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Pode a música ser feita de forma “independente” no século XXI? Os investigadores do INET-md, Pedro Belchior Nunes e Pedro Roxo são co-editores, com Shannon Garland (University of Pittsburgh) de um novo livro sobre música independente, intitulado Independence in 21st-Century Popular Music: Cases from Beyond Anglo-Americapublicado pela Bloomsbury Publishing.
 
Além do capítulo introdutório, "Putting Music Independence into Perspective: An Historical and Global Overview", assinado pelos três editores, Pedro Nunes e Pedro Roxo contribuem com mais dois capítulos: 
 
Pedro Roxo | "Clean Feed Jazz Label: “Wrong but Strong.” “Independent” Music Production and the Continued Commercialization of Cds in the Global 21st Century"
 
Pedro Nunes & Otávio Raposo | "From the Ghetto to the World: Batida, the Nexus Príncipe Discos-Filho Único and the Legitimization of Afrodiasporic Music Practices From the Outskirts Of Lisbon"
 
 

 

 

Sínopse do livro:
 
Mais do que uma geração de músicos, trabalhadores, empresas e organizações na área da música têm estado a operar no contexto das profundas mudanças na produção e disseminação da música na “era digital”. O enfoque académico na independência musical tem-se centrado frequentemente em géneros, como o punk e o indie, enraizados nos EUA e no Reino Unido. Este volume, centrado fora do contexto anglo-americano, mostra a variedade de formas como os músicos, os trabalhadores da música e as empresas gerem as mudanças económicas, mediáticas e culturais impulsionadas pela digitalização, questionando o que significa agora dizer que se é “independente”. Reúne académicos de todo o mundo que investigam formas de produção, circulação, consumo e financiamento da música que esbatem as fronteiras entre os actores empresariais dominantes e a produção cultural “independente”. Com capítulos que descrevem a popular music na Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Indonésia, Portugal, Espanha e Taiwan, a independência revela-se um conceito e uma prática simultaneamente nebulosa, contraditória e prática.
 
 
Este trabalho foi financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/00472/2020 - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) - Orçamento programático.