Caio Mourão |
2024 |
Conference Proceedings | “Bicha pre-tra-tra-tra-tra”: o enviadescimento artivista de Pabllo Vittar e Linn da Quebrada
|
Frederico Bezerra |
2024 |
Article | Surveillance, repression, and black themes in samba schools in Rio de Janeiro during the military dictatorship
|
Gonçalo Prazeres |
2024 |
Article | Free Improvisation as a Tool to Develop Interaction, Musical Identity and Musicianship among Jazz Students
|
Marco Roque de Freitas |
2024 |
Article | What's race got to do with it?: 'Racialized voice' and 'vocalized race' in Tina: The Tina Turner musical
|
Pedro Nunes |
2024 |
Article | Entre tradição e criação: dinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI
|
Marco Roque de Freitas |
2024 |
Article | ‘Lost & Found’ or ‘Requiem for the new Mozambican man’: Musicking transition from a socialist single-party to a capitalist multiparty system (1987–1994)
|
Caio Mourão |
2024 |
Conference Proceedings | É, nesta Lisboa, figura de proa da nossa canção: visões das Fado Bicha através das televisões
|
Andrew Snyder, e.o. |
2024 |
Article | "Pathways for a Justice-Oriented Ethnomusicology"
|
Marco Roque de Freitas |
2024 |
Article | Musical activity, show business and post-colonial politics in socialist Maputo, or ‘the multiple sides of a full circle’ (1975–1994)
|
Caio Mourão |
2024 |
Article | "Ai Quanto do Teu Sal...": The Counter-Colonizing Tears of Fado Bicha and Portugal
|
INET-md |
2024 |
Launch | Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa: Escritos em Liberdade
|
Filippo Bonini Baraldi |
2024 |
Chapter | La musique, la santé et la société: contribution de l’ethnomusicologie
|
Marco Roque de Freitas |
2024 |
Article | Between War, Politics, and 'Something Nice Back Home': Uncovering the First Mozambican Experiences within the World Music Market (1987–1994)
|
Pedro Mendes & Marco Roque de Freitas |
2024 |
Article | From “Sin Street” to “Education Street”: Music, Politics and Transgression in Maputo’s Red-Light District, Mozambique (c.1960–86)
|
Caio Mourão |
2024 |
Article | “Além do mar cruel...”: Canção do Mar e a neomercantilização do ethos da saudade portuguesa
|
Bart Vanspauwen & Iñigo Sánchez-Fuarros |
2024 |
Chapter | Embracing postcolonial diversity? Music selection and affective formation in TAP Air Portugal’s in-flight entertainment system
|
Pedro Nunes |
2024 |
Article | Das recolhas ao álbum como “cartão de visita”: estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI
|
Pedro Nunes |
2023 |
Article | In the interstices of the subfield: self-edition and entrepreneurship among folk musicians in Portugal in the 21st century
|
Andrew Snyder |
2023 |
Article | Affective Aspirations of Activist Musical Diplomacy at the Bicentennial Celebration of Brazilian Independence in Lisbon
|
Andrew Snyder |
2023 |
Article | The Musical Expat: Privileged Migration and Baby Music Class in Lisbon
|
Filippo Bonini Baraldi et al. |
2023 |
Article | Perspectives on Musical Care Throughout the Life Course: Introducing the Musical Care International Network
|
INET-md |
2023 |
Book Launch | Live Looping in Musical Performance
|
INET-md |
2023 |
Book Launch | Music and the Making of Portugal and Spain
|
INET-md |
2023 |
Book Launch | Outros Celtas: Celtismo, Modernidade e Música em Portugal e Espanha
|
Dulce Simões |
2022 |
Book | Práticas da Cultura na Raia do Baixo Alentejo. Utopias, criatividade e formas de resistência
|
|
2022 |
O canto alentejano: formas de resistência e horizontes de expetativa
|
Dulce Simões |
2022 |
A Banda Filarmónica Barranquense: entre lugares, culturas e práticas culturais
|
Marco Roque de Freitas |
2021 |
Rádio Clube de Moçambique: História económica e cultural de uma empresa radiofónica num contexto colonial (1932-1974)
