Quatro projetos recentemente selecionados nos concursos de apoio a projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes) terão o INET-md como entidade parceira.

O projeto “Explicação da espera”, proposto pela investigadora do INET-md, Helena Marinho, em parceria com a associação cultural La Nave Va, a Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – P. Porto), foi distinguido no Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, que assim apoiará uma residência artística de Helena Marinho, Rui Penha, Bruno Oliveira, Marco Conceição e Augusto Lado para a criação de conteúdos multimédia imersivos a apresentar nas futuras instalações do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.

O projeto “Trans/Atlantico”, proposto pelo Performa Ensemble ao concurso de Apoio a Projetos – Internacionalização, apoiará uma digressão à Colômbia e ao Brasil dos investigadores do INET-md, Helena Marinho, Jorge Salgado Correia e Henrique Portovedo.

Já o Programa de Apoio a Projetos – Música e Ópera, para a encomenda de obras e circulação nacional e internacional, contempla este ano dois projetos com envolvimento do INET-md.

O projeto “Despojos”, também proposto por Helena Marinho em parceria com La Nave Va, conta com a participação do grupo musical Borealis Ensemble, sob a direção artística de Helena Marinho e António Carrilho, compositores com ligações ao INET-md e ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), nomeadamente Sara CarvalhoJônatas Manzolli e Francisco Ribeiro.

O projeto "Baixos Sumptuosos da Patriarcal", que será igualmente apoiado pelo Programa Caixa Cultura, foi submetido pelo Ensemble Bonne Cordeno seguimento do trabalho de doutoramento de Diana Vinagre, sua diretora artística, e conta com a participação de Fernando Jalôto, ambos músicos e investigadores associados ao pólo do INET-md na NOVA FCSH. O projeto resulta de uma parceria alargada, que envolve ainda o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), a Antena 2-RTP, Museu Nacional da Música e o Festival internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), propondo apresentar em estreia moderna a Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo de António de Pádua Puzzi (c.1762 - c.1819), estando já previsto um concerto no Porto, a gravação discográfica para a etiqueta Ramée – Outhere Music e a edição da respetiva partitura.