Publicações
Lançamento de livro | Dança – Criação autobiográfica e memória
Lançamento do livro “Dança – Criação autobiográfica e memória”
Autora: Ana Vitória Freire
Dança – Criação autobiográfica e memória o mais recente livro da coreógrafa e investigadora da dança Ana Vitória Freire (1969-), apresenta para o campo das artes performativas um contributo fundamental ao colocar em debate o lugar do artista como simultaneamente narrador e sujeito de sua produção artística. Movimento este que vem se desenhando desde a modernidade sobretudo na literatura e que vai na contemporaneidade se posicionar como campo potente de articulação da Arte com a Vida e reverberar em todos os campos de pesquisa artístico-pedagógica.
As questões teóricas, processuais e poéticas aqui estudadas são relacionadas com o processo artístico-pedagógico da autora, resultando numa análise reflexiva sobre a sua produção como coreógrafa e performer bem como de seus pares, coreógrafos e criadores contemporâneos que desenvolvem suas pesquisas longe da representação como modelo criativo e assumiram a auto performance como campo de conhecimento e prática artística que prioriza a subjetivação do sujeito.
Fruto de investigação, exploração e criação poética com o corpo, Ana Vitória revela seu sistema de criação que vem se desenvolvendo e sendo aplicado há 30 anos em universidades, centros de pesquisas do movimento, workshops, Cias de Dança, residências artísticas, direção de movimento em peças teatrais e grupos de estudos nacional e internacionalmente, descontruindo modelos de assujeitamentos do pensamento do corpo que dança na contemporaneidade.
Este é o seu terceiro livro lançado no campo da dança, sendo o primeiro em 2007 fruto do seu Mestrado onde inaugura o primeiro dos muitos que se seguiram trabalhos acadêmicos sobre a vida e obra da Mestra da Dança Angel Vianna (1928-), intitulado Angel Vianna - Uma biografia da dança contemporânea. Personalidade com quem Ana Vitória vem desde o ano de 1999 trabalhando junto à sua Faculdade de Dança e ao seu programa stricto sensu – Mestrado Profissional em Dança como Coordenadora Adjunta.
Ana Vitória que desde 2014 vive no trânsito entre Brasil e Portugal, desenvolveu parte desta pesquisa em Portugal na Universidade de Lisboa (bolsa de pesquisa CAPES-CNPQ) e onde também veio a realizar em 2020-2022 seu Pós Doutoramento como Investigadora Integrada junto ao INET-MD - Instituto de etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança - (Universidade de Lisboa) sob a supervisão do Prof. Dr. Daniel Tércio, escrevendo sempre no campo da auto performance sobre os trabalhos das artistas brasileira Lygia Clark e da portuguesa Helena Almeida e suas influências na dança contemporânea luso-brasileira.
AnaVitória (1969-) | Pós Doutora em Artes da Performance (FMH-UL-Portugal) e PhD. em Artes-Performances do Corpo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil). Coreógrafa, Bailarina e Diretora Artística premiada em inúmeros projetos como; Espetáculos de Dança Contemporânea, Performances Artísticas, peças teatrais, Instalações site-specifc, Vídeo-Arte e Vídeo-Dança com foco nas poéticas corporais, autoperformance e memórias autobiográficas. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Dança na Contemporaneidade e da Pós-Graduação em Preparação Corporal para as Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna - FAV/Brasil. Investigadora colaboradora pelo Inet-MD (FMH-UL-Portugal) e NEPAA (Núcleo de estudos da Performance Afroameríndia - Brasil). Tem 3 livros de dança publicados, sendo o seu último de 2022 intitulado Dança- Memória e criação autobiográfica. Desde 2018 vive entre Brasil e Portugal onde desenvolve seu trabalho artístico-pedagógico sobre poéticas autoperformativas. www.anavitoria.com.br