|
Maria do Rosário Pestana, André Granjo, Damien Sagrillo, Gloria Rodríguez-Lorenzo |
2020 |
Our Music/Our World: Wind Bands and Local Social Life
|
Marco Freitas |
2020 |
A construção sonora de Moçambique (1974-1994)
|
Dulce Simões |
2020 |
Festivais, Imaginários e Identificações Transnacionais
|
Marílio Wane |
2020 |
Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento
|
Dulce Simões |
2020 |
Processos de Construção Da Memória Nas Democracias Ibéricas. Os Casos Os Anos Do Século (1979) e Rocío (1980)
|
Dulce Simões |
2020 |
O Canto Que Virou Património
|
INET-md |
2019 |
Launch | YouSound Zine
|
INET-md |
2019 |
Book Launch | Critical Brass - Street Carnival and Musical Activism in Olympic Rio de Janeiro
|
Márcia Ramos de Oliveira |
2018 |
Flicts: As cores e os sons que aproximaram Ziraldo e Sérgio Ricardo
|
Helvio Monteiro Mendes, Alexsander Jorge Duarte |
2018 |
XyLoops: Composição e performance de uma obra para xilofone e eletrônica em tempo real (live looping)
|
Alexsander Jorge Duarte |
2018 |
Uma paisagem cultural de Jacutinga
|
Susana Sardo |
2018 |
Goan Encyclopedia of Goan and Musicians
|
Pedro Roxo |
2018 |
Hindu Jati (castes) from Diu Island and the Reproduction of Religious Expressive Culture in the Hindu-Gujarati Diaspora in Mozambique and in Portugal: the Kathiyawadi Bhaja
|
José Salgado e Silva, Pedro Aragão |
2018 |
Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário
|
Rui Filipe Marques |
2018 |
[Portuguese] §3. Folk-music and oral literature
|
Ana Paula Peters |
2018 |
Vatapá, comida rara: cantando a receita no início da era fonográfica
|
Alexsander Jorge Duarte |
2018 |
Modinhas à moda dos Toques do Caramulo: para músicos feitos ou a caminho
|
Cristina Almeida |
2018 |
Memórias no feminino: O Círculo de Cultura Musical do Porto (1939-2007)
|
Cristina Almeida |
2018 |
Mantendo Portugal vivo em Damão e na diáspora - a música como escudo identitário e simbólico
|
Filippo Bonini Baraldi, Domenico Di Virgilio e Gianfranco Spitilli |
2018 |
Giannina Malaspina cantastorie
|
Ana Rita Oliveira Lopes |
2017 |
O mapeamento das actividades do INATEL no âmbito da música popular
|
Alexsander Jorge Duarte |
2017 |
Live looping: Performance da música centrada no uso da loop station
|
Regina Monteiro de Abreu |
2017 |
Listas Audíveis, coleções conectáveis: agentes de memória e versões de registro da música
|
Jorge Graça |
2017 |
Etnomusicologia visual: desafios na elaboração de vídeo-documentário sobre o Cantar os Reis em Ovar
|
Joana Margarida Pereira Ferreira |
2017 |
O acervo de Música da Banda Amizade de Aveiro: tratamento e estudo
|
José Salgado e Silva |
2017 |
Sobre diversidade musical e estudos de música – anotações no trânsito entre etnomusicologia e educação pública
|
Pedro Aragão |
2017 |
Apontamentos sobre acervos de 78 rpm no Brasil: um breve relatório sobre a mesa 'Roda de 78 rpm'
|
Rosário Santana |
2017 |
Fado (SAGE Encyclopedia of Music and Culture)
|
Márcia Ramos de Oliveira |
2017 |
Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais
|
Regina Monteiro de Abreu |
2017 |
Desafios na patrimonialização de bens imateriais de caráter religioso: o caso das Folias de Reis Fluminenses
|
Regina Monteiro de Abreu |
2017 |
Desafios da patrimonialização do imaterial no caso da prática performativa do 'jongo'
|
Márcia Ramos de Oliveira |
2017 |
Reflexões sobre a identidade lusófona nas trajetórias das cantoras Carmen Miranda e Amália Rodrigues
|
Maria Isabel Ribeiro de Castro |
2017 |
O papel da música na reconstrução da história e da memória em comunidades migrantes
|
Ana Resende Clément, Aoife Hiney, Rui Oliveira |
2016 |
Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança
|
