Equipa
Rebecca Rosen (Violoncelo)
Tomasz Wesołowski (Fagote)
Kamila Marcinkowska (Fagote)
Marta Vicente (Contrabaixo)
Ana Quintans (Soprano)
Raquel Mendes (Soprano)
Gabriel Diaz (Contralto)
António Meneses (Contralto)
Rodrigo Carreto (Tenor)
Fernando Guimarães (Tenor)
Hugo Oliveira (Baixo)
Luís Rendas (Baixo)
Prazo de execução
01/10/2024 a 30/03/2025
Financiamento
Instituições envolvidas (em colaboração ou parceria)
Antena 2 – RTP
MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
Museu da Música
O projeto “Baixos Sumptuosos da Patriarcal” do Ensemble Bonne Corde, sob direcção artística de Diana Vinagre, investigadora do INET-md, será apoiado pelo Programa de Apoio a Projectos (Música) da Direcção-Geral das Artes, assim como pelo Programa Caixa Cultura. Numa parceria com o INET-md, o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), a Antena 2-RTP, Museu Nacional da Música e o Festival internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), o projeto apresenta em estreia moderna a Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo de António de Pádua Puzzi (c.1762 - c.1819), contemplando a apresentação em concerto no Porto e gravação discográfica da obra para a etiqueta Ramée – Outhere Music, assim como a edição da partitura.
“Baixos Sumptuosos” surge no seguimento do trabalho de doutoramento de Diana Vinagre e será a primeira abordagem moderna a uma tipologia instrumental especificamente portuguesa na qual é simulada a escrita orquestral clássica através dos instrumentos do baixo contínuo. Esta instrumentação, na qual são atribuídas partes solísticas a dois violoncelos e dois fagotes, tornou-se recorrente entre os compositores da Capela Patriarcal desde o último quartel do século XVIII até ao início do século XIX, tendo-se também disseminado a outros contextos externos à corte. A Missa a 4 de António Puzzi é uma das várias de dezenas de obras que sobrevivem desta prática musical única entre os vários contextos europeus coevos e identitária da vida musical portuguesa de final de setecentos.
Palavras-chave
Música sacra portuguesa; violoncelo em Portugal; práticas históricas de interpretação.