• Palco
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Formado em saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa e detentor do grau de Mestre em Pedagogia pela mesma universidade, Philippe dedica a sua actividade artística à performance, investigação e criação procurando uma relação entre estes elementos nos projectos que elabora. Nos últimos anos, tem vindo a focar-se na música contemporânea electroacústica e na sua divulgação. Esteve envolvido em muitos projectos multidisciplinares, mais recentemente: a peça ODISSEIA, com Teresa Sobral e José Raposo, onde trabalhou como sonoplasta, e a ópera “Manifesto Nada”, com música de António de Sousa Dias e encenação de Alexandre Leite (Companhia Teatral Inestética) e mais recentemente no Laboratório de Ópera da mesma companhia. Realizou várias residências artísticas, entre elas com a Associação Projecto DME (Dias de Música Electroacústica), em Seia (2019), e em Lisboa (2023), onde estreou uma obra de António de Sousa Dias, e uma inserida no programa Talentes Emergentes (2019), da Miso Music Portugal. Passou por festivais como os Reencontros de Música Contemporânea (Arte no Tempo), Festival Música Viva (MisoMusic), Ciclo Fronteiras (Cistermúsica), GondoSax Fest – Festival de Saxofones de Gondomar e FISP – Festival Internacional de Saxofones de Palmela. Como investigador uma das áreas de foco é a reconstrução de obras para o seu instrumento e electrónica, e preservação desse património cultural. Este projecto levou à gravação do disco RECAST (2021). Em 2024 lança o disco Sur la Couleur, monográfico de Jean-Claude Risset. O percurso como investigador levou-o à Universidade de Aveiro onde realiza o Doutoramento em Música e integra o centro de investigação INET-md (grupo de Criação, Performance e Investigação Artística).

Projeto de Doutoramento

"RECASTING – recuperação de obras para saxofone e eletr.nica em tempo real"

Coorientação
António de Sousa Dias

Resumo

A música mista com eletrónica em tempo real apresenta, desde sua génese, constrangimentos ao nível da sua disseminação e preservação. Este são causados pela pouca praGcidade e obsoleGsmo dos disposiGvos, maioritariamente analógicos e digital com interfaces tangíveis, usados para a transformação do som. Embora muita investigação já tnha sido concretizada neste âmbito, procuro dar um olhar diferente sobre lacunas que ainda persistem, entre elas a falta de documentação, centralização de recursos, difícil acesso e uso por parte que quem interpreta as obras deste género. Esta investigação pretende trazer o performer para o centro das discussões sobre a recuperação e preservação de repertório com eletrónica em tempo real. Desta feita, pretende-se que o performer e a performance sejam linhas orientadores da reconstrução das partes de eletrónica de peças selecionadas, reconfigurando o processo, indo para lá da sua tecnicidade, para alcançar

soluções mais duradoras, acessíveis e simples de usar em situação de estudo e performance.

Palavras-chave: Recasting; Saxofone; Músic mista