• Guitarra
Integrada Doutorada
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa, tendo recebido, pela sua tese O olhar alemão: as práticas musicais em Portugal no final do Antigo Regime segundo fontes alemãs, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade. É investigadora no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, no projecto RELIT-Rom: A aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVIII), com bolsa de investigação pós-doutoral da FCT. Em 2001 e 2002, recebeu uma Bolsa de Mérito da Universidade de Évora, atribuída ao melhor aluno de cada curso. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, tendo-se licenciado em Canto pela Hochchule für Musik und Theater Rostock e posteriormente criado uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu vários prémios e distinções pelos serviços prestados à comunidade. É professora convidada do Doutoramento em Estudos de Género da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona Música e Género, e responsável pela criação do curso Mulheres Compositoras: História da Composição no Feminino, que leciona na FCSH NOVA como curso livre. É membro da Sociedade Austríaca de Investigação no Século XVIII, para a qual desenvolve o projeto ÖGE18 Bücherkiste Update, e do projecto AVEMUS – Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834), financiado pela FCT, que investiga a actividade musical destas monjas beneditinas. A sua investigação incide sobre música no século XVIII, relatos de viagem, mulheres na música e redes culturais transnacionais. Foi Comissária-Adjunta da exposição Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): Vamos Correr Riscos, da Fundação Calouste Gulbenkian (2023), e co-autora, juntamente com Rui Vieira Nery, do livro Vamos Correr Riscos: Textos escolhidos de Madalena de Azeredo Perdigão (Tinta-da-China, 2023). Tem artigos publicados em revistas científicas da especialidade e mantém uma intensa atividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais, quer como divulgadora musical na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de São Carlos.