Luís Filipe Leal de Carvalho
Filiação Institucional:
Universidade de Aveiro
Categoria / Actividade:
Doutorando / Docente
Formação Académica
Ano, Grau Académico, Instituição:
desde 2009: Frequência do programa de Doutoramento em Música da Universidade de Aveiro (área Performance/Musicologia).
2006: Mestre em Música pela Universidade de Aveiro.
1999: Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE), da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo [ESMAE] do Porto.
1996: Bacharel em Instrumento (clarinete), pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo [ESMAE] do Porto.
Actividade Académica e Profissional Anterior à Situação Actual
Período, Cargo ou Categoria, Instituição:
Ver Actividade Docente
A partir de 1995: intensa actividade como instrumentista, maestro e compositor:
Como clarinetista integrou a Orquestra Portuguesa da Juventude (1991-1994), a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (França/ 1996-1999) e a Filarmonia das Beiras (1997-2007), tendo ainda colaborado com várias outras orquestras portuguesas e estrangeiras. Realizou concertos e recitais um pouco por toda a Europa, norte de África, Médio-Oriente e Ásia, quer integrando orquestras e outros ensembles, quer como solista e em música de câmara. Participou, significativamente, no «I Congresso EUROCASS de Clarinete e Saxofone» em Budapeste (Hungria/1997), nos I, II e III «CLARMEETOPORTO» (Congresso Internacional do Clarinete do Porto – 1999/2001/2003), e ainda no «ClarinetFest-2009» (Porto/2009);
Como maestro tem dirigido, desde 1999, várias das mais importantes orquestras portuguesas, tais como a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Filarmonia das Beiras (Aveiro), a Orquestra de Câmara Portuguesa (Lisboa), a Orquestra e Coro da Universidade de Aveiro, a Orquestra Sinfónica da ESART (Castelo Branco) e a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim. No estrangeiro apresentou-se em S. Petersburgo (Rússia), Vaasa (Finlândia), Milão (Itália), Madrid (Espanha), e Budapeste (Hungria);
Como compositor tem trabalhos editados pela AvA-musical editions, e pela Molenaar (Holanda). As suas obras, várias das quais estão já disponíveis em CD, têm sido executadas por alguns dos mais importantes solistas e ensembles portugueses e estrangeiros, nomeadamente a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Banda Sinfónica Portuguesa, o trompista Abel Pereira, a harpista Carla Bos ou os quarteto InvictaSax e Trompas Lusas, entre outros. Recebeu encomendas, entre outros, do Cistermúsica-Festival Internacional de Música de Alcobaça, da Banda Sinfónica Portuguesa e do quarteto Trompas Lusas. É ainda responsável, no âmbito da sua dissertação de mestrado, da edição crítica e redução do acompanhamento para piano, dos quatro concertos de José Avelino Canongia, clarinetista português de ascendência catalã que viveu entre 1784 e 1842.
Investigação
Domínio de Especialização
Performance/Musicologia – A Décima Sinfonia de Gustav Mahler
Áreas de Interesse
Performance Musical, Composição/Orquestração, Música Contemporânea, Música Orquestral.
Grupo de Investigação no INET:
Musicologia (Universidade de Aveiro)
Projectos que orientou ou em que participou no INET:
Entre 2009 e 2014: no âmbito da investigação para obtenção do grau de Doutor pela Universidade de Aveiro, estudou os rascunhos inacabados do compositor austríaco ultrarromântico Gustav Mahler para uma derradeira sinfonia, a sua décima sinfonia, na tonalidade de fá# maior. Esta investigação culminou na apresentação da tese «A Décima Sinfonia de Gustav Mahler – obra aberta? Premissas para uma nova abordagem à realização da obra», onde se propõe também uma partitura com uma nova realização/orquestração da obra.
Projectos que orientou ou em que participou noutras instituições (breve descrição do projecto):
Entre 2003 e 2005: no âmbito da investigação para obtenção do grau de Mestre pela Universidade de Aveiro, estudo da vida e obra do clarinetista/compositor oitocentista José Avelino Canongia. Foi proposto um esboço biográfico daquele artista, bem como criadas edições críticas modernas dos seus quatro concertos para clarinete e orquestra (em novas versões para clarinete e piano), culminando na apresentação da dissertação «José Avelino Canongia (1784-1842): virtuoso e compositor».
