Célia Araújo & Rui Bessa 2012 E do sótão saíram borbolet(r)as
Ana Luísa Veloso & Sara Carvalho 2012 Music composition as a way of learning: emotions and the situated self
Graça Mota 2012 Voices of two young women – Listening to a growing selfhood
Estelle Amy de la Bretèque 2012 Voices of sorrow: Melodized speech, laments and heroic narratives among the Yezidis of Armenia
Helena Marinho; Sara Carvalho 2012 From Fortepiano to Modern Piano: A Case Study of a Performer-Composer Collaboration
Natércia A. Pacheco, Maria José Araújo & NunaTormenta 2012 Music and Drama Beyond School. The case of Madeira Island
Graça Mota 2012 Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture
Maria do Rosário Pestana 2011 De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso
Maria do Rosário Pestana 2011 A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em Manhouce (1938-2000)
Maria José Araújo 2010 As Crianças e o Tempo Livre
Iain D. Foreman 2010 Vertiginous Spaces, Phantasmagorical Geographies: Soundscape Composition After Sebald
Graça Boal Palheiros & L. Bourscheidt 2010 Jos Wuytack. A pedagogia musical activa
Jorge Salgado Correia, Paulo Maria Rodrigues 2009 Developing musicality in the teaching of performance
Susana Sardo 2009 Música Popular e diferenças regionais
Maria de São José Côrte-Real 2008 Music, synergies and interculturality: 'MUSSI at school' project
José Carlos Godinho 2008 Culturas musicais na sala de aula: Audição Participada.
Cristina Fernandes 2007 La fortuna del Coro dos Italianos della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento