• Disco

Jorge Alexandre Costa - investigador integrado do INET-md - publicou o capítulo "El Análisis Musical y la (re)construcción de un habitus de escucha", no livro Propuestas Pedagógicas e Interdisciplinares sobre el análisis y la teoria musical, coordenado por María Elena Cuenca Rodríguez, Míguel Ángel Ríos Muñoz, Francisco Ruiz Montes e John Griffiths.

Resumo:

A Formação Musical pode ser vista como um conteúdo curricular plural e complexo que, através do desenvolvimento de competências musicais específicas e da apropriação de uma literacia musical organizada, proporciona aos alunos de música uma compreensão musical coerente.

Para atingir estes objetivos, este conteúdo curricular utiliza, no decorrer das suas práticas letivas, uma variedade de estratégias didático-pedagógicas que visam a (re)construção de um habitus de escuta que permita aos alunos participar ativamente no campo musical em que se encontram envolvidos.

A análise musical, construída, primeiro, a partir do significante sonoro e, segundo, a partir do significado do símbolo, é uma dessas ferramentas pedagógicas que melhor parece contribuir para esta (re)construção. A capacidade de interiorizar um som percebido externamente e a capacidade de exteriorizar um símbolo percebido internamente não resultam de qualquer dom natural do aluno, mas de uma perceção consciente do som/símbolo que é promovida por um habitus de escuta.