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Capítulo | Reconstrução ou fabulação medieval? Um estudo de caso sobre a música no filme Silvestre de João César Monteiro
José Nicolau Ponto, investigador do INET-md em doutoramento na NOVA FCSH, é autor de um capítulo do livro Edad Media proyectada: el pasado medieval ibérico en la creación audiovisual en lenguas portuguesa y española, editado por Alicia Miguélez, Erika Loic e Felipe Brandi (Iberoamericana Vervuer, 2025).
Publicado em acesso aberto, com o título "Reconstrução ou fabulação medieval? Um estudo de caso sobre a música no filme Silvestre de João César Monteiro", este capítulo trabalha o modo como a música no filme Silvestre tanto contribui para a reconstrução histórica do espaço-tempo ibero-medieval, como a subverte através de operações de fabulação. A música pré-existente que vai preenchendo o espaço sonoro da obra começa por ser construída a partir de excertos musicais de romances sefarditas, vilancicos ibéricos ou outras sonoridades populares de origem medieval. No entanto, o avanço no enredo narrativo promove a integração de obras de Mozart, Schubert e Varèse. Esta combinação inusitada dissolve as referências históricas e introduz um universo cada vez mais ficcional. Será esta mais uma forma de fortalecer a carga ideológica e moral do filme? O processo de fabulação corresponde a uma transladação do passado ao presente ou até à tentativa de construção de um futuro. O capítulo analisa os vários elementos musicais de Silvestre de João César Monteiro para compreender como é que a ficcionalização através da música pode corresponder, paradoxalmente, à procura por uma verdade moral e ideológica por parte do realizador.


Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., no âmbito da Bolsa de Doutoramento 2021.04853.BD.