Actividade Docente
Ano Lectivo, Título da(s) Disciplina(s), Grau ou Programa, Instituição:
desde 2008: docente (categoria assistente-convidado) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (clarinete, literatura específica, pedagogia específica, orquestra de sopros, música de câmara);
2004-2008, instrutor no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (orquestra de sopros, música de câmara);
2006-2008: professor de clarinete no Conservatório de Música do Porto.
1998-2002: docente a tempo parcial (equiparado a professor-assistente) na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (música de câmara);
desde 1994-2013: professor de clarinete, naipe e música de câmara na Escola Profissional de Música de Espinho;
1993-2000: professor de clarinete Academia de Música de Castelo de Paiva.
Publicações
Várias partituras de obras originais pela AvA-musical editions (Portugal), e Molenaar (Holanda), nomeadamente:
HORNPIPE (para trompa solo
ALBOQUE (para clarinete solo)
CHIRIMIA (para oboé solo)
TRIOS PIÈCES D'HOMMAGE (para dueto instrumental)
HORNPHONY (para quarteto de trompas)
SUITE IN JAZZ STYLE (para quarteto de clarinetes)
SAX-SUITE (para quarteto de saxofones)
MOZARTIANA (para ensemble de clarinetes)
FANTASTIC VARIATIONS (para banda sinfónica)
NISE LACRIMOSA (para orquestra)
METAMORPHOSES... hommage à M. C. Escher (para orquestra)
CANONGIA, José Avelino; edição crítica e redução do acompanhamento orquestral para piano dos quatro concertos para clarinete e orquestra, por Luís Carvalho (2011) – AvA-musical editions.
CARVALHO, Luís; José Avelino Canongia (1784-1842): virtuoso e compositor (esboço biográfico) – AvA-musical editions (no prelo).
CARVALHO, Luís; Schoenberg[Schönberg], Arnold Franz Walter, decano do modernismo musical (parte I): artigo publicado na revista em linha Da Capo a 27/Maio/2013 (acesso via http://www.dacapo.pt/ad-libitum-Schoenberg-Arnold-Franz-Walter-decano-do-modernismo-musical---Parte-I)
CARVALHO, Luís; Schoenberg[Schönberg], Arnold Franz Walter, decano do modernismo musical (parte II): artigo publicado na revista em linha Da Capo a 12/Julho/2013 (acesso via http://www.dacapo.pt/ad-libitum-Schoenberg-Arnold-Franz-Walter-decano-do-modernismo-musical-(Parte-II))
CARVALHO, Luís; Compositores a descobrir: José Avelino Canongia (1784-1846) – parte 1 (Glosas nº9, Setembro/2013; depósito legal: 310097/10; ISSN: 2182-1380)
CARVALHO, Luís; Compositores a descobrir: José Avelino Canongia (1784-1846) – parte 2 (Glosas nº10, Janeiro/2014; depósito legal: 310097/10; ISSN: 2182-1380)
CARVALHO, Luís; A música profissional em Portugal, hoje: uma crise anunciada? (Da Capo nº1, Fevereiro/2014)
Comunicações
Prémios e distinções
Prémio do «Melhor aluno do curso» (ESMAE-IPP) – 1994;
1º prémio de Música de Câmara da Juventude Musica Portuguesa (JMP) – 1995;
Semi-finalista do «V Concurso Internacional de Dos Hermanas» (Sevilha) – 1995;
1º lugar no «III Prémio Helena de Sá e Costa» – 1997;
1º prémio por unanimidade do júri no «V Concurso de Interpretação do Estoril» – 2001;
2º prémio no «IV Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim» –2009.
finalista nomeado (entre apenas três a nível nacional) do Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores / RTP (2012), pela sua obra orquestral NISE LACRIMOSA
distinguido com o "Troféu Prestígio" do Jornal Audiência (V. N. de GAIA – 2013), pelo seu percurso dedicado à Música;