• Piano
O mês de junho foi marcado pela presença de vários investigadores do INET-md em conferências internacionais ligadas a Etnomusicologoa e Estudos em música Popular e Criação, Performance e Investigação Artística. Na semana de 23 a 28 de junho de 2024, o Stellenbosch University Konservatorium, na África do Sul, foi palco da conferência anual da International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres (IAML). Entre as apresentações, destacaram-se as comunicações de dois doutorandos do INET-md que contribuem para a investigação em etnomusicologia.

O doutorando Timóteo Cuche apresentou a comunicação “Migrant Harmonies: A Discographic Analysis of the Mozambican Musical Diaspora in South Africa (1930-1975)”. Esta investigação visa mapear sistematicamente a discografia de músicos moçambicanos que migraram para a África do Sul entre as décadas de 1930 e 1975. Cuche focou-se na análise da primeira geração de músicos moçambicanos estabelecidos na África do Sul durante o período colonial e o regime do Apartheid. A pesquisa baseia-se em arquivos sonoros sul-africanos e faz parte de um estudo mais amplo intitulado "Práticas Musicais, Sociedade e Interações Criativas em Maputo". Lucas de Campos Ramos, também doutorando, apresentou “Angolan Chordophones In Portugal”. Esta comunicação insere-se no mapeamento dos cordofones angolanos em Portugal, e faz parte da sua investigação de doutoramento na Universidade de Aveiro. O principal objetivo é oferecer um panorama desses instrumentos tradicionais a partir da análise de coleções museológicas em Portugal.

Design_sem_nome_28.png

No dia 27 de junho de 2024, durante o International Meeting of Research in Music, Arts and Design (EIMAD’24), realizado na ESART, Instituto Politécnico de Castelo Branco, o doutorando Jorge Sousa, em conjunto com o investigador e Henrique Portovedo, apresentaram “Performative Challenges of Multimedia Composition for Saxophone: Case studies in works by Mark Oliveiro and Ted Moore”. A investigação explora  como a omnipresença da tecnologia na vida quotidiana condiciona profundamente a criação artística e a performance, impulsionando os performers para um desenvolvimento integrado de competências técnicas, tecnológicas e estéticas. EmBlack(midi)matteresaccades, o saxofonista lida com desafios performativos que envolvem, além da execução técnica, elementos interativos visuais e eletrónicos, evoluindo além da sua aprendizagem tradicional e incorporando a cultura pós-digital na sua prática artística.

Philippe Trovão, também doutorando no INET-md,  apresentou na mesma conferência a comunicação “Recasting Works for Saxophone and Live Electronics based on Performative Decisions: Case studies in recasting Sax-blue, by Jorge Peixinho (1982) and Metaksaks, by Anatol Vieru (1984)”. O artigou artigo expõe o trabalho feito nas obras Sax-blue, de Jorge Peixinho, e Metaksaks, de Anatol de Vieru, dois dos muitos exemplos de obras de música mista com electrónica em tempo real que se perderam dada a grande pericibilidade dos dispositivos electroacústicos utilizados. Procuramos dar resposta a lacunas relacionadas com os processos de recuperação deste género de obras, integrando a perspectiva do performer e as suas decisões performativas. O resultado é uma electrónica mais flexível, que enaltece a performance ao invés de a condicionar.

Design_sem_nome_32.png