Jorge Sousa
- Doutorando
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Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
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Campus Universitário de Santiago
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3810-193 Aveiro
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Portugal
- Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
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Nota Biográfica
Jorge Sousa (1990) é mestre pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid (Novas Tecnologias da Música Atual: Criação e Interpretação), mestre pela Universidade de Aveiro (Ensino de Música) e licenciado pela ESMAE (instrumento-saxofone), tendopertencido às classes dos professores Fernando Ramos, Francisco Martínez, Henk van Twillert e Henrique Portovedo. Laureado no Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette”, emOliveira de Azeméis, e no Concorso Internazionale di Musica per Giovani Interpreti"Cittàdi Chieri”, em Turim, Jorge Sousa colaborou, ainda, com a Orquestra Sinfónica doPorto Casa da Música, Remix Ensemble, Flux Ensemble, Orquestra Portuguesa de saxofones, Ensemble Vento do Norte, entre outros.Comprometido com o desenvolvimento e divulgação de novo repertório, Sousa trabalhou na criação musical com compositores como Daniel Martinho, Ricardo Matosinhos, Luisina Kippes, André Ramos, e estreou, em Portugal, obras de Jason Buchanan, António Victorino d’Almeida, Mark Oliveiro, Ted Moore e Jacob TV. Apresentou comunicações orais em conferências dedicadas à música contemporânea e à tecnologia musical, participando, também, em festivais e congressos dedicados ao saxofone (XIX Congreso Mundial del Saxofón 2023, EurSax17, XVIII WSC Zagreb 2018 e FISP 2019). Músico da BSP e da ARMAB, atualmente frequenta o Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, desenvolvendo a investigação com financiamento da FCT eintegrando o INET-md (grupo de Criação, Performance e Investigação Artística).
Jorge Sousa é artista Henri SELMER Paris.
TítuloO Instrumentista Pós-Performer: os desafios performativos da composição multimédia para saxofoneOrientaçãoCoorientaçãoJosé Alberto GomesMário VairinhosResumoEsta investigação insere-se no contexto da performance musical associada à composição multimédia pós-digital, a partir do desempenho do instrumentista saxofonista, contribuindo para a área da criação artística e de estudos da performance. Pretende-se compreender como o performer se constitui como recurso sonoro e visual para a criação artística e identificar quais os desafios inerentes ao desenvolvimento dessa nova prática específica. Os resultados esperados são: um corpus de obras originais, desenvolvido entre performer e compositores multimédia; um ciclo de concertos; um portefólio descritivo dos processos necessários à performance destas obras, propondo uma aumentação do desempenho do performer; reflexão sobre as potencialidades da composição e performance multimédia pós-digital para resultados de aumentação performativa.
Palavras-chave: Composição multimédia; Estética pós-digital; SaxofoneGrupo de Investigação: Criação, Performance e Investigação Artística