• Palco
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto
Tel: (+351) 22 507 33 83 (ext. 31008)

Ana Luísa Veloso nasceu em 1979. É Bolseira de Pós Doutoramento no CIPEM/INET-md – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, polo do Politécnico do Porto do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É Doutorada em Música na área da Educação pela Universidade de Aveiro, com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), tendo sido orientada pela Doutora Sara Carvalho e pela Doutora Graça Mota. Tem vindo a desenvolver diversos projetos nos domínios da música e da educação, mais especificamente nas áreas da criatividade, composição musical, improvisação, música em contextos não formais, música e transformação pessoal e social. Tem também vindo a participar em diversas conferências nacionais e internacionais através da comunicação de papers ou participação em painéis, e a publicar diversos artigos e capítulos em livros nacionais e internacionais sobre estas temáticas. É coordenadora nacional da European Association for Music in Schools, membro da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical e directora da Revista Portuguesa de Educação Musical. Mantém ativamente a sua atividade enquanto música e guitarrista, colaborando em diversas formações ligadas à improvisação, à música contemporânea, experimental e à sound art.

Projecto de Pós-Doutoramento

Título
Bolsa de Pós Doutoramento integrada no grupo “Educação e Música na Comunidade”  - Polo do Politécnico do Porto do INET-md

ANAVELOSO_PosDoc.png

Orientação

Código de Bolsa
UID/EAT/00472/2013/INET-MD/CIPEM/POLO DO IPP

Este Pós-Doutoramento objetiva-se num espaço amplo onde será desenvolvida investigação sobre diversos aspetos da Educação Musical, em campos específicos de pesquisa que abordem o lugar da música enquanto prática social e cultural, na e para além da escola. Nele se integram projetos diversos relacionados com o desenvolvimento dos Estudos em Educação e Música na Comunidade, através da conceção e participação em projetos originais de investigação e programas inovadores em Educação Musical, incluindo a construção de linhas orientadoras da implementação a nível nacional da música nas escolas e valorização cultural da música na comunidade e enquanto arte performativa.

Grupo de Investigação: Educação e Música na Comunidade