• citara
Menu
Vinicius Fernandes, doutorando do INET-md, juntamente com Pedro Rodriguesinvestigador integrado do INET-md, publicam o artigo "Guitarristas portugueses e seus descendentes estabelecidos no Brasil entre 1875 e 1975: Maria Lívia São Marcos" na  revista DiacríticaVol. 38 N.º 2 (2024): Contextos, práticas e repertório(s) para Guitarra Clássica: perspetivas e temas atuais de investigaçãoDisponível em acesso aberto.
 
Este artigo propõe divulgar os resultados parciais da investigação em curso sobre as atividades artísticas e pedagógicas de guitarristas portugueses e seus descendentes estabelecidos no Brasil entre 1875 e 1875. Os dados e documentos coletados na revisão da literatura, em repositórios e acervos digitais brasileiros e portugueses, demonstraram que Maria Lívia São Marcos - pertencente ao grupo de descendentes - ocupou lugar de destaque no desenvolvimento artístico da guitarra clássica no Brasil, com atuações relevantes no campo do ensino, da performance e da produção fonográfica.
 
Captura_de_ecra_2024-10-29_as_10.32.16.png
 
 
Resumo
 
Este texto propõe divulgar os resultados parciais da investigação em curso sobre as atividades artísticas e pedagógicas de guitarristas portugueses e seus descendentes estabelecidos no Brasil entre 1875 e 1875. Os dados e documentos coletados na revisão da literatura, em repositórios e acervos digitais brasileiros e portugueses, demonstraram que Maria Lívia São Marcos – pertencente ao grupo de descendentes - ocupou lugar de destaque no desenvolvimento artístico da guitarra clássica no Brasil, com atuações relevantes no campo do ensino, da performance e da produção fonográfica. Pretende-se, assim, apresentar informações que contribuirão com a composição da memória artística e pedagógica de Maria Lívia São Marcos e, consequentemente, com os estudos sobre o percurso histórico da guitarra clássica no Brasil e suas conexões com Portugal.
 
 
Palavras-chave
 
Guitarristas portugueses, Descendentes, Trânsito musical, Relação Brasil-Portugal, Violão brasileiro, Maria Lívia São Marcos