Publicações
Livro | José Mário Branco: Entrevistas para a imprensa (1970-2019)
Ricardo Andrade e Hugo Castro, investigadores integrados do INET-md, coorganizaram com António Branco o livro José Mário Branco: Entrevistas para a imprensa (1970-2019), editado pela Tinta-da-china.
Fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade (CEDJMB-ML), a obra reúne 119 entrevistas para a imprensa e torna acessível a invulgar dimensão autoreflexiva de José Mário Branco ao longo de 49 dos mais de 50 anos de actividade musical. Nestas conversas, aqui organizadas cronologicamente (1970-2019), percorrem-se vários temas essenciais no percurso de um dos mais destacados músicos e compositores de Portugal: desde questões mais especificamente musicais, como as transformações estilísticas dos repertórios musicais, o universo da gravação fonográfica e a reflexão sobre as funções sociais da canção, a outras mais abrangentes, como a actividade política, os sucessos e os fracassos das várias esquerdas, os vários obstáculos ao longo do percurso e o enveredar por outras áreas artísticas, com destaque para o teatro e o cinema.
Este livro resulta do trabalho de recolha de documentação diversa sobre José Mário Branco (1942-2019) que tem vindo a ser realizado por Ricardo Andrade e Hugo Castro, investigadores do INET-md e curadores do acervo documental deste músico, depositado no CEDJMB-ML, na NOVA FCSH, contando com a colaboração de António Branco (Universidade do Algarve), também curador do CEDJMB-ML e sobrinho de José Mário Branco. Os três investigadores integram a equipa do projeto EXIMUS.

Organização: Ricardo Andrade, Hugo Castro, António Branco
Edição: Tinta-da-china
Apoios: CIAC, INET-md, Projecto EXIMUS, CEDJMB-ML, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Loulé
Este livro foi financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.: UID 00472 — INET-md — Instituto de Etnomusicologia — Centro de Estudos em Música e Dança; 2022.05129.PTDC — Projeto EXIMUS: «‘É preciso avisar toda a gente!’: Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo; e UIDB/04019/2020 e UIDP/04019/2020 — CIAC — Centro de Investigação em Artes e Comunicação.