• Dança 1
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado Doutorado | Investigadora Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Cristina Fernandes é investigadora integrada do INET-md (NOVA FCSH), onde desenvolve o projecto Music, Performing Arts and Diplomacy in the 18th century: Portuguese networks in the international stage (CEECIND/03493/2022) e coordena o grupo de investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música”. Foi Co-IR do projecto PROFMUS-Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (https://www.profmus.pt/), financiado pela FCT (2020-2022), e fez parte da equipa do projecto ERC PERFORMART- Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Families’ Archives to the History of Performing Arts (IP: Anne-Madeleine Goulet; instituições de acolhimento: CNRS, École Française de Rome, 2016-2022 - https://performart-roma.eu/).
 
Natural da Guarda, fez o curso complementar de piano no Conservatório da Covilhã, antes de obter a licenciatura em Ciências Musicais na NOVA-FCSH. Completou o mestrado em Musicologia Histórica na mesma instituição e doutorou-se na Universidade de Évora em 2010. Entre 2011 e 2017 realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834), com uma bolsa da FCT, e entre 2015 e 2017 coordenou a linha temática do INET-md “Abordagens Históricas à Performance Musical”. Colabora regularmente com o grupo “Música em Espanha; Composição, Recepção e Interpretação” (Universidade de La Rioja) e em 2021 foi convidada a participar no projecto Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach (Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha - https://artes.hypotheses.org/). É autora de diversos livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas, e de numerosos textos de divulgação musical e crítica como colaboradora do jornal Público. Foi professora em estabelecimentos do ensino especializado da música de diferentes níveis, incluindo a Escola das Artes (Univ. Católica Portuguesa-Porto) e o departamento de Ciências Musicais (NOVA FCSH). Entre 2015 e 2021 fez parte da direcção da SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.
 
Principais interesses de investigação: Música no século XVIII; Música e poder real; Música e diplomacia; Práticas interpretativas históricas da música e da dança; Condição socioprofissional dos músicos; Música e Women's Studies; Crítica musical
 
 
 
 
 
Grupo de Investigação: Estudos Históricos e Culturais em Música (Coordenadora)