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Presidente INET-md | Doutor Integrado | Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
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Tel: (+351) 21 790 83 00

Nota Biográfica

Manuel Deniz Silva é Presidente e investigador do INET-md e professor assistente na NOVA FCSH. Recebeu o doutoramento em 2005, pela Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (França), com uma dissertação sobre a vida musical portuguesa durante os primeiros anos da ditadura do Estado Novo (1933-1945). No INET-md, coordenou o grupo de investigação "Arte Musical Ocidental na Perspetiva dos Estudos Culturais" e a linha temática "Música e Media". Foi investigador associado do Centre de Recherches sur les Arts et le Langage (EHESS-Paris, 2007-9), onde desenvolveu a sua pesquisa sobre música e política durante a ditadura portuguesa, organizando com Esteban Buch e Igor Contreras a conferência internacional "Ditadura e música do Estado", que resultou no livro coletivo Composing for the State: Music in 20th-century dictatorships (Silva, Buch & Contreras, 2016). Participou no grupo de investigação "Música e Franquismo", coordenado por G. Zalduongo (Universidade de Granada, 2010-13), conduzindo com Contreras pesquisa sobre as conexões musicais entre os regimes autoritários ibéricos (Silva & Contreras, 2013). Também abordou o impacto do exílio na produção musical e engajamento político do compositor português comunista Lopes-Graça, que viveu em Paris entre 1937 e 1939, escapando da perseguição política do Estado Novo, bem como as suas conexões com músicos comunistas franceses durante a Guerra Fria (Silva 2017, 2018). Integrou o comité executivo do Observatório da Canção de Protesto e é agora membro do conselho científico do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade.

 
Foi Investigador Responsável do projeto de pesquisa À escuta das imagens em movimento, financiado pela FCT (2009-2013) e, entre outros resultados, coeditou um livro sobre indústrias musicais e arquivos sonoros em Portugal no século XX (Silva & Pestana, 2014), o qual discute o impacto da mediação tecnológica na música portuguesa, numa perspetiva histórica, e em diálogo com as instituições tutelares deste património (museus e arquivos sonoros), e editou um número especial sobre Música, som e cinema (2018). Nos últimos cinco anos, tem publicado diversos artigos e capítulos de livro sobre música e política, música para cinema, música e literatura, radiodifusão, sindicatos de profissionais da música, música colonial, mulheres e mecenato musical, e outros temas relacionados com a história musical de Portugal no século XX. Organizou várias atividades de disseminação científica para o público geral em instituições culturais (Museu da Música Portuguesa, Museu da Arte Nova, Casa da Achada, Casa da Música, e. o.) e, desde 2017, colabora ativamente com a Cinemateca Portuguesa, editando e reconstruindo diversas partituras originais para filmes silenciosos compostos por Armando Leça e Tomás de Lima. Foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa para a Investigação em Música (2010-13) e, desde 2014, é coeditor da Revista Portuguesa de Musicologia.