Notícias
Notícias | INET-md parceiro de quatro projetos financiados pela DGArtes
Quatro projetos recentemente selecionados nos concursos de apoio a projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes) terão o INET-md como entidade parceira.
O projeto “Explicação da espera”, proposto pela investigadora do INET-md, Helena Marinho, em parceria com a associação cultural La Nave Va, a Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE – P. Porto), foi distinguido no Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, que assim apoiará uma residência artística de Helena Marinho, Rui Penha, Bruno Oliveira, Marco Conceição e Augusto Lado para a criação de conteúdos multimédia imersivos a apresentar nas futuras instalações do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.
O projeto “Trans/Atlantico”, proposto pelo Performa Ensemble ao concurso de Apoio a Projetos – Internacionalização, apoiará uma digressão à Colômbia e ao Brasil dos investigadores do INET-md, Helena Marinho, Jorge Salgado Correia e Henrique Portovedo.
Já o Programa de Apoio a Projetos – Música e Ópera, para a encomenda de obras e circulação nacional e internacional, contempla este ano dois projetos com envolvimento do INET-md.
O projeto “Despojos”, também proposto por Helena Marinho em parceria com La Nave Va, conta com a participação do grupo musical Borealis Ensemble, sob a direção artística de Helena Marinho e António Carrilho, compositores com ligações ao INET-md e ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), nomeadamente Sara Carvalho, Jônatas Manzolli e Francisco Ribeiro.
O projeto "Baixos Sumptuosos da Patriarcal", que será igualmente apoiado pelo Programa Caixa Cultura, foi submetido pelo Ensemble Bonne Corde, no seguimento do trabalho de doutoramento de Diana Vinagre, sua diretora artística, e conta com a participação de Fernando Jalôto, ambos músicos e investigadores associados ao pólo do INET-md na NOVA FCSH. O projeto resulta de uma parceria alargada, que envolve ainda o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), a Antena 2-RTP, Museu Nacional da Música e o Festival internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), propondo apresentar em estreia moderna a Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo de António de Pádua Puzzi (c.1762 - c.1819), estando já previsto um concerto no Porto, a gravação discográfica para a etiqueta Ramée – Outhere Music e a edição da respetiva partitura.