• KovaM
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+ 351) 21 414 91 77

Professora Catedrática da Universidade Lusíada de Lisboa. Professora Catedrática aposentada da FMH/UTL. 1ª Doutorada em Dança pela UTL e a única Professora Catedrática de Dança em Portugal. Orientação e lecionação de cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado, PhD), master class, seminários e workshops em Portugal e como Professora visitante no estrangeiro em cursos de graduação e pós-graduação - Estados Unidos (Western Michigan University - Kalamazooo, Arizona State University, James Madison University - Virginia, University of North Carolina at Greensboro, U. de Regina e U. de Washington), na Europa (U. Jyvaskyla-Finlândia, Academia de Dança e Teatro de Helsínquia, U. de Estocolmo, U. de Surrey, Roehampton no RU, U. Sorbonne-Paris, U. Blaise Pascal em Clermont-Ferrand, Université Lyon II, Université Paris V, Universidade Livre de Bruxelas, Vrije Universiteit Brussels -VUB, Leuven U. e U. Catholique de Louvain la Neuve na Bélgica) e no Brasil.
Apresentação de diversas comunicações em congressos e conferências nacionais e internacionais. Vários artigos publicados sobre o Ensino da Dança, Estruturas Rítmicas e Etnocoreografia e dois livros editados (Ensino e Sistemática da Dança). Tem levado a cabo investigação de terreno em Portugal e na Europa sobre etnocoreografia - danças portuguesas. Investigadora da FCT, INET/MD. Recebeu uma Medalha de Mérito Cultural de ouro da Câmara Municipal de Oeiras e o Emblema de Prata da Universidade Técnica de Lisboa. De entre os cargos desempenhados no passado destacam-se: o cargo de Responsável pelo Departamento de Dança da FMH (12 anos) onde lecionou desde 1975, a responsabilidade pela implementação dos cursos graduados-licenciaturas e pós-graduações-mestrados e doutoramentos no âmbito da Performance Artística-Dança, no Laboratório Coreográfico a orientação de estudantes no âmbito das linhas de investigação de Análise do Ensino da Dança, Sistematização do Comportamento Expressivo e Pesquisa Etnocoreográfica e a responsabilidade pela Companhia de Dança Popular da UTL- CODAPTEC com várias coreografias elaboradas.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança