• Caretos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutor Integrado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nota Biográfica

Filippo Bonini Baraldi é Investigador Principal (CEEC_ind) no Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Universidade NOVA, Lisboa (Portugal), no qual coordena o Grupo de Investigação “Etnomusicologia e Estudos de Música Popular” e é membro da Direção. E’ também membro associado do Centre de Recherche en Ethnomusicologie (Crem-LESC), da Université Paris Nanterre (França). A sua carreira académica desenvolveu-se em várias áreas geográficas e científicas. Obteve um mestrado em Engenharia Electrónica na Universidade de Pádua (Itália) em 2001, concluiu um segundo mestrado em Tecnologia Musical no Instituto de Investigação e Coordenação Acústica/Música (IRCAM, Paris) em 2003, e obteve um doutoramento em Etnomusicologia na Universidade de Paris Nanterre em 2010 com honras unânimes do júri. Obteve uma bolsa de doutoramento pelo Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS, 2003-06) e uma bolsa de pós-doutoramento pela Sociedade de Etnologia de Nanterre (E. Fleichman, 2011). A sua investigação de doutoramento foi galardoada com o prestigiado prémio internacional de tese de doutoramento do Museu do Quai Branly (Paris, 2011). 

O seu livro "Tsiganes, musique et empathie" foi publicado em 2013 pelas Editions de la Fondation de la Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), e premiado em 2014 pela Charles Cros Academy (França). Foram publicadas traduções revistas do livro em romeno (2017, The Romanian Institute for Research on National Minorities), inglês (2021, Oxford University Press) e italiano (aceite, Banbun/Centro Studi Don Nicola Jobbi). O livro "Roma Music and Emotion", (Oxford UP) recebeu o prémio do livro ICTM (menção honrosa) e o Prémio William A. Douglas em Antropologia Europeanista (Society for the Anthropology of Europe, uma secção da Associação de Antropologia Americana). 

 

Filippo Bonini Baraldi foi professor e professor assistente de Etnomusicologia no Departamento de Música da Universidade Paris VIII St. Denis, onde criou um curso sobre o tema da Música e Emoção (2007-2014). Foi professor convidado (PVE CAPES) na Universidade Federal da Paraíba (Brasil, 2014-2015) e desde 2015 é professor convidado no Departamento de Música da Universidade NOVA, Lisboa. Foi também convidado para dar conferências e cursos em várias universidades europeias, incluindo o University College (Londres), Universidade La Sapienza (Roma), Collège de France (Paris), Universidade Federal do Pernambuco (Brasil), Universidade Charles (Praga), Universidade Técnica do Médio Oriente (Ancara, Turquia) e Universidade de Ghent (Bélgica). 

As suas pesquisas sobre música, emoção e saúde, baseadas em trabalhos de campo a longo prazo na Roménia, Itália e Brasil, são fortemente interdisciplinares e combinam métodos de etnomusicologia, computação musical, e ciências cognitivas. Os resultados dessas pesquisas foram publicados em livros, capítulos de livros (Routledge, Springer, Kimé, etc.) e revistas científicas de alto impacto (Music Perception, Journal of New Music Research, Ethnologie Française, Visual Anthropology Review, Cahiers d'Ethnomusicologie, etc.). Participou na criação e coordenação científica (2005-10) da rede de investigação "Música, Cognição, Sociedades", financiada pelo Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), foi investigador convidado no projecto "Musical Entrainment in Music Performance (AHRC, UK, 2016-18) e Investigador Principal do projecto "HELP-MD: The Healing and Emotional Power of Music and Dance" (FCT, PT, 2018-22). 

 

Filippo Bonini Baraldi é também um músico activo (violinista) e cineasta de documentários musicais (Prémio da Sociedade Francesa de Etnomusicologia no XXIV Festival "Jean Rouch", Paris, 2005, para o filme "Crying for the dead").

 
 
 
 
 
 
Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (Coordenador)