• Guitarra
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

Jônatas Manzolli dedica-se à investigação interdisciplinar, promovendo o diálogo entre a Ciência e as Artes. As suas áreas de estudo incluem Composição Musical, Computação Musical, Análise Musical Assistida por Computador e Interação Humano-Computador em Domínios Artísticos.

Ocupa o cargo de Professor Titular no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cadeira de Composição Musical. Nos últimos 25 anos, liderou investigações no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS/Unicamp). Com uma equipa composta por musicólogos, compositores, artistas de performance, engenheiros e cientistas da computação, coescreveu mais de 250 artigos publicados em revistas e conferências de renome, abrangendo diversas disciplinas. Como educador no Programa de Pós-Graduação em Música, dedicou-se à formação de uma nova geração de investigadores, supervisionando a conclusão de mais de 25 doutoramentos e mestrados. Muitos dos seus antigos alunos ocupam posições em instituições de prestígio no Brasil e no estrangeiro.
Para além da sua liderança académica na Unicamp, Jônatas tem colaborado com centros de investigação de renome e reconhecimento internacional. Atuou como investigador visitante no Instituto de Neuroinformática do Instituto Federal Suíço de Tecnologia-ETH, Zurique, e no Laboratório de Sistemas Sintéticos, Percetivos, Emotivos e Cognitivos (SPECS) da Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona. Desde 2016, tem colaborado com o Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Música, Média e Tecnologia (CIRMMT) da Universidade McGill. Recentemente, tornou-se colaborador do Donders Institute for Brain, Cognition, and Behavior, Nijmegen, Holanda, em 2022.

Como compositor, Jônatas construiu uma carreira internacional com foco na criação de música contemporânea através de uma abordagem multidisciplinar que inclui elementos eletroacústicos. As suas composições abrangem várias formas, incluindo música de câmara e ambientes orquestrais. Algumas das obras notáveis do seu portfólio incluem "Reflexões" para Orquestra Sinfônica e elementos audiovisuais interativos (2011), "Cantoria" para Orquestra de Cordas (2012), "Reação em Cadeia" para 21 Violoncelos (2013) e "Salmo 23" para quatro Solistas, Coro e Orquestra (2015). Destaca-se por ter composto três óperas, dentre elas "Descobertas," (2016) ópera multimodal integra orquestra de câmara, performance vocal, dança, elementos visuais imersivos em tempo real e um sistema interativo de difusão sonora. Outra ópera"Pássaros de Papel," recebeu o prémio "Arts & Arts Literacy" da Fundação Rockefeller (2018-2023). Continuamente envolvido em projetos de composição, Jônatas tem criado obras que estabelecem a ligação entre Arte e Ciência, como a banda sonora interativa para "Ada: Espaço Inteligente" (2002), "Re(PER)curso" (2007), que estreou no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MacBa), e a "Orquestra Cerebral Multimodal" (2009), apresentada na Conferência Europeia de Tecnologias do Futuro em Praga.

Atualmente, Jônatas é professor catedrático voluntário no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra e desenvolve investigação no INET-md, Departamento de Comunicação e Artes (DeCA) da Universidade de Aveiro