• Bombos2
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto

Sílvia Correia (n. 1978) é atriz, investigadora e Professora de Teatro. Concluiu o Curso Profissional de Interpretação na A.C.E. em 1998; o Curso The Worksop leader em 2001 no Hope Street Institut em Liverpool, Inglaterra; licenciou-se pela ESMAE no curso de Teatro/Interpretação em 2005; concluiu o mestrado em Psicologia, na FPCE-Universidade do Porto em 2008 e encontra-se a frequentar doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos na FLUP, tendo-se proposto desenhar o Curso Básico de Teatro para o sistema de Educação Português. Tem formação complementar em Esgrima, Danças latinas, contemporânea e o 3º grau de Piano. Integrou o grupo de investigadores na área da Educação e Desafios Societais no Centro de Investigação Transdisciplinar – Espaço, Cultura e Memória (CITCEM) entre 2016 e 2023. Ao longo da sua carreira já trabalhou com grandes mestres do teatro, música e televisão como: António Capelo, Fernanda Lapa, Kuniaky Ida, Júlio Castronuovo, Mário Moutinho, João Garcia Miguel, Henrique Oliveira, Victor Pereira, Tiago Simães, José Eduardo Poças Gomes entre outros. Fundou a companhia Esbofeteatro, (1998) e colaborou como atriz com outras companhias de teatro como o Teatro Bruto, Meta Mortem Fase e no serviço educativo do Teatro Nacional São Carlos - Lisboa. Desde 2018 que colabora com o Ensemble da Academia de Música de Castelo de Paiva e mais recentemente é agenciada pela ARTWAY desenvolvendo um trabalho artístico com base na música e poesia contemporânea. Participou em programas de televisão, destacando a série Dentro na RTP em 2016 com realização de Henrique Oliveira. Participou em curtas e médias metragens com Raquel Freire, Tiago Nobre, Paulo Martins e Ricardo Cruz. Desde 2015 que é colaboradora habitual no Input Studio, locutora e voz off de várias marcas internacionais como HP e APPLE, PFIZER, AVON, E-DREAMS, NETFLIX.Ao longo da sua carreira concilia o trabalho artístico com a docência. Desde 1999 orienta ações de formação no APCC, lecionou a disciplina de Teatro e Expressão dramática no Colégio Europeu, Colégio Efanor e Escola de Música Óscar da Silva onde acumulou funções de Diretora Pedagógica entre 2008 e 2010. Foi ainda professora de Interpretação, Movimento e Área de Integração na Jobra – Educação. Desenhou o programa WEL- PRODUÇÕES cursos livres de teatro mantendo atividade entre 2002 e 2009 na cidade do Porto chegando a mais de 1000 formandos e levando a cena 16 espetáculos públicos com os alunos. Como investigadora na área da Educação Artística destaca-se o trabalho da sua autoria com o projeto: Curso Básico de Teatro - Proposta de Ensino Artístico Especializado para o sistema de Educação Português, curso homologado na Portaria nº 65/2022, 1 de fevereiro. Desde 2017 coordena e leciona na ACE-Escola de Artes o projeto Piloto e o EAE de Teatro onde conta com uma equipa de 9 profissionais e mais de 500 alunos em atividade. Em 2022 fundou com a equipa que a acompanhou no projeto piloto do CBT a Associação Nacional de Professores e Artistas do Curso Básico de Teatro.