Publicações
Artigo | Introducing a Sound-based Music Education in early childhood: the role of sonic and musical tools in the development of teleomusicality
Ana Luísa Veloso e Clarissa Foletto, investigadoras integradas do INET-md, são autores do artigo "Introducing a Sound-based Music Education in early childhood: the role of sonic and musical tools in the development of teleomusicality", recentemente publicado na Music Education Research. Disponível em acesso aberto.
Resumo:
Nos últimos anos, e no âmbito da evolução para salas de aula mais inclusivas e e democráticas, alguns académicos têm proposto o desenvolvimento de abordagens à Educação Musical que partem do som e dos fenómenos sonoros como categorias mais amplas que possam incorporar as diversas trajectórias e experiências de vida das crianças. De acordo com esta osição inicial, este artigo examina de forma correspondente quais as ferramentas e musicais podem mais facilmente proporcionar às crianças pequenas interações interações significativas com o som e os seus ambientes sonoros no âmbito do desenvolvimento da Educação Musical baseada no som para a infância. Os nossos resultados realçam a importância da introdução de novas ferramentas sónicas - incluindo a gravação, a amplificação e a amplificação e escuta aumentada - no desenvolvimento de actividades musicais diversificadas e significativas com crianças pequenas. Estes resultados também realçam simultaneamente a necessidade de desenvolver novas definições de música, alargando-as a toda a paleta sonora que nos rodeia, e representativas dos diferentes percursos e identidades musicais que as crianças desenvolvem ao longo da sua vida.
Palavras-chave:
Música basead no som; Recursos; Inlcusão; Jovens; Crianças.