• Disco2
Nos passados dias 2, 3 e 4 de novembro, o INET-md fez-se representar por duas investigadoras e onze invesigadores no XVII Congresso de SIBE 2023.

O encontro bienal da Sociedad de Etnomusicologia (SIBE) decorreu este ano em Granada, Espanha, sob o mote "A la escucha de nuestro presente: una cartografia de las culturas musicales en el siglo XXI".

Do polo INET-md na Universidade de Aveiro, estiveram presentes:

Ana Flávia Miguel (com Alexandre Curopos) | "La voix. Discursos sobre Cesária Évora na construção da cena musical cabo-verdiana"

Felipe Barão | "Chordophone revival in a collective instrument-making environment: the case of Mus.Mus.Cbr"

Jorge Castro Ribeiro | "Entre o terreru e o palco. Novas dinâmicas e usos contemporâneos do batuko em Cabo Verde"

Leonardo Medina | "La diversidad de la rabeca brasileña y el orocongo: la fabricación de “otros” instrumentos musicales para reivindicar y expandir las tradiciones"

Lucas Ramos | "Conexões 'cordofônicas' entre Angola e o Brasil: um estudo comparativo entre o Ungo e o Berimbau

Marcelo Leite Nascimento | "Clube do Choro de Paris: processos e dinâmicas em torno de um gênero musical brasileiro"

Timóteo Cuche | "Práticas musicais e a indústria da música em Maputo. O caso da Marrabenta e do Pandza"

E do polo do INET-md na Universidade Nova de Lisboa, seguiram:

Andrew Snyder | "El activismo carnavalesco interseccional de Colombina Clandestina en el carnaval de Lisboa"

Jaildo Gurgel da Costa | "Pife para não pifar: marcas de resiliência, inspiração e contradição na cena musical dos pífanos do Agreste"

Marco Roque de Freitas | "Has 'madness' been transformed into 'culture'?: Domesticating Lisbon’s longest-running drag queen show"