Dario Ranocchiari |
2016 |
My Havana. The Musical City of Carlos Varela
|
Maria Isabel Ribeiro de Castro |
2016 |
A canção de embalar na diminuição do choro de crianças pequenas
|
Pedro Aragão |
2016 |
Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro: um estudo exploratório das gravações mecânicas (1902-1927)
|
Rui Filipe Marques |
2016 |
Tuna in Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World
|
Susana Sardo |
2016 |
Ethnomusicology and its Sisyphus. Inter-knowledge, dialogue and prudence for a disciplinary (re)classification
|
Alexsander Jorge Duarte |
2016 |
A arte do looping. A loop station como instrumento de prática performativa musical
|
Rui Filipe Marques |
2016 |
Capa e Canção em Coimbra
|
José Salgado e Silva |
2016 |
Refletindo sobre práticas musicais educativas, diferença e emancipação
|
Dario Ranocchiari |
2016 |
Ethnicity and Religion in the archipelago of San Andrés, Providencia and Santa Catalina
|
Dario Ranocchiari |
2016 |
Entre lo viejo y lo nuevo: tradición, reivindicación y turismo en la música contemporánea sanandresana
|
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo |
2016 |
Classifying heritage by (re)classifying identities: the inclusion of Kola San Jon in the Portuguese list of intangible heritage
|
Alexsander Jorge Duarte |
2016 |
Por dentro da 'moda': impressividade e indumentária na caipiridade
|
Maria do Rosário Pestana |
2016 |
Memórias e património imaterial no Algarve: entre arquivos e performances
|
João Silva |
2016 |
The Portuguese cançoneta and early phonography
|
Luís Trindade |
2016 |
Narratives in Motion: Journalism and Modernist Events in 1920s Portugal
|
Dulce Simões |
2016 |
A guerra de Espanha na raia luso-espanhola. Resistências, solidariedades e usos da memória
|
Manuel Deniz Silva; Esteban Buch; Igor Contreras (eds) |
2016 |
Composing for the State: Music in 20th-Century Dictatorships
|
Carvalho, M., Debut, Vincent e Antunes, Vieira, José |
2016 |
Maîtrise de l’accord et du timbre d’instruments de percussion à lames par modifications structurales optimales
|
Álvaro Barbosa de Sousa |
2015 |
Um contributo para o estudo da sinalética em ambiente construído
|
Jorge Castro Ribeiro |
2015 |
Coros madeirenses: sociabilidade, representação insular e participação musical
|
Álvaro Barbosa de Sousa |
2015 |
Comunicação visual: imagens que disseminam ciência
|
Álvaro Barbosa de Sousa |
2015 |
Projeto de Branding para uma Unidade de Investigação: o caso INET-MD
|
Rui Filipe Marques |
2015 |
“Now, you are one of us” – participatory observation in the study of non-professional musical activities. A case study of Tuna Souselense
|
Maria do Rosário Pestana |
2015 |
Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI
|
Susana Sardo, Cristina Almeida |
2015 |
Como guardar a lusofonia em canções: os casos de Goa e de Damão
|
Alexsander Jorge Duarte |
2015 |
El paisaje cantado como repositorio de la memoria y potenciador de nuevos paisajes: el caso de música raíz al Sul de Minas
|
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo |
2015 |
Classificar o património (re)classificando as identidades. A inscrição do Kola San Jon na lista portuguesa do PCI
|
José Salgado e Silva |
2015 |
Ação musical, utopia e micropolítica em performance – um diálogo sobre a organização de um grupo de forró no Rio de Janeiro
|
Maria do Rosário Pestana, Helena Marinho |
2015 |
An invisible network: music consumption and the construction of the Portuguese popular song
|
Dario Ranocchiari |
2015 |
Los lugares de lo político, los desplazamientos del símbolo. Poder y simbolismo en la obra de Victor W. Turner (Rodrigo Díaz Cruz)
|
Dario Ranocchiari |
2015 |
Música urbana en San Andrés isla. ¿Hacia una etnicidad más inclusiva?
