A linha temática Património(s), Arquivos e Museus é parte integrante do projeto estratégico do INET-md, materializando o trabalho desenvolvido por vários grupos de investigação desde a fundação do Instituto em 1995. O INET-md tem estado ativamente envolvido na curadoria de arquivos de som e imagem, bem como na análise e restauração de instrumentos musicais históricos, através de projetos que resultam da pesquisa individual dos seus membros ou de equipas de trabalho envolvidas em projetos competitivos. Estes arquivos incluem gravações de campo, partituras, recortes de jornais, manuscritos, fontes fonográficas, fotografias e filmes. Concomitantemente, foram doados às instituições que acolhem os polos do INET-md vários arquivos pessoais de grande relevo constituídos por documentação fonográfica e audiovisual assim como manuscritos e outras fontes sobre música e dança. Através de um esforço coordenado de articulação com a sociedade, estas doações têm sido fundamentais em processos de patrimonialização em Portugal e na UNESCO, para os quais o INET-md tem desempenhado um papel crucial. Têm igualmente possibilitado o desenvolvimento de atividades de extensão com museus, fundações e outras entidades através de parcerias colaborativas.

Vários membros da linha temática estão vinculados a redes nacionais e internacionais relacionadas com as temáticas do Património, dos Arquivos e dos Museus. Aqui se incluem a coordenação do Study Group do International Council for Traditions of Music and Dance (ICTMD) intitulado Sources and Archives for Music and Sound Studies; a representação nacional da Associação Internacional de Arquivos Sonoros (IASA); a filiação no Répertoire International des Sources Musicales (RISM), des Littérature Musicale (RILM), de la Presse Musicale (RIPM), e d'Iconographie Musicale (RiDIM); e a liderança da Rede Euterpe: Fórum de Museus e Coleções de Música e Som. Este amplo envolvimento destaca o papel capital da linha temática e incentiva a pesquisa interdisciplinar sobre os tópicos que abrange, bem como ações destinadas a influenciar políticas públicas sobre Património, Arquivos e Museus.

A linha temática tem por objetivo promover investigação sobre os seguintes tópicos:

• Curadoria de acervos arquivísticos e exposições sobre temas que abrangem som, música e dança.
  • Práticas museológicas associadas a arquivos e património cultural.
  • Institucionalização de coleções sonoras.
  • Cartografia de fundos e coleções de património de música e de dança.
  • Desfragmentação de arquivos de música e dança, abordando questões relacionadas com organização, acessibilidade e interoperabilidade.

Ações previstas

• Oficinas sobre arquivos de música e dança em colaboração com o Arquivo Nacional do Som.
  • Criação de um Laboratório de Pesquisa Sonora para Museus em colaboração com o Museu Nacional da Música.
  • Estabelecimento de ações de interoperabilidade entre as bases de dados do INET-md.
  • Internacionalização do património musical português através da interoperabilidade entre as bases de dados RISM, RILM, RIPM e RIdIM, bem como outros repositórios nacionais e internacionais de fontes musicais.
  • Organização de um encontro bianual sobre Património, Arquivos e Museus com consequentes publicações.

Grupos de investigação colaborantes:

Coordenação: