Notícias
Notícias | Doutorandos do INET-md levam música e investigação artística Portuguesa à Letónia e Lituânia
Gustavo Afonso, Ana Barros e Mónica Chambel, ambos doutorandos do INET-md, representaram a música e a investigação artística portuguesa em dois eventos europeus, realizados na Letónia e na Lituânia, no final de novembro de 2024.
No dia 26 de novembro, na LMT kamerzāle da Jāzepa Vītola Latvijas Mūzikas akadēmija (Riga, Letónia), decorreu o recital-conferência "Deconstructing staged approaches to 20th-century Portuguese music" . A apresentação explorou a recriação cénica de obras portuguesas do século XX com base em metodologias de pesquisa artística, desenvolvidas nos projetos de doutoramento em curso no INET-md. O programa incluiu um recital que envolveu a apresentação de música portuguesa do século XX, através interpretações de obras do repertório para piano de Victor Macedo Pinto, três fados canção e uma canção de Chico Buarque.
De seguida, os doutorandos participaram no Fórum IMPACT 2024 (IMProvisation and Creativity In and Through Performing Arts), realizado de 27 a 30 de novembro, na Lithuanian Academy of Music and Theatre, em Vilnius. Este evento reuniu artistas e investigadores de todo o mundo para discutir criatividade nas artes performativas.
Durante o fórum, foram apresentadas três comunicações:
- Gustavo Afonso apresentou a comunicação "Recreating Medea: dialogues between musical and theatrical components in a collaborative project", refletindo sobre os desafios e potencialidades dos processos colaborativos na recriação desta obra emblemática.
- Ana Barros focou a valorização do património musical feminino com a apresentação “Sons ocultos, sons revelados”: Unveiling Women’s Musical Heritage through Contemporary Recreation, sublinhando o impacto da recriação contemporânea neste contexto.
- Mónica Chambel abordou a obra de Constança Capdeville com "E Vibrato (1986): Exploring boundaries in the recreation of Constança Capdeville‘s scenic-musical performance".