Nota Biográfica
Nery Borges é investigador, professor e performer. É doutorando em música pela Universidade de Aveiro (Portugal) no ramo dos Estudos em Performance/Performance Science e mestre em música (performance/guitarra) pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Em sua investigação de doutoramento, dedica-se na ampliação de recursos que possam contribuir para o sucesso e bem-estar de músicos que sofrem com os sintomas da Ansiedade na Performance musical, portanto suas investigações estão centradas no controle da Ansiedade na Performance Musical e na propensão da Experiência do Fluxo na Performance Musical. Como consequência tem explorado recursos tecnológicos que possam auxiliar na autorregulação fisiológica de jovens performers, diante destes dois fenômenos. Além disso, desempenha a função de Bolseiro Investigador no projeto "Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI", PTDC/CPC-MMU/3559/2014, financiado pelo Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, trabalhando na preservação e disseminação da obra de Elvira de Fretas, através da colaboração no processo de catalogação da obra e da edição crítica da obra para Guitarra Clássica e Voz. Possui experiência comprovada no ensino da guitarra clássica em diferentes modelos educacionais: privados em escolas particulares e conservatórios, e público em projetos sociais e instituições de ensino superior. Como performer tem atuado em salas de relevância do cenário musical no Brasil e em Portugal, tanto de repertório solo para guitarra clássica, quanto no repertório de música de câmara.
Projeto de Doutoramento
Título
A experiência de fluxo como moderadora da ansiedade na performance musical
Orientação
Resumo
Este projeto parte da hipótese de que Ansiedade e Fluxo são experiências antitéticas, relação que vem sendo discutida recentemente na área da performance musical. Com abordagem metodológica mista, o presente projeto tem por objetivo geral explorar as potencialidades da Experiência de Fluxo na Performance Musical (EFPM) como moderadora da Ansiedade na Performance Musical (APM). 36 estudantes de performance musical com idades entre 18 e 36 anos matriculados na Universidade de Aveiro (UA) em Portugal, serão recrutados para a realização de dois recitais solo. O levantamento de dados será realizado em três momentos: (1) avaliações físicas e psíquicas antes e após o primeiro recital. Logo após esta coleta serão sorteados os participantes do grupo de intervenção; (2) intervenção que consistirá em 8 sessões semanais de treinamento em biofeedback; e por fim, (3) nova avaliação no segundo recital, o qual seguirá os mesmos protocolos e condições do primeiro. Os instrumentos de coleta incluem questionários para aferição de estado e traço de ansiedade e de estado de fluxo na performance musical; medidas fisiológicas (cortisol, EDA e EEG) antes do recital; e entrevistas semiestruturadas após as performances. As estatísticas descritivas fornecerão as bases fisiológicas das experiências de fluxo e ansiedade, e a aferição da relação entre os estados na performance musical poderá ser verificada em testes correlacionais. Ao término dessa pesquisa pretende-se atingir resultados que, além de contribuir na redução dos níveis de ansiedade, também sejam geradores de conhecimentos referentes à Experiência do Fluxo e suas dimensões indicadoras, gerados à luz do comportamento psicofisiológico do performer. Esses em conjunto poderão contribuir para a prevenção de problemas relacionados à APM através da visão positiva presente na teoria do fluxo.