• Guitarra
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto
Tel: +351 22 507 33 83 (ext 31008)

Sónia Alexandra Souto Barbosa (Porto, 1972), atualmente no segundo ano do Programa Doutoral em Criação Artística, na Universidade de Aveiro (UA), estando a desenvolver o projeto de investigação artística designado por “O Artista que habita o Não-Artista”, colocando a criação teatral na base da exploração da tomada de consciência do ato criativo e a sua materialização num objeto artístico e performativo. Apesar de no seu percurso académico inicial as ciências económicas terem sido o horizonte expectável, foi salva pelo teatro ainda antes de se ter licenciado nesta área artística. Frequentou o bacharelato em Teatro, ramo Ator, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), trabalhando já como atriz profissional, tendo-o concluído em 1997. Posteriormente (2003) concluiu a licenciatura em Teatro, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP). No seu percurso artístico, foi uma das fundadoras do grupo de teatro ‘Teatro Só’, onde trabalhou como atriz. Durante o seu período profissional exclusivamente artístico trabalhou com diferentes encenadores. O encontro (e descoberta) do Teatro com a Educação trouxe um novo sentido profissional; deste modo, desde 2001, tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional sempre com este binómio como base das suas práticas, seja como docente, no ensino superior politécnico, concretamente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e em escolas básicas e secundárias, seja como responsável artística de projetos com grupos diversos de não artistas. O teatro como elemento essencial ao desenvolvimento integral do indivíduo e a tomada de consciência do ato criativo, bem como a importância das linguagens dramáticas na educação e na formação inicial de professores, orientam o trabalho de investigação, tanto teórico como prático. Neste sentido, a recente integração no CIPEM, como investigadora convidada não doutorada, reforça o aprofundamento no estudo nestes domínios.