|
Dario Ranocchiari |
2015 |
Creole: Inside. Cómo hacer filmaciones no etnográficas puede servir a la realizacíon de una ethnografía
|
Rui Filipe Marques |
2015 |
O Orfeon Académico de Coimbra (1880 – 1912): nacionalismo e cosmopolitismo no começo de uma era nova
|
Filippo Bonini Baraldi e Florent Manneveau |
2015 |
Pour un commun multiple. L'expérience du Bal des Pianos en région parisienne
|
Isabel Campelo |
2015 |
“That Extra Thing”: The Role Of Session Musicians In The Recording Industry
|
Rui Vieira Nery |
2015 |
Os Sons da República
|
Maria do Rosário Pestana (Coord) |
2015 |
Vozes ao Alto
|
Vincent Debut |
2015 |
The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell
|
Salwa El-Shawan Castelo-Branco |
2015 |
The Politics of Music Categorization in Portugal
|
Jorge Castro Ribeiro |
2014 |
Encontro e sintonia com a modernidade Europeia: A Música Orquestral na história do Orpheon Portuense
|
Jorge Castro Ribeiro |
2014 |
A Arte de Saber Ouvir: A Música de Câmara na História do Orpheon Portuense
|
Susana Sardo |
2014 |
Hospedeiros do Oriente – O Lugar do Oriente na Literatura Goesa sobre Folclore e Música no Século XX
|
Cristina Cortês |
2014 |
Gestão, organização e representação da informação nas instituições de memória: Identificar para integrar
|
Alexsander Jorge Duarte |
2014 |
A paisagem cantada como repositório de memória e potenciadora de novas paisagens: o caso da música raiz no Sul de Minas
|
Rui Filipe Marques |
2014 |
O associativismo musical enquanto cultura de participação - um estudo de caso da Tuna Souselense
|
Cristina Cortês |
2014 |
O Museu da Universidade de Aveiro: coleções, investigação e herança patrimonial
|
Cristina Cortês |
2014 |
As ferramentas e/ ou serviços web 2.0 nas instituições de memória: do uso ao processo comunicacional, no apoio à construção da memória coletiva
|
Maria do Rosário Pestana |
2014 |
Mapping “Portuguese Music” the Armando Leça Collection (1939-40)
|
Susana Sardo |
2014 |
Fado, Folclore e Canção de Protesto em Portugal: repolitização e (con)sentimento estético em contextos de ditadura e democracia
|
Maria do Rosário Pestana |
2014 |
Cidadanias modernas: itinerários de Ernesto Maia no Movimento Associativo, Pratica Coral e Critica Musical na Cidade do Porto (1880 -1910)
|
Maria do Rosário Pestana & Jorge Castro Ribeiro |
2014 |
Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e Encontros da Música e da Dança
|
Salwa El-Shawan Castelo-Branco |
2014 |
Portugal: Festas in Minho
|
Salwa El-Shawan Castelo-Branco & Jorge Castro Ribeiro |
2014 |
Portugal: Music and Dance from Madeira
|
José Dias & Haftor Medbøe |
2014 |
Improvisation in the digital age: New narratives in jazz promotion and dissemination
|
José Dias & Pedro Cravinho |
2014 |
Jazz on Portuguese film: Belarmino (1964) and Alice (2005) – Two Milestones
|
Manuel Deniz Silva e Maria do Rosário Pestana |
2014 |
Indústrias da Música e Arquivos Sonoros em Portugal no Século XX: práticas, contextos, patrimónios
|
Susana Sardo |
2013 |
Quando a música se escreve: Discursos e narrativas sobre a música goesa na construção de um património desejado
|
Susana Sardo |
2013 |
Música e conciliação. Contributos para uma ecologia dos saberes a partir das viagens da música no Atlântico Sul. O caso das relações Portugal-Brasil
|
Susana Sardo |
2013 |
Etnomusicologia, música e ecologia dos saberes
|
Jorge Castro Ribeiro |
2013 |
De saudade à sôdade: Subalternidade e emancipação nas práticas históricas e contemporâneas do fado e da morna
|
Susana Sardo |
2013 |
The Family Mando
|
Gonçalo Antunes de Oliveira |
2013 |
Anomy
|
Filippo Bonini Baraldi |
