• Disco
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa

Atualmente doutorando em Acústica e Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa, no Mestrado em Artes Musicais (2017) discutiu como a comunicação pode afetar a performance num estúdio de gravação. Frequentou também uma Pós-Graduação (2018) em Acústica e Estudos de Som (FCSH-NOVA). Possui graduação em Nouvelles Technologies du Son (2014) pela Université de Toulon (França) e também Licenciatura Plena em Educação Artística e Música (2005) pela UNESP (Bazil). Leon tem uma trajetória mista dividindo seu tempo entre academia, performance e produção musical. É compositor de mais de 30 bandas sonoras para teatro, cinema e performance, e participou em vários grupos musicais e é atualmente guitarrista do grupo lisboeta de jazz cigano "Swing na Guelra".

Projeto Doutoral

Perspetivas etnomusicológicas e acústicas da guitarra Manouche

Orientação

Resumo
De maneira similar ao fado que é umbilicalmente ligado à guitarra portuguesa e aos portugueses, o Gypsy jazz ou jazz Manouche desenvolveu-se no seio de uma comunidade e encontrou a sua própria voz numa guitarra icónica. Inspirado na obra do guitarrista de origem Manouche, Django Reinhardt, este género musical está presente em festivais internacionais de jazz e de músicas do mundo. No entanto, quais são os elementos que definem o som da guitarra Manouche?

Para responder a essa questão, nesse trabalho as características vibratórias da guitarra Manouche foram estudadas em ensaios laboratoriais e sua morfologia detalhada levando em consideração discussões com luthiers especializados na construção de tal instrumento. Durante dois anos foi desenvolvido um trabalho de campo que permitiu compreender como, por quem e em quais conjunturas esse instrumento é utilizado. Finalmente investigou-se a influência da prática comunitária e da pedagogia do jazz Manouche no som que ouvimos quando um músico toca uma guitarra Manouche.

Esta tese elucida como características de um instrumento, conceções estéticas de músicos do género Manouche e técnicas performativas interligam-se para definir o som da guitarra Manouche.

Palavras-chave: Análise modal; Jazz Manouche; Estudos Interdisciplinares; Prática musical.

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143444/2019)

Grupo de Investigação: Acústica Musical e Estudos de Sons