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Artigo | Inclusion of Traditional Azorean Songs in Musical Learning- Informal Practices in Violin Teaching
A Música Tradicional Portuguesa é muitas vezes esquecida no ensino formal nas escolas de música em Portugal e tem havido pouca pesquisa sobre seu uso em sala de aula e sobre as práticas informais de aprendizagem a ela associadas. Assim, foi desenvolvido e implementado em 2021/2022, no Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), um Projeto Educativo envolvendo 7 alunos de violino com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos e focado na aprendizagem de canções da Música Tradicional dos Açores. As canções foram preparadas em aula usando práticas informais de aprendizagem – aprendizagem e análise auditiva, uso de gravações, memorização sem o uso de partituras, improvisação, etc. – e apresentadas em concerto. Adicionalmente, foi realizado um estudo qualitativo para avaliar os resultados da intervenção e para ampliar o entendimento da temática. Os dados foram recolhidos através da observação direta das aulas com notas de campo, gravações audiovisuais, entrevistas semiestruturadas aos alunos, questionários anónimos aos pais e ao público presente no concerto, e a 27 professores de violino. Estes dados foram submetidos a análise de conteúdo, nomeadamente organizando-os em categorias e subcategorias. Os resultados mostram que a inclusão da Música Tradicional Açoriana, com recurso a práticas informais de aprendizagem, teve um efeito positivo na motivação dos alunos, potenciando o desenvolvimento de competências técnicas, musicais, cognitivas e sociais. Além disso, o concerto de Música Tradicional Açoriana revelou-se um meio eficaz de divulgação e valorização do património cultural da região, impulsionando o desenvolvimento da identidade dos alunos e preservando a identidade cultural da região.