• Piano
Menu
Equipa
Diana Vinagre (INET-md, Violoncelo e Direcção Artística)
Rebecca Rosen (Violoncelo)
Tomasz Wesołowski (Fagote)
Kamila Marcinkowska (Fagote)
Marta Vicente (Contrabaixo)
Fernando Miguel Jalôto (INET-md, Órgão)
Ana Quintans (Soprano)
Raquel Mendes (Soprano)
Gabriel Diaz (Contralto)
António Meneses (Contralto)
Rodrigo Carreto (Tenor)
Fernando Guimarães (Tenor)
Hugo Oliveira (Baixo)
Luís Rendas (Baixo)
 
Prazo de execução
01/10/2024 a 30/03/2025
 
Financiamento
 
Instituições envolvidas (em colaboração ou parceria)
Antena 2 – RTP
MPMP  –  Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
Museu da Música

 

O projeto “Baixos Sumptuosos da Patriarcal” do Ensemble Bonne Corde, sob direcção artística de Diana Vinagre, investigadora do INET-md, será apoiado pelo Programa de Apoio a Projectos (Música) da Direcção-Geral das Artes, assim como pelo Programa Caixa Cultura. Numa parceria com o INET-md, o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), a Antena 2-RTP, Museu Nacional da Música e o Festival internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), o projeto apresenta em estreia moderna a Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo de António de Pádua Puzzi (c.1762 - c.1819), contemplando a apresentação em concerto no Porto e gravação discográfica da obra para a etiqueta Ramée – Outhere Music, assim como a edição da partitura.

“Baixos Sumptuosos” surge no seguimento do trabalho de doutoramento de Diana Vinagre e será a primeira abordagem moderna a uma tipologia instrumental especificamente portuguesa na qual é simulada a escrita orquestral clássica através dos instrumentos do baixo contínuo. Esta instrumentação, na qual são atribuídas partes solísticas a dois violoncelos e dois fagotes, tornou-se recorrente entre os compositores da Capela Patriarcal desde o último quartel do século XVIII até ao início do século XIX, tendo-se também disseminado a outros contextos externos à corte. A Missa a 4 de António Puzzi é uma das várias de dezenas de obras que sobrevivem desta prática musical única entre os vários contextos europeus coevos e identitária da vida musical portuguesa de final de setecentos.
 
 
Palavras-chave
Música sacra portuguesa; violoncelo em Portugal; práticas históricas de interpretação.