• Dança7
Integrado | Doutorando | Gestor de Ciência e Tecnologia | Coordenador INETBase
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Investigador no INET-md desde 2004, iniciou a sua formação académica na Universidade Católica Portuguesa em Economia, tendo posteriormente optado por uma mudança de curso superior, ingressando em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no ano 2000. Especializando-se em Sociologia da Música, concluíu a sua licenciatura em 2003 com uma dissertação intitulada "Máquina do Tempo - Músicas ouvidas, fases vividas". Completou a Pós-Graduação em Sociologia do Conhecimento em 2004, altura em que já desenvolvia trabalho de investigação para aEnciclopédia da Música em Portugal no Século XXenquanto redactor, na qual integrava também a Equipa Editorial. Em 2005 integrou a primeira equipa da Candidatura do Fado a Património da Humanidade, no âmbito da qual construíu a Base de dados de fonogramas históricos (78 rpm) de fado e outros géneros de música popular. Foi neste contexto que descobriu o vasto campo de que constitui o Teatro de Revista em Portugal, tema que escolheu para a Dissertação de Doutoramento, mais especificamente, o papel dos empresários na Indústria do Espectáculo, enquadrando o seu tranbalho no âmbito da Etnomusicologia Histórica e Económica. Integrou as equipas de projectos I&D financiados pela FCT, de que são exemplo A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XXJazz em Portugal: Os legados de Luís Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal, e.o. Foi co-coordenar o projectoHistória do Teatro e do Espectáculo em Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Movido pelo seu profundo interesse pela cidade de Lisboa (contexto de todo o seu trabalho de investigação), desenvolveu substancial trabalhoem torno da toponímia lisboeta. É músico e compositor de um agrupamento pop-rock desde 1997 e Vice-Presidente e Director Financeiro da ONGD Kanimambo - Associação de Apoio ao Albinismo. Actualmente desempenha funções de Gestão Financeira do INET-md.

Projecto de Doutoramento

Título
"O teatro do povo ou para o povo, quem o faz sou eu" - Vasco Morgado e o Teatro de Revista em Lisboa (1951-1978)

BarraDoutoramentoGoncaloAntunesdeOliveira.png

Resumo
A presente dissertação pretende demonstrar a existência e processos de produção de uma indústria do espectáculo baseada no teatro comercial-musical em Portugal, tendo Lisboa como o escopo de observação, entre 1951 e 1978, período de operação de Vasco Morgado, o mais relevante produtor/empresário teatral da segunda metade do século XX. A falta de estudos ou bibliografia sobre esta empresa demonstra uma clara lacuna a ser preenchida, sobretudo considerando que a grande maioria dos agentes envolvidos no processo produtivo (a nível de concepção e de execução) operaram ao serviço desta empresa. Enformado pelos estudos no âmbito da Popular Music, Etnomusicologia e Sociologia, pretender-se-á, tão exaustivamente quanto os dados permitirem, estabelecer a relação entre o género teatral de maior adesão do público português – teatro de revista (e o seu declínio) – e as restantes indústrias da música, com base em estudos de caso dos mais importantes espectáculos levados à cena por Vasco Morgado no Teatro Monumental. Neste âmbito, foram criados pelo autor conceitos operatórios originais como "Teatro Popular Ligeiro" e "Estruturas Performativas" no sentido de garantir uma perspectiva mais afinada da realidade em estudo.

Grupo de Investigação: Estudos Históricos e Culturais em Música