Doutora Integrada | Investigador Auxiliar
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Ana Flávia Miguel concluiu o Doutoramento em Música (Etnomusicologia), em 2016, na Universidade de Aveiro, o Mestrado em Música (Etnomusicologia), em 2010, e a Licenciatura em Música (Piano), em 2004, todos pela mesma universidade. Ao longo dos anos, tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Itália, Brasil, Moçambique, África do Sul e França. Como etnomusicóloga, é corresponsável pelo dossier de candidatura do Kola San Jon (Prática Performativa de Cabo Verde) a Património Cultural Imaterial. Produziu o Documentário "Kola San Jon" que ganhou o Prémio de Documentação do Património Imaterial no 6º Folk Music Film Festival, a 27 de novembro de 2016 (Nepal). Ganhou também o prémio "Research Day'14" com a apresentação do poster intitulado "Classifying heritage by (re)classifying identities: A inclusão do Kola San Jon na Lista Portuguesa do Património Imaterial". Os seus principais domínios de estudo incluem Músicas Africanas, Música e Migração, Música e Pós-Colonialismo, Arquivos Digitais de Música, Etnomusicologia Audiovisual, Etnomusicologia Aplicada e estudos sobre música em Cabo Verde e música em Portugal. Atualmente, exerce funções de Investigadora Auxiliar na Universidade de Aveiro, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. É membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte para a Internacionalização e Cooperação. Desde março de 2024, Ana Flávia Miguel é Diretora e Editora da TRANS - Revista Transcultural de Música. Publicou 14 artigos em revistas especializadas, é autora de 4 capítulos e entradas em enciclopédias, contribuiu para 12 datasets, e tem várias publicações de som e imagens em movimento. Organizou 26 eventos. Apresentou 62 comunicações, palestras e conferências como convidada em contextos nacionais e internacionais em 19 países. Participou em 9 projectos de investigação competitivos e ganhou 2 prémios. Colabora com 32 colegas de áreas como a Etnomusicologia, Antropologia, História, Ciências da Informação, Criação Artística e Museologia em África, América e Europa.É membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte para a Internacionalização e Cooperação. Desde março de 2024, Ana Flávia Miguel é Directora e Editora da TRANS - Revista Transcultural de Música. Publicou 14 artigos em revistas especializadas, é autora de 4 capítulos e entradas em enciclopédias, contribuiu para 12 datasets, e tem várias publicações de som e imagens em movimento. Organizou 26 eventos. Apresentou 62 comunicações, palestras e conferências como convidada em contextos nacionais e internacionais em 19 países. Participou em 9 projectos de investigação competitivos e ganhou 2 prémios. Colabora com 32 colegas de áreas como a Etnomusicologia, Antropologia, História, Ciências da Informação, Criação Artística e Museologia em África, América e Europa.