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Sobre este Grupo

Este Grupo de Investigação assenta numa abordagem  multidisciplinar, combinando a Musicologia Histórica os contributos da História Cultural, da Etnomusicologia e da Sociologia da Música. Entre 2015 e 2017, algumas actividades do grupo foram organizadas em estreita articulação com duas vertentes temáticas “Música e Media” e “Abordagens Históricas da Performance Musical”. Mais recentemente, o Grupo expandiu o seu âmbito de investigação para o estatuto social e profissional dos músicos em Portugal desde o Antigo Régime até ao final do século XX.

 

Objectivos

  • Aplicar perspectivas dos Estudos Culturais à investigação sobre “música erudita” em Portugal e no Brasil desde o século XVI até ao presente;

  • Estudar ideias musicais, géneros e práticas através de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise musical;

  • Realizar trabalho de campo e pesquisa de arquivo sobre o património musical e processos contemporâneos, tendo em conta uma grande variedade de recursos: documentos históricos e actuais, partituras, tratados teóricos, fontes literárias, iconografia, gravações e materiais audiovisuais.

  • Dinamizar acções de divulgação junto do público em geral.

 

 

Prioridades

  • As principais instituições musicais portuguesas e os seus repertórios do século XVI à actualidade;

  • História das ideias musicais em Portugal e no Brasil desde o Antigo Regime até à modernidade;

  • Música em Portugal durante o Antigo Regime, com especial ênfase no patrocínio real e no mecenato privado, nos modelos cerimoniais e na produção e circulação de repertórios;

  • Sociabilidades musicais em espaços públicos e privados e interação entre música erudita e músicas tradicionais e populares urbanas;

  • “Música e Estado”, centrado nas relações entre a vida musical portuguesa e a criação e evolução das políticas culturais, com duas áreas predominantes: Música e representação do poder real no Antigo Regime e Música e política durante o Estado Novo;

  • O estatuto social e profissional dos músicos e as suas transformações;

  • História dos géneros musicais em correlação com os seus contextos e práticas interpretativas;

  • O impacto da introdução e disseminação da mediação tecnológica na música portuguesa (teatro, fonografia, rádio, cinema).

 

 

Investigador Principal

Cristina Fernandes

 

 

 

Eventos Regulares

 
Cultura, Ciência e Política em Portugal no século XX
Em colaboração com CICS.NOVA (FCSH) e CEIS20 (Universidade de Coimbra)
 
Colóquio Abordagens Históricas à Performance Musical
 
Seminários Internacionais "Música nas Côrtes Ibéricas (séculos XVIII-XIX)
Em colaboração com o Instituto Complutense de Ciencias Musicales (ICCMU), Madrid
 
Seminário Permanente de Estudos Históricos e Culturais em Música

 

 

 

Produção Científica (2013 - 2018)

2019-07-24 grupos de investigacao estudos historicos e culturais em musica-pt 

 

 

Projectos Competitivos em Curso

PTDC/ART-PER/31380/2017 (como entidade participante)
 
PTDC/ART-PER/32624/2017
 
PTDC/ART-OUT/32320/2017 (como entidade participante)
 
PerformArt – Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Family Archives to the History of Performing 
Arts (ERC-CoG 2015 –Consolidator Grant; Grant agreement ID: 681415; IP: Anne-Madeleine Goulet; Host Institutions: CNRS; École Française de Rome) (como entidade participante)
 
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
 
The Portuguese colonial empire and urban popular culture: comparative visions of the metropolis and the colonies (1945-1974). ICS
PTDC / CPC-CMP / 2661/2014 (como entidade participante)

 

  

Projectos Competitivos Concluídos

Musicology applied to classical concert in Spain (XVIII-XXI centuries). Historical, productive, interpretative and ideological aspects
I+D HAR2014-53143-P, Ministerio de Economía y Competitividad, Spain
University of La Rioja (2015-2017) (como entidade participante)
 
Chamber music in 18th-century Spain: genres, performance and recuperation
I+D HAR2011-22712, Ministerio de Ciencia e Innovación, Spain 
University of La Rioja (2012-2014) (como entidade participante)
  

Images from Land and Sea: Frederico de Freitas and music in 20th Century Portuguese Culture

PTDC/EAT-MMU/118753/2010
 
Projecto Pós-Doc financiado pela FCT: SFRH/BPD/75201/2010
 
Music, ideology and politics in the art culture during Franco’s regime (1938-1975)
I+D HAR2010-17968, Ministerio de Economía y Competitividad, Spain
University of Granada (2010-2013) (como entidade participante)
 
PTDC/EAT-MMU/100899/2008
 
The sound and the screen: cinema, television and music industries in twentieth century Portugal 
Projecto Pós-Doc financiado pela FCT: BPD/UI72/6958/2014 | BPD/UI72/6958/2017
 
 
 
Projectos de Transferência de Conhecimento
 
Biblioteca Nacional de Portugal – Acordo para actividades de divulgação (exposições, conferências, concertos, publicações) relacionadas com as colecções de música da instituição
 
Museu da Música Portuguesa (Casa-Museu Verdade de Faria) – Acordo para actividades de divulgação (exposições, conferências, concertos, publicações) relacionadas com as colecções do Sindicato Português dos Músics e do Compositor Fernando Lopes-Graça da instituição
 
Museu Nacional da Música  – Colaborações com o Ciclo de Concertos “Um Músico, Um Mecenas”, com instrumentos históricos
 
Palácio Nacional da Ajuda -  Acordo para utitilzação das instalações e para actividades de divulgação (exposições, conferências, concertos, publicações) relacionadas com o património musical da Biblioteca da Ajuda
 
CEMSP - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (Palácio Nacional de Queluz) - participação no Conselho Científico

 

 

Investigador Principal
 
 
Integrados Doutorados
 
 
Integrados Não Doutorados
 
 
Colaboradores