• Disco2
Doutor Integrado | Pós-Doc
Tel: 1069-061 Lisboa

Professor de Acústica na Universidade Nova de Lisboa (UNL, Portugal). Investigador especializado nas áreas de Vibração e Acústica. Engenheiro Físico do Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (França, 2001). Obteve o grau de Mestre em Acústica Aplicada pela Université du Maine (França, 2001) e doutorou-se em Acústica da Université Aix-Marseille (França, 2004), mais especificamente no grupo de Física de Instrumentos Musicais no Laboratório de Mecânica e Acústica. Em 2006, integrou o Laboratório de Dinâmica Aplicada (Instituto Superior Técnico/Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, Portugal) como investigador de pós-doutoramento e, em seguida, como investigador auxiliar. Lecionou também em várias universidades portuguesas, e atualmente, é investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança com sede na UNL, conciliando Ciências Exatas e Ciências Humanas na sua investigação. O seu trabalho associa dois de seus interesses, Música e Física, com ênfase nos mecanismos físicos em que os sons são criados pelos instrumentos musicais. Principais linhas de investigação incluem a modelação física e otimização dos instrumentos musicais, e também o desenvolvimento de técnicas de analise para resolver problemas vibratórios e acústicos em sistemas industriais. Recentes trabalhos incluem a análise da afinação do maior conjunto de carrilhões do século XVIII da Europa, a síntese sonora por modelação física da guitarra Portuguesa, e a ressurreição virtual do som do sino mais antigo de Portugal (Coruche) a partir de dados arqueológicos. A produção científica inclui 3 capítulos de livro, 38 artigos (9 em revistas internacionais; 31 em proceedings de conferências internacional) e 4 relatórios técnicos. O seu trabalho foi premiado por duas vezes (Simpósio Internacional de Acústica Musical, 2014; Associação Portuguesa de Museologia, 2015).

Projeto de Pós-Doutoramento

A Acústica Musical ao serviço da Musicologia
 Debut

Orientação

Referência Bolsa
UID/EAT/00472/2013/1BPD

1. “Desenvolvimento de técnicas de afinação não-destrutivas para instrumentos musicais de tipo idiofone”, com Miguel Matos Carvalho, em colaboração com José Vieira Antunes (IST/C2TN);
  2. “Concepção de novos modelos de cordofones”, em colaboração com Paulo Vaz de Carvalho (INET-md, Polo Aveiro);
  3. “Caracterização de sistemas de reprodução sonora para fonogramas históricos de fado”, em colaboração com António Tilly e Pedro Félix (INET -md, FCSH).