• Dança 4
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto
Tel: (+351) 22 507 33 83 (ext. 31008)

Ana Luísa Veloso nasceu em 1979. É pós-doutoranda no CIPEM / INET-md - Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, no Politécnico do Porto, um polo do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança. É Doutorada em Música na área da Educação pela Universidade de Aveiro, que concluiu com uma bolsa de estudos da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), sob a orientação da Doutora Sara Carvalho e da Doutora Graça Mota. Tem desenvolvido vários projetos nas áreas de música e educação, especificamente nos campos de criatividade, composição musical, improvisação, música em contextos não formais, música e transformação pessoal e social. Também participou em várias conferências nacionais e internacionais através de apresentação de papers ou participação em painéis; publicou também vários artigos de investigação e capítulos em livros nacionais e internacionais sobre os tópicos mencionados anteriormente. É membro da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical e diretora da Revista Portuguesa de Educação Musical. Exerce ativamente sua atividade como música e guitarrista, colaborando em diversos grupos relacionados com a improvisação, música experimental e arte sonora.

Projecto de Pós-Doutoramento

Título
Bolsa de Pós Doutoramento integrada no grupo “Educação e Música na Comunidade”  - Polo do Politécnico do Porto do INET-md

ANAVELOSO_PosDoc.png

Orientação

Código de Bolsa
UID/EAT/00472/2013/INET-MD/CIPEM/POLO DO IPP

Este Pós-Doutoramento objetiva-se num espaço amplo onde será desenvolvida investigação sobre diversos aspetos da Educação Musical, em campos específicos de pesquisa que abordem o lugar da música enquanto prática social e cultural, na e para além da escola. Nele se integram projetos diversos relacionados com o desenvolvimento dos Estudos em Educação e Música na Comunidade, através da conceção e participação em projetos originais de investigação e programas inovadores em Educação Musical, incluindo a construção de linhas orientadoras da implementação a nível nacional da música nas escolas e valorização cultural da música na comunidade e enquanto arte performativa.

Grupo de Investigação: Educação e Música na Comunidade