Publicações
Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo
Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari (eds.) 2016. Corpos (im)perfeitos: reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Lisboa: FMH Edições
“Aquilo que aqui se publica constitui uma expansão do que foi despoletado durante a Conferência Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea, iniciativa conjunta do Centro de Estudos em Artes Performativas da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa), INET-MD e da 20ª Quinzena de Dança de Almada – Festival Internacional, em Setembro de 2012.
A convicção é que os Corpos e a Dança não têm limites, nem fronteiras. O Corpo é tema de estudo de diversas áreas do conhecimento. Nas Artes, está presente sob diferentes formas como algo a ser apresentado, interpretado, compreendido, apreciado e transformado. Intriga-nos o facto de este Corpo poder ser experimentado tanto como objeto quanto como sujeito, o facto de poder ser percebido como perfeito ou imperfeito, de poder ser mediador de conceitos e de emoções, o poder ser fruto da intencionalidade, o facto de ser veículo e objeto de comunicação e o facto de ser a matriz cinética do pensamento.”
A convicção é que os Corpos e a Dança não têm limites, nem fronteiras. O Corpo é tema de estudo de diversas áreas do conhecimento. Nas Artes, está presente sob diferentes formas como algo a ser apresentado, interpretado, compreendido, apreciado e transformado. Intriga-nos o facto de este Corpo poder ser experimentado tanto como objeto quanto como sujeito, o facto de poder ser percebido como perfeito ou imperfeito, de poder ser mediador de conceitos e de emoções, o poder ser fruto da intencionalidade, o facto de ser veículo e objeto de comunicação e o facto de ser a matriz cinética do pensamento.”
Dança em corpos (im)perfeitos | Editora: FMH edições, Cruz Quebrada | Lançamento: 2016 | ISBN: 978 972 735 209 8 | Dimensões: 18 x 25 cm | Páginas: 261 | Idioma: Português | Capa mole