Nota Biográfica
Nascido em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, Brasil, teve seus primeiros contatos com a música aos 9 anos. Inicialmente, frequentou o curso de violino e teoria musical orientado por Elias Carneiro (CEFET-PB), além do curso de extensão em violão clássico do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo orientado por Jairo Pessoa. Nos anos seguintes realizou diversos trabalhos ligados a obras brasileiras para violão. É Bacharel (2012) e Licenciado em Música (2017) pela UFPB sendo orientado por Jorge Castor, Luiz Ricardo Queiroz e Gilson Antunes, onde recebeu “Láurea Acadêmica” pelo desempenho. Especialista em Docência no Ensino Superior pela FACTED (2013). Mestre em Música pela Universidade de Aveiro – Portugal, sendo orientado por Pedro Rodrigues (2014). Atou como concertista em diversos Estados brasileiros, entre eles, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2013 e 2014 realizou uma série de Concertos em Conservatórios de Música em Portugal. Como solista, se apresentou com a Orquestra Jovem da Universidade Federal da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Grupo de música antiga Camena. Com seu trabalho de pesquisa e interpretação de obras brasileiras para violão, recebeu em 2008 o prêmio “Pixinguinha” oferecido pela FUNARTE como melhor trabalho instrumental de seu Estado. Foi premiado em 1o lugar no II concurso de violonista da Cidade de Campina Grande (Brasil) e finalista do Concurso de Interpretação Violonística do FENAVIPI (2012), realizado no Estado do Piauí (Brasil). Participou de formação complementar em diversos festivais de música, entre eles, Vital Medeiros, FEMUSC, FENAVIPI, Festival de Campos do Jordão, Semana da Música (RN), entre outros. Participou das classes de diversos violonistas, onde pode destacar Carlos Perez, Paulo Martelli, Marco Pereira, Ana Vidovic, Thomas Patterson, Michael Lewin, Jorge Caballero e Dejan Ivanovic. De 2012 a 2013 foi professor do Conservatório David de Souza, em Figueira da Foz (Portugal). Desde 2013 é professor associado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), atuando, também como Coordenador do Curso Técnico em Instrumento Musical de 2014 à 2018. Além do ensino, realiza trabalhos de Pesquisa, Extensão e Inovação na área de Música, com publicações nas áreas de Performance, Educação Musical, Tecnologias da Música e Musicologia Histórica, e diversos trabalhos no âmbito artístico. Atualmente, no âmbito artístico, além de apresentações solo, participa, constantemente, do Iamaká (UFPB-IFB-EMAN), do Duo Danado (com a violinista Ana Carolina Petrus), e de grupos formados com artistas diversos em cidades brasileiras e no exterior. No âmbito acadêmico, é doutorando em Música na Universidade de Aveiro, participando, também, do grupo de investigadores ligados ao INET-md/UA.
Ciência Vitae | ORCID
Projeto de Doutoramento
Título
Guitarras transatlânticas – o legado dos guitarristas portugueses e seus descendentes no Brasil de 1875 a 1975
Orientação
Co-orientação
Dr. Gilson Antunes (UNICAMP-São Paulo-Brasil) e Drª. Márcia Taborda (UFRJ-Rio de Janeiro-Brasil)
Resumo
A investigação busca compreender como se desenvolveram, no Brasil, as atividades artísticas e pedagógicas de guitarristas portugueses e seus descendentes entre os anos de 1875 e 1975 por meio da identificação e coleta de suas produções, da composição de seus itinerários artísticos e biográficos e da interpretação de suas obras. Espera-se contribuir para a reposição de memórias significativas da relação entre Brasil e Portugal, para a ressignificação histórica acerca das contribuições dos(as) guitarristas portugueses(as) na consolidação da identidade cultural e musical do Brasil, para a consciencialização da influência brasileira na produção artística dos músicos portugueses (ou seus descendentes) aquando do seu regresso a Portugal, para a recriação do imaginário sonoro dos migrantes, para o resgate e fomento de produções criativas, para a ratificação das identidades locais e para a aquisição de novos conhecimentos acerca desses(as) migrantes e suas atividades artísticas e pedagógicas.