2013 |
Tsiganes, musique et empathie
|
Leonor Losa |
2013 |
Machinas fallantes. A música gravada em Portugal no início do século XX
|
Vanda Sá, Cristina Fernandes |
2013 |
Música Instrumental No Final Do Antigo Regime
|
Maria do Rosário Pestana |
2013 |
Armando Leça e a Música Portuguesa 1910-1940
|
Susana Fernández, Pedro Roxo e Ivan Iglesias |
2013 |
Música e Saberes em Trânsito
|
Susana Sardo |
2013 |
Guerras de Jasmim e Mogarim. Música, Identidade e Emoções em Goa
|
Frederick Moehn |
2013 |
Contemporary Carioca: Technologies of Mixing in a Brazilian Music Scene
|
Maria Isabel Ribeiro de Castro |
2013 |
Vês? nós já cantávamos antes!”- A fotografia como memória da música
|
Estelle Amy de la Bretèque |
2013 |
Paroles mélodisées. Récits épiques et lamentations chez les Yézidis d'Arménie
|
Cristina Almeida |
2012 |
Música e identidade na comunidade damanense: Damão e a diáspora
|
Cristina Cortês |
2012 |
A harmonização normativa em Instituições de Memoria: os desafios e dificuldades na interoperabilidade
|
Cristina Cortês |
2012 |
A componente participativa no cenário português: do uso à participação
|
Susana Sardo, Helena Marinho |
2012 |
Construir a nação com música: o protagonismo do compositor Frederico de Freitas no primeiro fonofilme português “a severa”
|
Maria Isabel Ribeiro de Castro |
2012 |
Ser Goês Fora de Goa: Música e Religião em viagem
|
Susana Moreno Fernández; Salwa Castelo-Branco; Pedro Roxo; Ivan Iglesias (editors) |
2012 |
Current Issues 2012
|
Jorge Castro Ribeiro |
2011 |
Entre o pudor e o rubor: práticas performativas, tensões sociais e histórias do batuque no contexto atlântico lusófono (2)
|
Cristina Cortês |
2011 |
Communication in the Library: the Role of Librarians = La Comunicación en la Biblioteca: el Papel de los Bibliotecários
|
Maria do Rosário Pestana |
2011 |
Dar luz aos textos, silenciar as vozes “des”- conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)
|
Maria do Rosário Pestana |
2011 |
Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX
|
Maria do Rosário Pestana |
2011 |
De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso
|
Susana Sardo |
2011 |
’Proud to be a Goan’. Colonial Memories, Post-colonial identities: Music and goan diaspora
|
Susana Sardo, Maria do Rosário Pestana |
2011 |
Dar Luz à Voz
|
John Morgan O'Connell Salwa El-Shawan Castelo-Branco (eds) |
2011 |
Music and Conflict
|
Victor A. Stoichiță |
2011 |
Chants tsiganes de Roumanie
|
Jorge Castro Ribeiro |
2010 |
Migração, sodade e conciliação: a prática do batuque cabo-verdiano em Portugal
|
Salwa El-Shawan Castelo-Branco (ed.) |
2010 |
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
|
Maria de São José Côrte-Real (Guest Editor) |
2010 |
Migrações 7 - Música e Migração / Music and Migration
|
Susana Sardo & Jorge Castro Ribeiro |
2010 |
Portugal. Musique d'Entre Douro e Vouga
|
Susana Sardo |
2009 |
Música Popular e diferenças regionais
|
Dieter Christensen & Salwa El-Shawan Castelo-Branco |
2009 |
Traditional Arts in Southern Arabia. Music and Society in Sohar, Sultanate of Oman
|
Maria de São José Côrte-Real |
2008 |
Music, synergies and interculturality: 'MUSSI at school' project
|
Susana Sardo & Jorge Castro Ribeiro |
2006 |
Bibliotecas Vivas: Velhas Palavras Novas Leituras
|
Maria José Barriga |
2003 |
Cante ao Baldão: Uma prática de desafio no Alentejo
|
Salwa El-Shawan Castelo-Branco & Jorge de Freitas Branco (eds.) |
2003 |
Vozes do povo - A Folclorização em Portugal
|
João Soeiro de Carvalho |
2003 |
O Alto-Minho na Obra Etnográfica de Abel Viana
|
Pedro Felix |
2000 |
Preservar o Património. Registos de Som
|