• KovaM
Menu

De 21 a 23 de novembro 2024, o polo do INET-md da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, acolheu a Escola de Outuno 2024, subordinada ao tema "O que andamos para aqui chegar: perspetivas e práticas sobre a educa/forma(ção) musical no ensino superior". O evento reuniu especialistas, investigadores e profissionais de renome na área da música e das artes performativas, num evento que conjugou reflexão académica, prática pedagógica e diálogo interdisciplinar. 

Entre os palestrantes principais, Augusto Santos Silva, ex-presidente da Assembleia da República, apresentou a conferência "A Revolução dos Cravos e a mudança cultural em Portugal: um roteiro para uma investigação na área da música". Na sua intervenção, explorou os impactos culturais da Revolução de 1974, propondo novas abordagens investigativas no campo da música. Também marcaram presença An De Bisschop, da Ghent University, e Sanja Tasic, presidente do Conselho Geral da International Drama/Theatre in Education Association e da World Alliance for Arts Education, que lideraram conferências centradas na relação entre música, teatro e educação comunitária, alinhadas com a linha de investigação do INET-md, CIPEM - Edu­cação, Música e Teatro na Comunidade.
 
O programa contou com doze comunicações por convite de docentes oriundos dos diferentes estabelecimentos de ensino superior de música universitário e politécni­co do país. Estas comunicações foram acompanhadas por dois relatores, Manuela Encarnação, da Associação Portuguesa de Educação Musical, e Rui Ferreira, do INET-md,  que analisaram e interpretaram criticamente as diferentes intervenções.
 
A programação destacou-se pelas quatro aulas práticas conduzidas por especialistas internacionais:
  • Anna Füri (Liszt Academy Kodály Institute) explorou estratégias de escuta e leitura musical;
  • Alberto Odone (Conservatorio “G. Verdi” di Milano) abordou a formação auditiva com base em esquemas do estilo galante;
  • An De Bisschop liderou uma sessão sobre práticas musicais participativas;
  • Marcos Cavaleiro (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto) focou-se no estudo do ritmo.

 

 
Comissão científica: Filipe Lopes  |  Graça Mota  |  Jorge Alexandre Costa  

 

 

Captura_de_ecra_2024-11-22_as_15.48.33.png