• Caretos
A linha temática Estudos de Mulheres, Género e Sexualidade visa promover a investigação científica sobre questões de género e sexualidade a partir de um vasto leque de atividades musicais em diferentes espaços geográficos e períodos históricos. Pretende-se, em particular, analisar os processos históricos que levaram à tradicional exclusão de mulheres e de indivíduos que se identificam como LGBTQIA+ das narrativas históricas. A linha temática defende a reavaliação da contribuição de pessoas de géneros e sexualidades marginalizadas em diferentes práticas expressivas – incluindo música e dança – através de uma perspetiva interdisciplinar e da colaboração dos diferentes Grupos de Investigação do INET-md. Especificamente, esta linha temática visa:

• Analisar criticamente os processos que contribuíram para a formação e perpetuação de discursos e comportamentos que articulam relações de poder e género em diferentes práticas expressivas, tendo em consideração as perspetivas teóricas dos estudos de mulheres, estudos de género, estudos de sexualidade, teoria queer, entre outros.
  • Promover uma reflexão interseccional e transnacional destes processos, avaliando criticamente a articulação entre identidades de género e sexualidade com outras dimensões sociais, tais como etnicidade, raça, distinções geracionais e de classe, entre outras.
  • Examinar processos e comportamentos que contribuíram para configurar determinados modelos performativos – musicais, músico-teatrais, audiovisuais, entre outros – em diferentes contextos e períodos históricos, bem como os discursos que enquadraram a sua receção por múltiplos agentes.
  • Refletir sobre questões de representatividade, visibilidade e canonização de práticas musicais, procurando recuperar contribuições artísticas e científicas historicamente negligenciadas.
  • Promover colaborações e sinergias com instituições e sociedades que se debruçam sobre estas temáticas às escalas nacional e internacional.
  • Organizar conferências, simpósios, seminários e publicações relacionadas com os supracitados temas.

A criação desta linha temática – e a sua consequente integração no projeto estratégico do INET-md – visa consolidar uma área de estudo em franco crescimento nos seus grupos de investigação. Por exemplo, o instituto tem vindo a sediar um considerável número de projetos de investigação focados na experiência das mulheres em vários espaços de atividade musical em três grupos de investigação (Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, Estudos Históricos e Culturais em Música, e Criação, Performance e Investigação Artística). Adicionalmente, encontram-se em desenvolvimento várias teses de mestrado e de doutoramento sobre géneros, categorias, telediscos e grupos musicais LGBTQIA+, além de atividades noturnas (tais como drag queen e práticas de 'engate'). Todos estes trabalhos passarão a beneficiar de um prolífico ambiente de discussão científica proporcionado por esta linha temática. Por fim, o INET-md sediará um contrato de seis anos para um projeto intitulado "Female Music Practice in 18th Century Portugal: Spaces and Profiles of Women Making Music", recentemente ganho num concurso internacional competitivo (CEECind, financiado pela FCT), cujos outputs serão integrados nesta linha temática.

Ao promover a comunicação entre investigadores, professores e estudantes que trabalham sobre os supracitados tópicos, esta linha temática fortalece a missão do INET-md em promover agendas inclusivas, alinhando-se, em particular, com os objetivos de desenvolvimento sustentável n.º 5 da UNESCO – Igualdade de Gênero, e n.º 10 – Redução das Desigualdades.

Grupos de Investigação colaborantes: