Nota Biográfica
Natural da Guarda, fez o curso complementar de piano no Conservatório da Covilhã, antes de obter a licenciatura em Ciências Musicais na NOVA-FCSH. Completou o mestrado em Musicologia Histórica na mesma instituição e doutorou-se na Universidade de Évora em 2010. Entre 2011 e 2017 realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834), com uma bolsa da FCT, e entre 2015 e 2017 coordenou a linha temática do INET-md “Abordagens Históricas à Performance Musical”. Colabora regularmente com o grupo “Música em Espanha; Composição, Recepção e Interpretação” (Universidade de La Rioja) e em 2021 foi convidada a participar no projecto Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach (Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha - https://artes.hypotheses.org/). É autora de diversos livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas, e de numerosos textos de divulgação musical e crítica como colaboradora do jornal Público. Foi professora em estabelecimentos do ensino especializado da música de diferentes níveis, incluindo a Escola das Artes (Univ. Católica Portuguesa-Porto) e o departamento de Ciências Musicais (NOVA FCSH). Entre 2015 e 2021 fez parte da direcção da SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.
Principais interesses de investigação: Música no século XVIII; Música e poder real; Música e diplomacia; Práticas interpretativas históricas da música e da dança; Condição socioprofissional dos músicos; Música e Women's Studies; Crítica musical