A linha temática Poder, Política e Ativismo proporciona um espaço para a prossecução dos principais objetivos estratégicos do INET-md, abrangendo os seus quatro polos e a maioria dos grupos de investigação. As palavras-chave da linha estão interligadas e beneficiam de abordagens interseccionais tanto na literatura como nas preocupações conceptuais dos projetos de investigação realizados pela nossa equipa.

O conceito de Poder é central no estudo de um amplo espectro histórico de problemas de pesquisa, nomeadamente aqueles levantados pelo estudo de formações políticas em territórios de língua oficial portuguesa. Termos derivados, como contrapoder, empoderamento e poder suave, revelam o seu vasto alcance. Os grupos de investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música, e de Etnomusicologia e Estudos em Música Popular apresentam já produções significativas, centradas na articulação entre música, poder e resistência, como é o caso dos resultados do projeto "Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo (1933-1974)". Noutras áreas de investigação, a noção de Poder também é relevante quando se estuda o impacto que a música, o som e a dança têm nas emoções e nas interações sociais.

Nesta linha temática, Política refere-se ao entrelaçamento da música e da dança com agendas políticas, desde a educação artística inicial até às performances ao vivo. Esta é uma preocupação central para os grupos de investigação de Criação, Performance e Investigação Artística, e de Educação, Música e Teatro na Comunidade, que trabalham, por exemplo, sobre “Projetos de Intervenção Social em Música, Teatro e Dança”, ou “Música, Dança, Património, Memória”, particularmente no que concerne contextos de migração e diáspora.

Por sua vez, Ativismo é um campo vibrante de análise que reflete, sobretudo, as ações dos mais jovens em todo o mundo e que também se conecta a formas históricas de resistência, como são a música/dança/performance de protesto. O Observatório da Canção de Protesto, constituído pelo INET-md em parceria com outras entidades, é uma das referências nesta área de estudos. O foco desta Linha Temática recai também sobre temáticas identitárias e causas globais, em particular as que se relacionam com questões étnico-raciais, de género, de sexualidade, e de alterações climáticas. Por exemplo, os membros do grupo de investigação de Estudos em Dança trabalham no tema “Dança, Educação, Inclusão, Artivismo”. Em paralelo, o ativismo também reflete o compromisso de alguns dos nossos investigadores em servir as comunidades com as quais colaboram.

Ao conjugar estes três conceitos chave, e porque Portugal foi um país colonizador, a linha temática Poder, Política e Ativismo é particularmente importante para que o INET-md possa dar corpo aos seus compromissos com as epistemologias decoloniais e pós-coloniais. Acolhemos uma equipe multicultural composta por colegas das Américas, África, Ásia e Europa que realizam extenso trabalho de campo em diversas latitudes.

A coordenação desta linha temática tem por objetivos:

• Assegurar a transversalidade entre polos e grupos de investigação, organizando reuniões regulares e promovendo a colaboração.
  • Promover a divulgação à escala internacional através da adesão a redes regionais e globais.
  • Divulgar a vasta produção científica do INET-md através da edição de números temáticos em revistas de elevado impacto e da organização de conferências internacionais bienais.
  • Estimular produções criativas baseadas na música, dança, teatro e performance servindo como formas complementares de comunicação para o público em geral.
  • Garantir que a investigação de alta qualidade a ser desenvolvida permaneça aberta a todos os temas, campos e contextos políticos no tempo e no espaço, insistindo na posicionalidade consciente, na reflexividade e na complexidade analítica.

Grupos de investigação colaborantes