• Batuque
Os investigadores do INET-md, Alfonso Benetti  e Francisco Monteiro, viajam até Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet (NTNU), em Trondheim, na Noruega para a terceira etapa do projeto TransVariations – Music beyond the limits of time and technology .

Durante os dias 2 e 4 de abril de 2024, os investigadores participam numa Artech Residency, que inclui o teste e a avaliação ferramentas tecnológicas em conjunto com outputs artísticos e sessões de gravação com a aplicação dos materiais previamente avaliados.

O culminar dos quatro dias resultará de um workshop-performance. Esta etapa será crucial para a consolidação dos resultados obtidos nas fases anteriores, bem como para o desenvolvimento contínuo da tecnologia em associação à criação artística. Além disso, a oportunidade de levar os elementos trabalhados em estúdio para o ambiente da performance ao vivo é de extrema importância para o progresso do TransVariations.

A primeira etapa do projeto ocorreu no Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet (NTNU), em abril de 2023. A segunda etapa teve lugar no Instituto Politécnico do Porto (IPP) e na Universidade de Aveiro (UA), em novembro de 2023. A quarta e última etapa do projeto ocorrerá na Universidade de  Aveiro (UA), no segundo semestre de 2024.

DSCF6524.jpg

Sobre o projeto
O principal objetivo do projeto TransVariations é problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música de concerto ocidental, utilizando recursos tecnológicos inovadores. Financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais da EEA Grants, a sua proposta é promover uma mudança de paradigma na abordagem artística, através da atualização de ideias e recursos em função da reconfiguração do passado. A equipa é composta por Alfonso Benetti (coordenador do projeto INET-md/UA), Francisco Monteiro (INET-md/IPP), Øyvind Brandtsegg (NTNU) e Trond Engum (NTNU).