30.06 – 01.07.2022 | CAN | Lisboa

Organização

"PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)"

Oradores Principais:
Élodie Oriol (École française de Rome, Italia)
Martin Cloonan (Director of the Turku Institute for Advanced Studies (TIAS), University of Turku, Finland)

O projecto PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32624/2017), convida à submissão de propostas de comunicações para o congresso A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX), que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Colégio Almada Negreiros), a 30 de Junho e 1 de Julho de 2022.
A importância histórica das organizações profissionais de músicos para a definição das suas carreiras e estatuto socioprofissional, bem como o seu impacto na percepção pela sociedade da figura do músico e das suas actividades, tem recebido crescente atenção da parte da Musicologia, e também de disciplinas como Sociologia e História. No entanto, a investigação sobre estas temáticas é ainda largamente insuficiente e pouco sistemática. O congresso internacional A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX) visa encorajar o diálogo e o intercâmbio sobre estas problemáticas e temas afins numa perspectiva internacional e de longa duração, através de diferentes abordagens científicas.

Temáticas:

• Situação social e profissional dos músicos em diferentes contextos geográficos, políticos, sociais e culturais;
  • O impacto dos modelos de formação nas carreiras e no acesso à profissão;
  • O estatuto do músico ao longo do tempo;
  • As mulheres e as profissões musicais;
  • A construção da masculinidade através do exercício das profissões musicais;
  • Relações laborais e contratuais dos músicos;
  • Músicos locais vs. Músicos estrangeiros;
  • Circulação e mobilidade dos músicos
  • Condições materiais e sociais da vida quotidiana dos músicos profissionais;
  • Os músicos vistos pela sociedade/Os músicos vistos por si próprios: percepções e representações;
  • Associativismo profissional: irmandades, confrarias, academias, associações mutualistas, associações de classe, sindicatos;

Aceitam-se propostas de comunicações individuais com duração de 20 minutos. Os resumos não devem exceder as 300 palavras, e devem ser acompanhados de um breve currículo de 150 palavras no máximo. Deve ser incluindo nome, e-mail e afiliação institucional.
Línguas oficiais: português, inglês, italiano, espanhol e francês.

Prazo limite para o envio de propostas:  20 de Março de 2022 (inclusive). Os resultados da avaliação serão comunicados até 5 de Abril de 2022.

Comissão Científica

Cristina Fernandes (INET-md)

Luísa Cymbron (CESEM)

Manuel Deniz Silva (INET-md)