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Provas de Doutoramento | Éric Lana
23.04.2024 |14h30 | Anfiteatro Carlos Borrego | Departamento do Ambiente e Ordenamento Universidade de Aveiro
Realizam-se no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro, a 23 de abril de 2024, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Música, de Eric Vinícius de Aguiar Lana, com o tema: "Práticas de Direção em Coros Infanto Juvenis: Abordagens Pedagógicas e Recursos M-Learning".
Júri da tese de Doutoramento de Éric Lana
- Prof. Doutor António José Vassalo Neves Lourenço, Professor Associado da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (Orientador)
- Prof. Doutor António Ferreira Martins Dias Carlos, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
- Prof. Doutor Rui Luís Nogueira Penha, Professor Coordenador do Instituto Politécnico do Porto
- Prof. Doutora Aoife Hiney, Professora Auxiliar Convidada em Regime Laboral da Universidade de Aveiro e investigadora do INET-md
- Prof. Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar da Universidade do Minho
- Prof. Doutor Ricardi Manuel dos Santos Teixeira Matosinhos, Colaborador do CESEM- Centro de Estudos de Sociologia e Éstética Musical
Práticas de Direção em coros Infanto juvenis: Abordagens Pedagógicas e Recursos M-Learning
Os vínculos estabelecidos pelos adolescentes com a música, nomeadamente suas Ecologias de Aprendizagem Musicais EAM, estão cada vez mais associados ao uso de dispositivos móveis conectados à internet. Entretanto, boa parte dos maestros do contexto coral ensinam a partir de suas próprias experiências produzindo um estilo de ensaio “tradicional”, especificamente estruturado para o treinamento vocal e repertório. Um estudo piloto associado a um mapeamento sistemático da literatura indicou potencialidades no uso de smartphones como ferramenta de apoio à performance coral infantojuvenil, levando ao objetivo de desenvolver novas formas de prática coral que considerem as EAM e empreendam a m-learning como elementos constituintes de abordagens pedagógicas aplicadas a este contexto. Um trabalho longitudinal de natureza qualitativa desenvolveu por meio de uma investigação-ação organizada em quatro ciclos junto à Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito/Brasil, affordances educacionais que deram origem a conjunto de práticas pedagógicas, desenvolvidas em 3 momentos díspares: o antes, o durante e o depois dos principais impactos históricos e estruturais provenientes da pandemia da Sars Covid-19. O trabalho incluiu um mapeamento das EAM, um levantamento longitudinal de aplicações digitais voltadas ao canto coral em comunidades virtuais e a colaboração junto à construção e testes de um aplicativo denominado Practice As You Walk, desenvolvido em colaboração com o Departamento de Eletrónica e Informática da Universidade de Aveiro. Os resultados da investigação indicam características situadas, colaborativas, ubíquas e contextuais, com forte diálogo plurilateral em abordagens pedagógicas que se valham de enredos m-learning a partir das EAM dos coralistas, permitindo o alcance dos resultados artísticos desejados, consolidados na performance, auxiliando a qualidade da experiência dos coralistas e o consequente aperfeiçoamento da prática coral infantojuvenil.
Orientação: José Vassalo Neves Lourenço (orientador); Coorientação: Clarissa Foletto, Guilherme Campos