• Caretos
Menu
Esta linha temática tem como objetivo desenvolver, de uma forma prospetiva, novos percursos de investigação nos campos da inovação digital e tecnológica, explorando e analisando também o papel que esses campos assumem na construção de identidades, realidades e significados individuais e coletivos. A presente linha temática ergue-se a partir de um grupo de investigadores com diferentes percursos dentro da música e da dança, que procurarão refletir sobre a crescente presença e impacto das tecnologias nas sociedades contemporâneas, e explorar criticamente de que formas as ferramentas digitais e tecnológicas participam ativamente no desenvolvimento de práticas artísticas em diversos contextos educativos, sociais e culturais. Esta linha temática procura assim gerar novos conhecimentos, metodologias, trabalhos artísticos e ações que reflitam a interação dinâmica entre tecnologia e performatividade, e ofereçam caminhos de possibilidade para artistas, educadores, investigadores, e a comunidade em geral.
 

Os objetivos desta linha temática são, especificamente:
 
  • Fomentar a criação e performance de obras artísticas que integrem novas ferramentas tecnológicas e digitais, utilizando a prática artística como metodologia de investigação crítica.
  • Compreender os modos como as novas tecnologias e ferramentas digitais estão a influenciar e transformar as práticas artísticas e culturais, criando novos espaços e tempos que possibilitem o alargamento do campo do que está convencionado e institucionalizado.
  • Explorar de que forma as metodologias centradas na prática podem informar diferentes contextos educativos na integração de novas ferramentas tecnológicas e digitais nos currículos, que reflitam o panorama contemporâneo da performance e criação artísticas e fomentem a criatividade e a inclusão.
  • Compreender como é que as novas tecnologias e ferramentas digitais estão a redefinir a produção, distribuição e consumo da música, ao mesmo tempo que se assumem como plataformas para a expressão e negociação de identidades culturais.
 
A presente linha temática alinha-se com os objetivos principais do INET-md no sentido em que proporciona um fórum para o trabalho que está a ser desenvolvido por diferentes grupos de investigação deste centro, na exploração e análise do potencial transformador que tem vindo a ser assumido pelas novas ferramentas tecnológicas e digitais, ao nível da música e da dança. Isto é particularmente significativo no trabalho dos seguintes grupos de investigação: a - Criação, Performance e Investigação Artística, através da sua atividade no desenvolvimento de laboratórios como o CIME, o laboratório Xperimus, ou os núcleos NIPMA e NCI; b - Educação, Música e Teatro na Comunidade, nomeadamente através da sua abordagem interdisciplinar no que diz respeito aos recentes avanços tecnológicos decorrentes da introdução do conceito de Sound-based Music; c - Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, através da investigação no âmbito das indústrias da música popular, media e entretenimento, bem como através do estudo etnográfico de práticas musicais fortemente assentes nas novas tecnologias; e d - Estudos em Dança, através da sua atividade nos núcleos de performatividade, coreografia e multimédia.
 

Os coordenadores desta linha temática terão o papel de organizar laboratórios artísticos, oficinas colaborativas, criações artísticas e publicações, onde os resultados oriundos de projetos de investigação serão partilhados e discutidos, promovendo o diálogo entre investigadores, artistas, educadores e o público em geral.
 
 
 
 
Fotografias de Andreia Parente.
 
 
 
Grupos de investigação colaborantes:
 
 
 
Coordenação: